Escolha uma Página

Como personalizar GIFs nas Instagram Stories

19 de outubro de 2018

Comments

Uma das adições mais celebradas às Instagram Stories esse ano definitivamente foi poder colocar GIFs nas Stories. As animações curtas casam perfeitamente com o tipo de conteúdo que as Stories possibilitam. Mas já procurou por uma GIF nas Stories e não achou nada parecido com a mensagem que quer passar?

Nós já passamos pelo mesmo, mas há uma maneira de personalizar GIFs nas Instagram Stories. O principal benefício é dar um tom único e, principalmente, nunca mais precisar ficar horas procurando por um GIF perfeito para agendar um post.

Vantagens de personalizar GIFs nas Instagram Stories

  • Torna seu conteúdo único: Apesar dos memes terem muito apelo, usá-los a esmo pode tirar a identidade do seu post. Ok, todos irão rir do seu post e isso poderá gerar engajamento, mas as pessoas não necessariamente lembrarão que o post foi criado por sua marca. Ao usar uma GIF personalizada, seu conteúdo será único e, ao mesmo tempo, associado à sua marca.
  • Pode usá-las como CTA: Não sabe muito bem como inserir um CTA para um link nas Stories ou para pedir mensagens e engajamento? Você pode personalizar GIFs nas Instagram Stories com esse propósito! Veja abaixo um exemplo que criamos para ilustrar como usar CTA com GIFs personalizadas;

O que você precisa para personalizar GIFS nas Instagram Stories

O processo para poder começar a criar GIFs personalizadas nas Instagram Stories é simples, mas pode levar algum tempo de espera. Isso acontece pois o Giphy, repositório de GIFs parceiro do Instagram que disponibiliza o acervo que pode ser acessado nas Stories, restringiu a criação de contas para marcas ou artistas, necessárias para criar seus GIFs personalizados.

Para criar sua conta e já enviar uma aplicação para se tornar um criador de GIFs para as Stories do Instagram, siga os passos abaixo!

1 – Acesse o giphy.com;

2 – Clique no botão Log In;

gifs personalizados nas stories login

3 – No canto inferior direito da tela, clique nos dizeres Are you an artist or a brand?

gifs personalizados nas stories artista

4 – Escolha se deseja criar uma conta do Giphy como artista ou marca. Nesse caso, escolhemos o Giphy for Brands já que a conta será no nome do Marketex;

gifs personalizados nas stories marca

5 – Preencha suas informações de cadastro no formulário;

gifs personalizados nas stories informacoes

6 – Você receberá uma mensagem de confirmação e deverá aguardar um email do Giphy confirmando sua conta de marca ou artista no site. Após a confirmação, você passará a poder personalizar GIFs nas Stories.

Além da conta de marca ou artista, você também precisará seguir alguns critérios, já que não são todas as GIFs do Giphy que pode ser usado no Instagram. Em primeiro lugar, vale mencionar que obrigatoriamente sua GIF deverá ter fundo transparente, ou será impossível encontrá-las nas buscas por GIFs.

Além do fundo transparente, as GIFs devem ser formadas através de fotos ou trechos de vídeo. O padrão das GIFs deve ser quadrado, ou seja, sua resolução deve ser composta por números iguais, como 600×600 ou 1000×1000.

Lembre-se também de indicar que a GIF criada deve estar no formato loop e que o arquivo não supere os 100MB ou 15 segundos de duração. A intenção aqui, inclusive, é que a animação seja o mais curto possível, então não fique apenas a exportar arquivos com a duração máxima.

Dicas para otimizar suas Stories usando as GIFs personalizadas

1 – Poste uma história sequencial: Não limite seus posts apenas à uma story de 15 segundos. Como o formato permite que continue a assistir sem pausas, você pode criar uma história completa através de uma sequência de stories. As GIFs personalizadas podem ser usadas para melhorar esse tipo de conteúdo ou criar um CTA ao final da sequência;

2 – Coloque o GIF em um ponto específico da Story: você não precisa que a GIF apareça desde o começo da story. Você também pode selecionar um momento no qual a GIF aparecerá, perfeito para colocar um CTA, como falamos anteriormente no artigo. Ainda não sabe como fazer isso? Então veja o passo a passo abaixo:

  • Crie o vídeo que será usado como story. Para que a GIF apareça em um momento específico, apenas vídeos podem ser usados;
  • Na tela de edição, clique no ícone de adesivo das Stories

gifs personalizados nas stories sticker

  •  Escolha GIFs;

gifs personalizados nas stories gif

  • Selecione a GIF que irá usar;

gifs personalizados nas stories escolhergif

  • Posicione a GIF na tela e mantenha o dedo pressionado nela;

gifs personalizados nas stories segure

  • Na barra que aparecerá na parte inferior da tela, escolha em qual momento o GIF deverá aparecer;

gifs personalizados nas stories barra

  • Confirme em Fixar e veja se a GIF está aparecendo no momento certo. Caso não esteja, basta pressionar o dedo na GIF novamente e ajustar na barra.

gifs personalizados nas stories fixargif

3 – Modifique sua GIF: A GIF que colocar em sua story não precisa ter a mesma forma. Você pode redimensionar, rotacionar e até mesmo inverter seu direcionamento. Para mudar o tamanho, basta fazer o movimento de pinça para dentro ou para fora. Para rotacionar, coloque seus dedos em forma de pinça, mas faça movimento de rotação. Inverter o direcionamento ainda é mais fácil: basta tocar na GIF.

4 – Crie efeitos legais: No tutorial acima, você viu o exemplo de uma GIF pequena inserida nas Stories. Mas essa não precisa ser a regra. Por exemplo, pegamos uma GIF de chuva e a ampliamos o máximo possível, de maneira a dar um efeito de chuva no post.

gifs personalizados nas stories chuva

5 – Use com moderação: Não é porque as GIFs são muito legais que você deve entupir suas stories de GIFs. Lembre-se de usá-las de maneira estratégica e alinhadas com seu conteúdo. Postar GIFs de maneira indiscriminada fará com que seus seguidores não façam ideia do que está a falar.

Conseguiu personalizar GIFs nas Instagram Stories?

Agora que já sabe como criar suas próprias GIFs para usar em suas stories, pode aprender mais sobre como criar conteúdo que converte e aumenta suas vendas pelas redes sociais. Por isso, apresentamos o Stories que Vendem, curso online da Ana Tex que ensina tudo sobre como criar conteúdo autêntico que resulta em vendas para seu negócio. Clique no link e confira o conteúdo completo!

Postagens relacionadas

Como atrair clientes para suas redes sociais

Como atrair clientes para suas redes sociais

Quer saber como atrair clientes para suas redes sociais, de maneira estratégica, para o seu negócio começar a lucrar de verdade? Hoje em dia, ter presença digital é peça-chave para quem deseja empreender e ter um negócio altamente lucrativo.  Se esse é o seu caso,...

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Se costuma usar o Insta para vender, mas usa o Instagram Direct apenas para responder perguntas que recebe ocasionalmente, está perdendo a chance de aproveitar o potencial da plataforma de mensagens. Integrado ao aplicativo oficial, as atualizações que o Instagram...

Comentários