Escolha uma Página

A importância de parar de planejar e partir para a ação

21 de setembro de 2018

Comments

Depois de falarmos sobre como é importante definir metas e mostrarmos também como escolher prioridades e fragmentar seus objetivos em pequenas metas, pode parecer contraprodutivo quando o título desse artigo mostra justamente o contrário. Não nos entenda mal, o planejamento é hiper importante para qualquer projeto. Porém, o que acontece com alguns empreendedores, profissionais e acadêmicos é a perda demasiada de tempo nessa fase.

Esse é um dos desafios mais complexos para o Agilson Tex e seu embate com o ProcrastiMonstro. Embora planejar seja essencial para se ter clareza de onde quer chegar e de como deve chegar, algumas pessoas acabam por se organizar em demasia, evitando começar a agir para alcançar esses objetivos.

Não organize apenas por organizar

Uma das principais razões para que alguém fique a organizar em demasia ao invés de partir para a ação é a maior facilidade nas tarefas de organização. Enquanto planejar uma rotina de estudos pode demorar coisa de 15 minutos e o estudo propriamente dito durar 2 horas, é possível que alongue esse tempo organizando questões e métodos totalmente irrelevantes.

importancia-acao-organizacao

Nosso cérebro é programado de maneira a procurar gratificação instantânea e tarefas de menor complexidade ou que tenha mais afinidade. Por isso, é possível que trabalhar na organização de uma tarefa pode parecer mais interessante do que a tarefa em si. Isso se agrava se substitui a ação pela organização de outras tarefas. Quantas vezes você já reorganizou sua checklist hoje até começar a limpar sua lista?

A importância de gerenciar seu tempo para o planejamento e a ação

Por isso, delimitar onde a organização começa e quando ela termina para dar lugar à ação é importantíssimo para evitar o monstro da procrastinação. Se ainda está nas fases iniciais do seu negócio e há mais o que planejar do que agir, pode dividir um bloco de uma hora entre 45 minutos de planejamento e 15 de ação.

À medida que as fases de planejamento terminam, lentamente inverta esse ciclo, passando de metade do tempo para cada uma até que, quando for a hora de botar a mão na massa, reduzir o tempo para 15 minutos de organização e 45 de ação. Claro que esse método não servirá para ambos e nem mesmo essa quantidade de tempo precisa ser usada em sua rotina. Dependerá bastante da necessidade do seu negócio, como você mesmo organiza seus blocos de tempo e como acha que deve conduzir sua rotina.

importancia-acao-tempo

Ou seja, isso significa que o modelo que apresentamos pode ser usado como inspiração e, à medida que sua rotina se desenrola, ajustar conforme sua necessidade. Gerenciar o tempo, energia e saber quais são as tarefas mais importantes são alguns dos aspectos mais importantes da produtividade e aliados valiosos na briga contra o monstro da procrastinação! Mas você sabe como dominar esses três assuntos?

Se ainda está aprendendo e quer saber como aumentar sua produtividade e ganhar qualidade de vida, você precisa conhecer o Produtividade Fora da Curva! Nesse curso online ministrados pelas irmãs Tex, você aprenderá de uma maneira lúdica e fora do convencional as principais técnicas para dominar seu tempo e energia de maneira a alcançar seus objetivos! Clique no link para saber mais e se inscrever.

Postagens relacionadas

A importância do planejamento no seu Negócio

A importância do planejamento no seu Negócio

Se você ainda não tem consciência da importância do planejamento para o sucesso do seu negócio, precisa parar agora mesmo o que está fazendo e ler esse conteúdo. Mais do que entender da necessidade de se organizar, planejar e criar metas, você precisa colocar tudo...

Assistente Virtual Home Office: como trabalhar em casa

Assistente Virtual Home Office: como trabalhar em casa

Você já sabe o que é um assistente virtual e já anotou as principais dicas para começar na carreira. Como migrar o ritmo de trabalho em uma empresa convencional para a rotina de um assistente virtual home office? Trabalhar em casa é maravilhoso. Você decide a hora de...

Administração de tempo: 10 dicas de produtividade

Administração de tempo: 10 dicas de produtividade

Se você está lendo seu artigo, já disse pelo menos uma vez que "24 horas em um dia é muito pouco". A rotina corrida do dia a dia faz com que muitas vezes não tenhamos tempo para seguir adiante com um projeto pessoal ou até mesmo para dedicar tempo a família ou aos...

Comentários