Escolha uma Página

A importância de definir prioridades nas tarefas

13 de setembro de 2018

Comments

Em nosso novo capítulo da jornada do Agilson Tex contra o ProcrastiMonstro, saímos da fase de planejamento de objetivos e metas – como pode ver acessando o artigo – e seguimos para as táticas de concretização das tarefas. Agora que já estabeleceu o que deseja alcançar, não pense que basta começar a agir de qualquer maneira e cumprirá esses objetivos. Definir prioridades nas tarefas também é de extrema importância.

Além do longo prazo, é necessário ter clareza no que irá fazer em sua rotina diária. Dizemos isso pois é fácil se perder nas tarefas rotineiras, que são urgentes mas não sem tanta importância. Por isso, mostramos abaixo a importância de manter o foco e definir prioridades nas tarefas do dia a dia!

Nem toda urgência é realmente uma urgência

Você já sabe quais são seus objetivos máximos. Você também já sabe que deve fragmentá-los em blocos menores para que se torne mais possível de alcançá-los e de sentir a recompensa por estar progredindo. Mas a luta contra o monstrinho da procrastinação ainda está longe de acabar.

prioridades nas tarefas montanha lista

Como falamos anteriormente, se não souber definir prioridades no dia a dia, pode acabar por se perder em tarefas de pouca importância ou que nem mesmo tem a ver com o que almeja alcançar. Por isso, é importante que comece seu dia sabendo o que deve ser feito sem falta no dia. Obviamente, novas tarefas surgirão durante o dia e algumas delas terão grande urgência, exigindo sua atenção imediata.

Porém, vale considerar que nem todas as tarefas terão esse tipo de urgência, mesmo que algumas vezes o email chegue com um “[URGENTE]” escrito no assunto. Por isso, você deve criar uma política para atendimento de urgências sempre que possível. Alguns problemas são inevitáveis e não podem ser ignorados, mas, na maioria dos casos, poderá deixa-los para outro momento.

Por que é tão importante definir prioridades?

Além de evitar cair em um círculo infinito de tarefas de pouca importância, definir prioridades é de importância vital para alcançar seus objetivos. Não adianta montar um plano elaborado e cuidar de todos os detalhes para que ele dê certo se, no dia a dia, você desiste de trabalhar nele para cuidar de alguma tarefa que não o levará na direção onde quer chegar.

prioridades nas tarefas montanha

A importância de estabelecer uma meta semanal ou diária a se alcançar é justamente esse: manter o foco no resultado e evitar distrações. Se está a perder tempo demasiado em tarefas que não estão dando frutos ou te levam em uma situação diferente, esse pode ser o momento para reavaliar sua lista de afazeres ou a de reordenar suas tarefas, de maneira que a mais importante seja priorizada.

Como definir prioridades nas tarefas com o Produtividade Fora da Curva

Para aprender sobre produtividade e adquirir os hábitos e ferramentas para alcançar seus objetivos, clique no link e conheça o Produtividade Fora da Curva! O curso online das irmãs Tex ensinará todos os passos necessários para estabelecer objetivos, definir prioridades nas tarefas e ter mais qualidade de vida. Inscreva-se já!

Postagens relacionadas

A importância do planejamento no seu Negócio

A importância do planejamento no seu Negócio

Se você ainda não tem consciência da importância do planejamento para o sucesso do seu negócio, precisa parar agora mesmo o que está fazendo e ler esse conteúdo. Mais do que entender da necessidade de se organizar, planejar e criar metas, você precisa colocar tudo...

Assistente Virtual Home Office: como trabalhar em casa

Assistente Virtual Home Office: como trabalhar em casa

Você já sabe o que é um assistente virtual e já anotou as principais dicas para começar na carreira. Como migrar o ritmo de trabalho em uma empresa convencional para a rotina de um assistente virtual home office? Trabalhar em casa é maravilhoso. Você decide a hora de...

Administração de tempo: 10 dicas de produtividade

Administração de tempo: 10 dicas de produtividade

Se você está lendo seu artigo, já disse pelo menos uma vez que "24 horas em um dia é muito pouco". A rotina corrida do dia a dia faz com que muitas vezes não tenhamos tempo para seguir adiante com um projeto pessoal ou até mesmo para dedicar tempo a família ou aos...

Comentários