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10 melhores dicas de Instagram para fotógrafos

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Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Desde antes da explosão em popularidade, o Instagram é considerado uma das melhores mídias sociais para fotógrafos. Embora no início a plataforma fosse mais voltada a esses profissionais e hoje seu foco esteja no engajamento e nas Instagram Stories, ela ainda pode (e deve) ser usada para promover suas fotografias. Para te ajudar nessa tarefa, separamos 10 das melhores dicas de Instagram para fotógrafos. Confira abaixo!

Leia também no blog Marketex: 7 maneiras poderosas para ganhar dinheiro no Instagram

1. Não é seu portfólio, mas pode usá-lo como cartão de visita

É importante lembrar que não deve usar o Instagram como portfólio. Por mais atrativo que seja utilizar uma plataforma praticamente pronta na qual deve apenas enviar suas fotos, lembre-se de que está submetido às suas regras e pode acabar perdendo seu conteúdo ou até mesmo sua conta caso quebre as regras, perdendo todo o trabalho que teve ao montá-lo como um portfólio.

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Para esse objetivo, nossa recomendação é que crie um site por conta própria, no qual terá todo o controle para montá-lo da maneira que preferir, além de parecer mais profissional. Mas isso não significa que não deva usar o Instagram para mostrar seu trabalho.

Ao invés de ser seu portfólio oficial, pode usar como um cartão de visita misturado com um diário. Nele, pode mostrar seus trabalhos mais recentes, dar detalhes sobre seu processo de fotografia ou como forma de contato.

2. Selecione bem suas fotos

Apesar de poder mostrar trabalhos que não estão na mesma qualidade que os demonstrados em seu portfólio, isso não significa que todas suas fotografias devem ser publicadas no Instagram. Quando terminar um trabalho e for exibi-lo, faça uma pré-seleção: as melhores vão para o portfólio e os bons trabalhos são postados no Instagram. Já fotos medianas ou que não ficaram boas podem ficar de fora.

3. Poste de maneira consistente, mas sem muita frequência

A principal lei do Instagram e de qualquer mídia social é que seja consistente em suas postagens. Isso significa manter um ritmo de publicações que permita ao seu perfil crescer e aumentar sua base de seguidores.

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No entanto, evite postar com grande frequência, já que seus posts podem ser interpretados como spam, o que pode resultar em bloqueios ou silenciamentos de seu perfil. Atualmente, o recomendado é que faça até três posts por dia no Instagram.

4. Otimize sua biografia do Instagram

Completar e otimizar sua biografia do Instagram é essencial para que seu perfil seja encontrado com mais pessoas. Vale lembrar que, para contas iniciantes, é o único local onde pode inserir um link. Por isso, é obrigatório que complete sua bio. Assegure-se de incluir sua localização, uma breve descrição sobre seu trabalho, link para seu site ou portfólio e ao menos uma hashtag para aparecer nas buscas. Confira também esse artigo com as 7 melhores dicas para atrair seguidores com sua bio do Instagram.

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5. Encontre um nicho

Essa é uma das dicas de Instagram para fotógrafos que funcionam também para qualquer profissional ou marca que deseja criar uma base de seguidores na plataforma. Seus trabalhos normalmente envolvem fotografar casamentos? Então invista em conteúdo para esse nicho para aumentar suas chances de ser contatados por casais procurando fotógrafos.

Se o seu trabalho envolve fotos na natureza, invista nesse nicho. É mais fácil criar uma base de seguidores através de um nicho do que focar seu negócio apenas em volta do termo “fotografia”. Por isso, não deixe de pesquisar os melhores nichos para fotografia ou invista em seu próprio caso já tenha um.

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6. Aprenda a usar hashtags

Podemos interpretar as hashtags como as engrenagens que fazem o Instagram funcionar. São através dos termos que as acompanham que os usuários buscam por conteúdo na plataforma. É obrigatório que as utilize em suas postagens, mas evite utilizar as de maiores popularidades, já que são amplamente procuradas por bots e contas que irão fazer spam em seus comentários, mas não se converterão em clientes. Ao invés disso, utilize uma mistura de hashtags que falam sobre fotografia e seu nicho, por exemplo.

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7. Interaja com seus seguidores

O que torna as mídias sociais tão populares é sua comunicação de via dupla. Ou seja, você não é o único a emitir sua voz cada vez que posta, abrindo espaço para outros usuários comentarem e darem sua opinião pelo seu trabalho. Não ignore esses comentários e mensagens, respondendo-os o máximo que puder. Porém, evite utilizar respostas genéricas, prestando atenção ao que seus seguidores escreveram e respondendo em cima disso.

8. Prós e contras de usar imagens verticais, horizontais e quadradas

No princípio, o Instagram permitia a postagem apenas de fotos quadradas. Atualmente, já é possível enviar fotos nos três padrões. Porém, cada uma carrega consigo vantagens e desvantagens.

As imagens quadradas ainda são bastante competentes, mas sua aparência poderá fazer com que seus seguidores sintam como se fosse apenas uma foto de celular caso não capriche na edição.  Já as fotos verticais são as que se saem melhor no Instagram, inclusive permitindo maior resolução, porém é impossível controlar como a imagem se parecerá na prévia em seu perfil e são as mais difíceis de conseguir com uma câmera.

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Por fim, as imagens horizontais são as que parecem mais profissionais, indicando que de fato é um fotógrafo e não um amador com uma câmera boa. Porém, assim como nas fotos verticais, é impossível prever como elas ficarão exibidas nas miniaturas em seu perfil.

9. Não se atenha apenas as fotos: crie vídeos e Stories

Pode parecer contraprodutivo em um texto sobre dicas de Instagram para fotógrafos, mas não se atenha apenas às suas fotografias. Aproveite todo tipo de conteúdo que a plataforma possibilita, como os vídeos e as Stories. Mostre detalhes sobre seu dia a dia, como funciona seu trabalho ou qualquer uma dessas 15 ideias de conteúdo para vídeo que pode usar em seu perfil.

10. Transforme seus seguidores em clientes!

Assim que seu Instagram começar a crescer e receber mensagens sobre seu trabalho, poderá transformar seus seguidores em clientes, saindo do feed do Instagram para formas de contato mais estreitas, como o email ou WhatsApp. Para saber como fazer essa transição, confira o curso Mais Clientes, no qual a Ana Tex passa todas as estratégias para converter seus seguidores para a lista de email ou seu grupo de transmissão no WhatsApp. Clique no link para conferir o conteúdo do curso online e inscreva-se já!

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