Escolha uma Página

Destaque Instagram: tudo que você precisa saber

29 de outubro de 2019

Comments

Nem todos os Stories precisam deixar de existir depois de 24 horas. Mas apenas com o destaque Instagram você conseguirá fazer isso.

Colocar um post do Stories nos destaques é a melhor forma de aproveitar conteúdos que não ficam velhos. Eles também podem ser usados para deixar ofertas aos usuários e seguidores que acessarem o seu perfil.

Além da possibilidade de perpetuar um conteúdo bem-sucedido, o destaque Instagram serve como um cartão de visitas. Afinal de contas, ele fica à mostra no seu perfil e qualquer usuário poderá acessá-lo. Mesmo que não seja seu seguidor.

Essas não são as únicas maneiras de usar a ferramenta de destaque do Instagram. Por isso mesmo criamos esse guia completo com tudo o que você precisa saber sobre a funcionalidade!

Ao longo do artigo, você vai entender o que é o destaque Instagram e para que eles servem. Além disso, vamos te mostrar como faz para escolher uma story e colocá-la nos highlights na sua biografia do Instagram.

O guia não irá parar por aí! Você também vai entender o que são as capas para destaque Instagram e por que é importante criar boas imagens. Em seguida, vamos mostrar como criar a sua no aplicativo Canva e indicar outros apps que também pode usar para a criação destas imagens, que irão ilustrar seus destaques.

Ao terminar esse artigo, terá em mãos todas as ferramentas necessárias para criar já uma barra de destaques para publicar no seu perfil.

Por isso, fique por mais alguns minutos e aprenda tudo o que precisa saber sobre a área de destaque do Instagram!

O que é o destaque Instagram?

Como mencionamos acima, os destaques do Insta servem a diferentes propósitos. Por padrão, eles ficam em uma barra no seu perfil. Essa barra fica entre a bio e o seu histórico de posts no feed, como na imagem abaixo.

destaque-instagram-exemplo

 

Por padrão, apenas Stories podem ser colocados nessa área. Os posts feitos no feed ou no IGTV ficam abaixo dessa barra, mas eles exibem os conteúdos em ordem cronológica. Para ter um histórico do feed bem organizado, é necessário planejar seu mosaico do Instagram com antecedência e então programar os posts.

A melhor maneira de compreender os destaques do Instagram é quando o consideramos uma extensão do seu cartão de visitas. Enquanto as informações essenciais sobre o seu perfil ficam escritas na bio, os destaques são uma maneira do seguidor ver seus melhores trabalhos.

Essa não é a única utilidade do destaque Instagram. Nas próximas linhas, vamos mostrar algumas das utilidades dessa funcionalidade. Apesar de sutil, ela pode ajudar a trazer mais vendas ou seguidores para o seu negócio.

Para que servem os destaques do Instagram?

Você já sabe que os destaques podem servir como uma espécie de cartão de visita. Provavelmente já aprendeu também que essa não precisa ser sua única função.

Afinal, para que servem os destaques do Instagram?

Colocar um destaque Instagram pode ter diversos propósitos!

Ele pode ser usado para organizar o conteúdo que publica no Stories, como viu no exemplo acima. A ferramenta também pode ser usada para manter posts com bom engajamento online, mesmo depois das 24 horas. O objetivo: melhorar seu ranqueamento na plataforma.

Se faz vendas no Instagram, então tem mais um motivo para usar o destaque Instagram. Pode colocar ofertas especiais ou descontos nos destaques. Dessa maneira, seus seguidores saberão quais promoções ainda estão ativas no seu perfil.

Resumindo o que foi falado até aqui, você pode colocar Stories no destaque Instagram com três diferentes propósitos:

  • Organizar o conteúdo que posta no Stories;
  • Manter conteúdos populares online;
  • Promover ofertas especiais ou descontos de sua loja virtual no Insta.

Vale notar que nada disso está escrito em pedra. Se encontrar outra maneira de tirar proveito dos destaques, não hesite em testá-lo!

Como colocar Stories no destaque Instagram

Agora que já entendeu o que são os destaques do Instagram e para que eles podem servir, chegou a hora da parte prática desse guia.

Durante as próximas linhas, você vai aprender como colocar seus antigos Stories do Instagram na área de highlights. Já comece a abrir o aplicativo do Instagram agora mesmo e siga os passos abaixo para colocar suas primeiras stories como destaque na plataforma!

1 – Na tela inicial, toque no ícone que leva ao seu perfil;

Inicio do tutorial para criar destaque Instagram

2 – Agora, clique no botão Novo, logo abaixo de Destaques;

destaque-instagram-novo

3 – Escolha quais Stories irá incluir nesse destaque (pode ser mais de uma!). Clique em Avançar;

Escolha de Stories

4 – Clique em Concluir;

destaque-instagram-concluir

Seguindo estes cinco simples passos, você conseguirá criar uma pasta de destaques, que ficará exibida em seu perfil. Veja como ela ficou no meu.

segundo exemplo da area de destaques

Notou que alguma coisa ficou faltando, certo?

O que era aquele botão pequeno chamado Editar Capa?

Calma, nós não nos esquecemos dele!

A capa é uma imagem que será mostrada quando alguém acessar o seu perfil. Por padrão, o destaque Instagram reproduz a figura da story principal e a coloca como capa.

Isso nem sempre fica bem, já que a capa pode ficar desfocada ou não indicar bem qual o propósito daquele destaque Instagram.

Se prestou atenção na última imagem, pode perceber que a minha capa não ficou nada atraente. É difícil saber do que se trata aquele highlight.

Quer saber por que é tão importante criar estas imagens e como fazer suas próprias capas de destaque Instagram?

Então fica de olho nos próximos parágrafos! Vamos usar o app gratuito Canva, disponível para Android ou iPhone, para fazer a criação.

Confira o passo a passo logo abaixo!

Por que criar capas de destaque no Insta?

Se você usa o Instagram para negócios, o motivo é bem simples: criar uma capa para seus destaques deixará seu perfil com aspecto mais profissional.

A consequência direta disso é que passará mais confiança ao seguidor ou usuário curioso que resolveu acessar seu perfil. Ou seja, além de atrair esse usuário para ver o conteúdo destacado – e assim ganhar visualizações no Instagram Stories! -, você também aumenta suas chances de receber novos seguidores.

Além disso, você pode criar capas que chamem mais atenção para uma oferta especial. Ou seja, pode criar uma peça ideal para aumentar suas vendas na rede social.

Como criar capas para destaque Instagram

1 – Instale o Canva no seu celular baixando-o em sua página na Google Play Store ou App Store;

2 – Crie seu cadastro a partir do seu email ou login em redes sociais;

3 – Abra o aplicativo e clique na botão com símbolo de “+”;

destaque-instagram-mais

4 – Toque no botão com as dimensões 1080 px x 1080 px;

dimensoes da imagem

5 – Troque a altura para 1920 px, ficando o total 1080 px x 1920 px;

destaque-instagram-trocardimensoes

6 – Confirme a troca;

7 – Agora, siga para o botão “+”, localizado no canto inferior direito da tela;

botao mais do Canva

8 – Para sua primeira capa, nosso conselho é que faça a criação a partir de um modelo. Por isso, clique no botão Template;

destaque-instagram-template

9 – Escolha uma opção de modelo que esteja mais de acordo com o que você quer. Se procura um tema específico, pode digitar um termo na barra de busca acima dos modelos;

modelos do canva

10 – Agora, toque no modelo inserido para poder fazer pequenas edições;

destaque-instagram-tocarmodelo

11 – Com o movimento de pinça dos dedos, você pode aumentar ou diminuir para preencher o modelo. Também é possível rotacionar a imagem. Faça as edições que julgar necessárias;

aplicar edicoes no modelo

12 – Em seguida, toque no ícone no canto superior direito da tela para ver as opções de compartilhamento;

destaque-instagram-compartilhar

13 – Não há uma opção para torná-lo uma capa imediatamente. Por isso, clique na opção Salvar como imagem para baixar o modelo no seu celular.

opcoes de download do canva

Sua primeira imagem de capa está criada!

Não se adaptou bem ao Canva e ainda sente dificuldades? Prefere outras alternativas para criar imagens de capa? O Canva não é o único app que pode te ajudar a fazer as capas, mesmo que seja o mais indicado.

Por isso, confira abaixo outras opções de aplicativos para criar capas de destaque Instagram!

Dica: veja também como criar capas de destaque para Instagram na versão para computadores do Canva!

6 aplicativos para criar capas de destaque

1. Snapseed

Um dos mais conhecidos editores de imagens para celular. Diferente do Canva, o Snapseed é um editor de imagens completo, no qual pode baixar qualquer foto ou imagem na internet e fazer alterações.

Por exemplo, o Snapseed te permite fazer ajustes na exposição e cores da imagem, remover objetos indesejados ou redimensionar uma foto para que ela entre no padrão das capas de destaque. O app pode ser usado tanto por quem tem Android quanto por quem tem o iPhone.

2. PicMonkey

Já o PicMonkey tem uma estrutura mais parecida ao do Canva. Ele também permite criar modelos com dimensões otimizadas para as capas de destaque.

Além disso, ele traz sua própria seleção de modelos gratuitos para fazer imagens novas. Você também pode usar o PicMonkey para editar fotos no celular. O app está disponível no Android e iPhone.

3. Unfold

Com cerca de 25 modelos prontos para criar capas de destaque Instagram – e mais 75 na versão paga! -, o Unfold já traz templates com o tamanho ideal de imagem.

Ou seja, basta escolher um template, aplicar pequenas edições e baixar a imagem para colocar nos seus destaques. Também pode usá-lo para criar posts nos Stories do Insta. O Unfold é exclusivo para o iPhone.

4. Over

Também feito para te ajudar a criar conteúdo nas mídias sociais, o Over tem modelos para Stories, capas de destaque, posts para o feed e até mesmo para os anúncios pagos do Instagram.

O Over também é uma solução ideal para os destaques.Um de seus diferenciais é a possibilidade de agendar um compartilhamento. Por exemplo, você pode criar uma story para o Instagram e, ao mandar compartilhar, pode escolher o dia e o horário no qual o app fará isso automaticamente.

Veja mais sobre o app em sua página na App Store ou Google Play Store!

5. Kapwing

Já notou que nunca ficará sem modelos para criar suas capas de destaque Instagram, certo? O Kapwing é um dos apps que torna isso possível.

Ele traz uma variedade grande de modelos prontos para fazer suas primeiras capas. Seus estilos são variados e pode usar algum que dê mais ênfase ao texto ou para o plano de fundo, entre outros. Diferente dos apps mostrados até aqui, o Kapwing funciona apenas em navegadores. Clique no link para acessá-lo.

6. Easil

Com a proposta de facilitar a criação de imagens para redes sociais, o Easil também abusa das ferramentas de arrastar e soltar. O objetivo: ajudar empreendedores que não são designers a criar as artes para os posts e capas nas mídias sociais.

Não dá para dizer que ele é muito diferente dos apps mostrados até aqui. Por outro lado, seu foco em ter uma interface limpa e fácil de aprender a usar torna ele um alternativa interessante para iniciantes. Conheça mais sobre o Easil clicando no link.

Independente do aplicativo que usou para criar as imagens, chegou a hora de colocar sua nova imagem de capa nos destaques.

Confira o passo a passo logo abaixo!

Como colocar a imagem de capa no destaque Instagram

Abra o Instagram novamente e clique no ícone de perfil, como fez nos primeiros passos do tutorial para criar um destaque Instagram. Em seguida, escolha o destaque que havia criado.

destaque-instagram-escolherdestaque

Clique no botão Mais, localizado no canto inferior direito da tela.

abrir o menu mais da edicao

Agora, toque em Editar destaque.

destaque-instagram-editardestaque

Siga para o botão Editar capa.

editar capa Insta

Em seguida, clique no ícone em forma de quadro para selecionar uma nova imagem para sua capa de destaque Instagram.

destaque-instagram-quadro

Escolha a imagem que criou no Canva como nova capa.

selecionar capa criada no canva

Se necessário, ajuste sua posição arrastando a imagem pela tela ou rotacione no botão do canto superior direito da tela. Termine clicando no botão Concluir.

destaque-instagram-concluir2

Agora, que tal dar outro nome para seu conjunto de destaques. Como o story que escolhi para fazer parte do meu destaque é a recomendação de um livro que estava em promoção, vou trocar de Destaques para Livros. Para isso, basta clicar em Título e redigitar o nome.

editar nome dos destaques

Novamente, clique em Concluir para terminar a edição.

conclusao da edicao

Pronto! Agora você tem um destaque com uma capa que vai atrair mais usuários para se tornarem seguidores do seu perfil.

Mas o que acontece se um conjunto de Stories ficar defasado ou uma oferta especial acabar? Como fazer para apagar um destaque Instagram?

Esse é o próximo passo a passo do nosso guia, então continue conosco!

Como apagar destaques do Instagram?

– Novamente, abra o aplicativo e siga para o seu perfil;

2 – Selecione o destaque que precisa deletar, da mesma maneira que fez na edição;

3 – Clique no botão Mais novamente;

4 – Agora, escolha a opção Remover dos destaques.

remover destaques

Vale notar que, ao remover um destaque, ele não pode ser mais visto por outros usuários. Por outro lado, ele permanecerá no seu histórico e pode colocá-lo de volta a qualquer momento.

Esses são os principais comandos para criar, editar e remover qualquer destaque Instagram. Usando aplicativos como o Canva ou os outros exemplos citados ao longo do artigo, terá à disposição todas as ferramentas necessárias para criar destaques profissionais.

Qual a consequência disso? Seu perfil ficará muito mais atraente e será uma plataforma para atrair novos seguidores e, melhor ainda: vendas!

Aprenda como gerir seu Instagram!

Agora que já sabe tudo sobre o destaque Instagram, que tal aprender tudo o que precisa saber para gerir um Instagram bem-sucedido? O que acha de usar a plataforma como seu próprio negócio online, atendendo a clientes de um nicho específico?

Vamos te ensinar isso em nossa palestra totalmente online e gratuita!

Nessa palestra, a Ana Tex vai te ensinar os primeiros passos para chegar a esse objetivo e ter em mãos mais uma ferramenta para vender pela internet.

Quer participar da palestra? Então acesse o link agora e faça sua inscrição!

Postagens relacionadas

Como atrair clientes para suas redes sociais

Como atrair clientes para suas redes sociais

Quer saber como atrair clientes para suas redes sociais, de maneira estratégica, para o seu negócio começar a lucrar de verdade? Hoje em dia, ter presença digital é peça-chave para quem deseja empreender e ter um negócio altamente lucrativo.  Se esse é o seu caso,...

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Se costuma usar o Insta para vender, mas usa o Instagram Direct apenas para responder perguntas que recebe ocasionalmente, está perdendo a chance de aproveitar o potencial da plataforma de mensagens. Integrado ao aplicativo oficial, as atualizações que o Instagram...

Comentários