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15 melhores dicas de Instagram para empresas

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Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

O Instagram tem se tornado uma ferramenta cada vez mais essencial aos negócios. Uma das plataformas com maior taxa de engajamento e alcance, ele foi considerado por especialistas como a melhor rede social em 2017 e tudo indica que repetirá o feito em 2018. Por isso, cada vez mais se torna obrigatório ter um perfil do Instagram para empresas, assim como é mandatório que se crie uma Fan Page no Facebook. Mas, se estiver a começar com seu perfil e não sabe muito bem o que fazer, confira nossas 15 melhores dicas.

Leia também: 5 dicas para criar uma marca pessoal de sucesso

1. Transforme o perfil de sua empresa em um perfil para negócios

Diferente do Facebook, no Instagram todos os perfis são pessoais, a princípio. Não é necessário criar uma segunda conta voltada para negócios, bastando apenas que a converta para um perfil de negócios. Para isso, basta apenas que crie uma Fan Page no Facebook e vincule seu perfil a ela.

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Com o perfil para negócios, duas funcionalidades essenciais são liberadas: a possibilidade de ver dados analíticos como o número de contas alcançadas por seus posts e a criação de anúncios patrocinados no feed e nas Stories. Por isso, é essencial que transforme sua conta pessoal em profissional o mais breve possível.

2. Complete sua bio

Uma das maneiras de ser encontrado mais facilmente no Instagram, é necessário que tenha um perfil que esteja o mais completo possível. A descrição deve ser breve e chamativa, considerando que o Instagram permite apenas 150 caracteres. Também é essencial que tenha um link para sua página e preencha informações como email, telefone e localização – mesmo que tenha um negócio online.

3. Troque o link de sua bio com frequência

A maior parte dos perfis para negócios no Instagram simplesmente colocam o link para a página inicial de seus sites na biografia e os mantém assim. Porém, essa não é necessariamente a melhor estratégia para o seu negócio no Instagram. Procure rotacionar os links para as páginas de seu site, especialmente quando estiver a realizar promoções, por exemplo.

4. Aprenda a buscar hashtags

As hashtags são o principal motor do Instagram. É através dela que pode encontrar o que está “bombando” na rede social e que o facilita de ser achado por perfis semelhantes ao seu ou por usuários que buscam o conteúdo que está a oferecer. Por isso, faça buscas e estude quais as principais hashtags usadas dentro do seu nicho e também as utilize em suas publicações.

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5. Insira uma hashtag na sua bio

Uma novidade recente no Instagram, agora é possível inserir hashtags na bio do seu perfil. Isso facilita a tarefa de ser encontrado no motor de busca da plataforma. Por isso, escolha até dois dos principais termos usados em seu negócio e os coloque como hashtags na sua bio, como pode ver abaixo no perfil da Ana Tex.

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6. Se tiver uma marca pessoal, mencione-a na bio

Além das hashtags, também é possível mencionar outro perfil em sua bio. Essa novidade do Instagram é ideal para encaminhar seguidores do perfil de sua empresa para o seu perfil pessoal e vice-versa. O método para fazer essa menção é igual ao que faria em um post comum, bastando colocar o “@” seguido do nome de usuário.

7. Não fique focado apenas em vender, gere conteúdo

Um dos principais problemas com algumas marcas que usam o Instagram para impulsionar seus negócios é simplesmente ficar a tentar vender na rede social. Já comentamos no blog sobre a importância das vendas pelas redes sociais, mas, antes disso, é necessário gerar conteúdo para seus seguidores. Ou seja, não fique apenas tentando empurrar seu produto goela abaixo, mas crie material útil para quem segue seu perfil.

8. Mostre o que acontece por trás dos bastidores

Esse tipo de conteúdo é bastante procurado por usuários da rede social. Existe uma curiosidade em torno de como é o processo de criação do seu produto e, por isso, pode utilizar fotos e vídeos para demonstrar uma parte desse procedimento. Isso traz transparência ao seu negócio, o torna mais confiável e é uma boa oportunidade de estreitar a relação com seus seguidores e futuros clientes.

9. Transforme seu perfil em uma vitrine

Talvez passe despercebido, mas a forma como os posts de seu Instagram aparecem no seu perfil permitem que crie uma espécie de colagem. Isso faz com que seu próprio perfil possa ser transformado em uma vitrine, tornando o perfil de seu negócio e dos seus produtos mais atrativos.

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9. Use apenas fotos e vídeos em alta resolução

Diferente de um blog ou site, no qual o tamanho das imagens e vídeos enviados para seu domínio podem pesar no carregamento da página e no armazenamento oferecido pelo serviço de hospedagem, não é necessário – nem recomendável – ser econômico no Instagram. Por isso, publique fotos e vídeos com a maior qualidade de imagem possível.

10. Procure influenciadores digitais para impulsionar seu perfil

Influenciadores digitais são profissionais com um grande número de seguidores e com uma comunidade ativa em seu entorno. Por isso, pedir ajuda e contratar esse tipo de usuário é uma das melhores maneiras de trazer mais seguidores ao seu próprio perfil. Confira o vídeo abaixo para aprender como escolher o influenciador digital certo para o seu negócio.

11. Se tiver um negócio local, abuse da geolocalização

Uma dica específica para quem possui um negócio físico é abusar da geolocalização. Assegure-se de que seu endereço esteja corretamente preenchido na bio, além de marcar a localização de seu negócio em todos os posts e anúncios que fizer em seu perfil.

Na busca do Instagram, é possível filtrar os posts com maior destaque na localidade do usuário. Ou seja, quanto mais criar posts marcando seu local, maiores são suas chances de aparecer nesses destaques e atrair mais seguidores.

12. Utilize conteúdo criado por clientes

Essa estratégia foi bastante utilizada por grandes marcas como o Starbucks e foram imprescindíveis em tornar a rede de cafés uma das mais presentes no Instagram. Ao invés de criar todos os posts por conta própria, você pode criar uma hashtag própria para sua marca e pedir aos seus clientes que postem fotos ou vídeos com seu produto, utilizando a hashtag.

Em seguida, basta pedir sua autorização e republicar o conteúdo em seu perfil, facilitando a tarefa de criar um post do zero, ao mesmo tempo que estreita a relação com seus seguidores e promove sua hashtag. Atualmente, é mais raro encontrar esse tipo de publicação no perfil da empresa, mas a prática ainda é efetiva.

13. Anuncie seus próximos lançamentos

As redes sociais são excelentes para gerar hype e manter a atenção de seus usuários em seus produtos. Uma maneira de fazer isso se dá através de anúncios e os conhecidos teasers, uma pequena demonstração do lançamento que está para chegar.

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14. Aprenda e invista nos anúncios do Instagram

Embora seja possível aumentar sua base de seguidores organicamente, usar os anúncios no Instagram é uma excelente maneira de encontrar mais usuários que possuem o potencial de se tornarem futuros clientes. Dizemos isso pois você é quem define o tipo de público que seus anúncios atingirão, ou seja, poderá mirar seu anúncio exatamente no nicho que atua.

Caso seja iniciante, nossa recomendação é que procure aprender sobre o assunto e faça testes com pequenos valores, aumentando-os conforme vai gerando resultados. Mesmo que seja uma opção paga, não tenha resistência em explorar essa ferramenta.

15. Analise seus resultados

Como falamos nos primeiros itens desse artigo, um dos benefícios de ter uma conta profissional no Instagram é a possibilidade de ver mais informações sobre sua atuação na plataforma. Essa funcionalidade deve ser usada para avaliar resultados como o crescimento de sua base de seguidores, o quanto esses usuários estão interagindo com seus posts e quais são as publicações e anúncios trazem mais resultados.

Dica: Além das estatísticas dos posts no feed do Instagram, confira também como ver as estatísticas das Stories!

Bônus: Transforme seus seguidores em clientes!

Após aplicar as dicas que mostramos ao longo do texto e ver sua base de seguidores crescendo, chega a hora de aprender a transformá-los em clientes! No curso online Mais Clientes, a Ana ensina pessoalmente como fazer esse processo, trazendo quem já curte e interage com seu perfil para o WhatsApp ou lista de email. Clique no link, confira o conteúdo completo do curso e inscreva-se já para garantir sua vaga!

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