Produtividade

A importância de parar de planejar e partir para a ação

WhatsApp Image 2018-09-21 at 16.12.22 (1)
Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Depois de falarmos sobre como é importante definir metas e mostrarmos também como escolher prioridades e fragmentar seus objetivos em pequenas metas, pode parecer contraprodutivo quando o título desse artigo mostra justamente o contrário. Não nos entenda mal, o planejamento é hiper importante para qualquer projeto. Porém, o que acontece com alguns empreendedores, profissionais e acadêmicos é a perda demasiada de tempo nessa fase.

Esse é um dos desafios mais complexos para o Agilson Tex e seu embate com o ProcrastiMonstro. Embora planejar seja essencial para se ter clareza de onde quer chegar e de como deve chegar, algumas pessoas acabam por se organizar em demasia, evitando começar a agir para alcançar esses objetivos.

Não organize apenas por organizar

Uma das principais razões para que alguém fique a organizar em demasia ao invés de partir para a ação é a maior facilidade nas tarefas de organização. Enquanto planejar uma rotina de estudos pode demorar coisa de 15 minutos e o estudo propriamente dito durar 2 horas, é possível que alongue esse tempo organizando questões e métodos totalmente irrelevantes.

importancia-acao-organizacao

Nosso cérebro é programado de maneira a procurar gratificação instantânea e tarefas de menor complexidade ou que tenha mais afinidade. Por isso, é possível que trabalhar na organização de uma tarefa pode parecer mais interessante do que a tarefa em si. Isso se agrava se substitui a ação pela organização de outras tarefas. Quantas vezes você já reorganizou sua checklist hoje até começar a limpar sua lista?

A importância de gerenciar seu tempo para o planejamento e a ação

Por isso, delimitar onde a organização começa e quando ela termina para dar lugar à ação é importantíssimo para evitar o monstro da procrastinação. Se ainda está nas fases iniciais do seu negócio e há mais o que planejar do que agir, pode dividir um bloco de uma hora entre 45 minutos de planejamento e 15 de ação.

À medida que as fases de planejamento terminam, lentamente inverta esse ciclo, passando de metade do tempo para cada uma até que, quando for a hora de botar a mão na massa, reduzir o tempo para 15 minutos de organização e 45 de ação. Claro que esse método não servirá para ambos e nem mesmo essa quantidade de tempo precisa ser usada em sua rotina. Dependerá bastante da necessidade do seu negócio, como você mesmo organiza seus blocos de tempo e como acha que deve conduzir sua rotina.

importancia-acao-tempo

Ou seja, isso significa que o modelo que apresentamos pode ser usado como inspiração e, à medida que sua rotina se desenrola, ajustar conforme sua necessidade. Gerenciar o tempo, energia e saber quais são as tarefas mais importantes são alguns dos aspectos mais importantes da produtividade e aliados valiosos na briga contra o monstro da procrastinação! Mas você sabe como dominar esses três assuntos?

Se ainda está aprendendo e quer saber como aumentar sua produtividade e ganhar qualidade de vida, você precisa conhecer o Produtividade Fora da Curva! Nesse curso online ministrados pelas irmãs Tex, você aprenderá de uma maneira lúdica e fora do convencional as principais técnicas para dominar seu tempo e energia de maneira a alcançar seus objetivos! Clique no link para saber mais e se inscrever.

Comente

Sobre o autor

Equipe Marketex

Equipe Marketex

Pin It on Pinterest

Share This
Empreendedorismo Inovação e Tech Instagram Periscope Pessoas Vídeos Whatsapp
tag de nome no instagram capa
10 passos para criar uma tag de nome no Instagram
gifs-personalizados-nas-stories-escolhergif
Como personalizar GIFs nas Instagram Stories
como ganhar visualizacoes no instagram stories capa
Como ganhar visualizações no Instagram Stories