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Instagram Analytics: Como usar as métricas do Instagram

30 de agosto de 2019

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Você sabe o que significa Instagram Analytics? Se já usa o Instagram para divulgar seus negócios, é provável que a resposta seja sim. Mas você sabe como usar as métricas do Instagram para analisar como o público reage ao conteúdo que cria? Será que as legendas dos seus posts estão convertendo no resultado desejado?

Se ainda não sabe muito bem o que cada informação das métricas do Instagram significam, vamos te ajudar a interpretar o que cada dado que o Insta te mostra significa.

Afinal, ter uma conta no Instagram é uma boa maneira de divulgar seus produtos digitais, principalmente se o seu objetivo é ganhar dinheiro online vendendo seu conhecimento.

Antes disso, vamos mostrar para quem ainda não começou a usar o Insta para negócios o que é o Instagram Analytics e como ter acesso à tela de informações.

Converta sua conta pessoal para a de negócios

Na conta pessoal, você fica sem acesso à maioria das informações sobre seu próprio perfil. Agora que o Instagram tirou os likes, nem mesmo quantas curtidas um post tem você pode ver.

A não ser que converta seu perfil pessoal para a conta de negócios do Instagram!

Fazer a conversão tem duas principais vantagens: acesso ao Instagram Analytics por meio do menu Informações e a possibilidade de criar ads no Instagram pelo Gerenciador de Negócios do Facebook.

O processo é muito simples e exige apenas que ligue seu Facebook ao Instagram e crie uma Fan Page para associar à conta de negócios, como mostramos neste tutorial.

Como acessar as métricas do Instagram

Depois de converter sua conta de pessoal para a de negócios, retorne ao seu perfil no Instagram. Uma nova opção chamada Informações deve aparecer no menu à direita da tela;

instagram-analytics-informacoes

A partir daqui, você terá acessa à três abas de informações sobre seu conteúdo atividade público.

Veja nos próximos parágrafos quais informações cada aba te mostra e o que elas significam.

Instagram Analytics: Conteúdo

A primeira aba da área de informações do Instagram permite analisar o quanto de engajamento e novos seguidores seus conteúdos estão trazendo.

A primeira informação que recebe é o número de posts – tanto para o feed quanto para o Stories do Instagram -que fez durante a semana e um comparativo com o quanto postou na semana passada.

instagram-analytics-conteudo

Em seguida, você pode ver individualmente a performance dos seus posts no feed ou Stories. Clique em Ver Tudo nas respectivas áreas para encontrar seus posts.

Você encontrará seus posts organizados pela quantidade de engajamento que receberam, do maior para o menor. Clique em Envolvimento para aplicar outros filtros;

acesse a tela de envolvimento

Na tela que se abrirá, você pode filtrar seus posts de acordo com o tipo de post, tipo de engajamento – comentários, curtidas, seguimentos recebidos, etc – e pelo tempo de publicação. Veja no exemplo abaixo como fizemos para filtrar nossos posts em vídeos feitos em até 1 ano, ordenados de acordo com os novos seguimentos que recebemos. Depois de fazer a seleção, clique em Aplicar;

instagram-analytics-filtragem

Instagram Analytics: Atividade

A aba do meio fala sobre as interações que seu perfil recebeu. É aqui que você saberá quantas visitas seu perfil recebeu e o alcance do seu perfil e seus posts. Além disso, também poderá comparar os resultados da semana com os da semana passada.

instagram-analytics-atividade

Instagram Analytics: Público

A última aba do menu de informações do Instagram te dará dicas sobre como o seu público se comporta. Aqui, saberá seu número total de seguidores e quantos usuários passaram ou deixaram de te seguir ao longo da semana.

Você também saberá a demografia do seu público. Ou seja, de quais cidades ou países seu perfil recebe mais acessos e a proporção das diferentes faixas etárias e gêneros dos perfis que te seguem.

a aba de publico e a mais importante

O mais importante, porém, está no final dessa tela. É no menu Seguidores que você descobrirá uma das informações mais valiosas para o seu planejamento de conteúdo: os horários e dias nos quais seus seguidores estão mais ativos no Instagram.

Com essa informação em mãos, você saberá quais são os melhores horários para programar seus posts. Podemos dizer que, entre todos os dados que o Instagram Analytics te oferece, esse é um dos mais importantes.

nessa tela voce pode saber o melhor horario para postar no insta

Aprenda como ganhar seguidores no Instagram!

Agora que já entendeu um pouco sobre as informações que as métricas do Instagram te fornece, que tal elevar o nível do seu jogo e aprender as principais estratégias para ganhar seguidores no Insta.

O Mais Seguidores é o curso online da Ana Tex, no qual ela mostra as principais táticas que adotou durante sua carreira no marketing digital. Você aprenderá a cultivar uma base sólida, trazendo cerca de 300 a 6000 seguidores novos a cada mês!

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