Escolha uma Página

Instagram Shopping: Agora é possível marcar seus produtos em posts

19 de abril de 2018

Comments

Após um longo período de testes – o Instagram Shopping já estava disponível no exterior há algum tempo -, a possibilidade de marcar seus produtos em posts na rede social finalmente foi liberado no Brasil. Através dele, você pode mostrar o nome e preço dos produtos que está divulgando no Instagram, permitindo inclusive que o usuário toque no link e seja encaminhado à sua loja virtual para comprá-lo. Gostou da ideia? Então entenda mais sobre o Instagram Shopping e aprenda a usá-lo nos parágrafos seguintes!

Leia também no blog Marketex: 5 dicas para começar a vender no Instagram

O que é o Instagram Shopping e como ele funciona?

Que o Instagram é ideal para montar uma vitrine de seus produtos online, isso já sabemos. Mas o próprio Instagram reconheceu isso e, no ano passado, liberou uma funcionalidade chamada Instagram Shopping. Disponível nos EUA, Canadá, Austrália e alguns países da Europa a princípio, ela permite que lojas virtuais marquem seus produtos nos posts, criando também um link para que o usuário possa comprar um produto em específico. Agora, essa novidade está disponível no Brasil.

instagram-shopping-inicio

Para vender um produto no Instagram Shopping, a ecommerce deverá ter o produto disponível em seu site, criar uma publicação mostrando o produto, marcar esse item na postagem e publicar. Após a publicação, basta que o usuário visualize o post e toque na marcação, sendo encaminhado para o seu site, no qual poderá finalizar uma compra.

Além da vantagem óbvia de vender, o Instagram Shopping também permite que insira mais links para seu site na rede social, antes limitada aos anúncios, bio e nas Stories do Instagram – sendo que essa opção fica disponível apenas para contas comerciais com mais de 10.000 seguidores.

O que eu preciso para usar o Instagram Shopping?

Existem alguns pré-requisitos que deve cumprir antes de começar a usar o Instagram Shopping para vender seus produtos. São eles:

  • Estar com o aplicativo do Instagram atualizado;
  • Estar no Brasil ou outro país no qual ele esteja habilitado, já que o app rastreia o IP de acesso;
  • Ter uma Fan Page no Facebook;
  • Ter um Catálogo de Produtos no Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Ter uma conta comercial no Instagram.

instagram-shopping-requisitos

Como criar um Catálogo de Produtos no Gerenciador de Negócios do Facebook

Talvez a parte mais complexa para conseguir marcar seus produtos no Instagram Shopping seja a de criar um Catálogo de Produtos, já que é necessário ter algum conhecimento sobre a funcionalidade e do próprio Gerenciador de Negócios do Facebook. Para criar seu primeiro catálogo, siga os passos abaixo:

1 – Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook;

2 – Passe o mouse sobre o menu no canto superior esquerda da tela, em seguida passe novamente sobre Todas as Ferramentas e escolha Catálogos, que estará sob a coluna Ativos do gerenciador;

instagram-shopping-catalogos

3 – Selecione a opção Create Catalog;

instagram-shopping-criarcatalogo

4 – Escolha o tipo de catálogo que irá montar;

instagram-shopping-tipo

5 – Nomeie seu catálogo e clique em Next para continuar;

instagram-shopping-nome

6 – Siga para Add Products;

instagram-shopping-adicionarprodutos

7 – Clique em Download CSV Template e baixe o modelo de planilha que o Facebook oferece;

instagram-shopping-baixarmodelo

8 – Abra o modelo em seu editor de planilhas preferido e comece a incluir os dados de seu produto, de acordo com as colunas exibidas. A primeira linha do modelo explica quais são os campos obrigatórios (Required) que deverão ser preenchidos para que o Facebook reconheça o produto no catálogo;

instagram-shopping-planilha

9 – Retorne à aba do Gerenciador de Negócios e envie a planilha, clicando em Upload Once e clicando na caixa Carregar arquivo. Vale lembrar que, cada vez que tiver uma atualização em seu catálogo, você deverá fazer a mudança na planilha e reenviar ao usar esse método;

instagram-shopping-enviarplanilha

10 – Nomeie o arquivo de dados do catálogo, defina qual será a moeda da qual seus produtos serão cobrados e clique em Start Upload para enviar a planilha;

instagram-shopping-upload

11 – Após o passo anterior, seu catálogo estará criado e já poderá marcar seus produtos no Instagram Shopping. Caso seu ecommerce seja feito no Shopify ou no BigCommerce, a criação do catálogo é mais simples de criar e administrar, então fique atento à essa funcionalidade e economize tempo na hora de disponibilizar seu catálogo para o Instagram Shopping.

Dica: Para que o seguidor que estiver comprando pelo Instagram Shopping não estranhe muito o seu site na hora de comprar, conheça o Bagy, uma plataforma que permite criar uma loja online com aparência semelhante à do Instagram! Clique no link e veja como a ferramenta funciona.

Ganhe Mais Seguidores para aumentar suas chances com o Instagram Shopping!

Agora que o Instagram Shopping passou a permitir que venda diretamente pela rede social, se tornou ainda mais importante aumentar sua base de seguidores na plataforma. Para isso, conheça o curso online Mais Seguidores da Ana Tex, que ensina as principais táticas usadas por ela para criar uma base engajada com seu perfil. Clique no link para conhecer o conteúdo completo do curso!

Postagens relacionadas

Como atrair clientes para suas redes sociais

Como atrair clientes para suas redes sociais

Quer saber como atrair clientes para suas redes sociais, de maneira estratégica, para o seu negócio começar a lucrar de verdade? Hoje em dia, ter presença digital é peça-chave para quem deseja empreender e ter um negócio altamente lucrativo.  Se esse é o seu caso,...

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Se costuma usar o Insta para vender, mas usa o Instagram Direct apenas para responder perguntas que recebe ocasionalmente, está perdendo a chance de aproveitar o potencial da plataforma de mensagens. Integrado ao aplicativo oficial, as atualizações que o Instagram...

Comentários