Instagram Vídeos

9 melhores truques e dicas para IGTV

dicas-para-igtv-capa
Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Recém-lançado, o IGTV permite aos usuários do Instagram publicar vídeos mais longos do que o limite de 60 segundos do feed do Instagram. Os vídeos são publicados em um canal próprio, acessados através de um novo botão na tela principal da plataforma ou por um novo app, disponível para Android e iPhone. Se ainda não sabe como publicar vídeos, veja nesse artigo como criar um canal no IGTV e publicar seu primeiro vídeo [inserir link para o artigo “10 passos pra criar um canal no IGTV e publicar seu primeiro vídeo”] e confira as melhores dicas para IGTV que separamos logo abaixo!

1. Lembre-se de sempre gravar na vertical

O IGTV foi criado com o propósito de oferecer vídeos otimizados para o celular, ou seja, para que seus usuários vejam vídeos compatíveis com as telas de seus smartphones. Por isso, a primeira e principal entre as dicas para IGTV é: sempre grave na vertical, mesmo que faça os vídeos com uma câmera profissional.

dicas-para-igtv-vertical

2. Avance ou recue os vídeos rapidamente

Agora que os vídeos do Instagram – ao menos no IGTV – estão mais longos, é mais provável que queira avançar ou retroceder os conteúdos que estiver assistindo. Além de uma barra de progresso e um botão de pausa na parte inferior da tela, você pode avançar um vídeo em 10 segundos ao tocar na direita da tela. Ao tocar no canto esquerdo, o vídeo retrocederá 10 segundos.

3. Inclua links no IGTV

Uma das melhores novidades sobre o IGTV é que o novo app se tornou uma nova maneira de incluir links para sites externos. Esses links podem ser incluídos na descrição do vídeo, logo antes de publicar o vídeo na plataforma.

dicas-para-igtv-links

4. Mantenha o foco do vídeo no centro da tela

Como os vídeos do IGTV devem ser gravados na vertical, você ficará com menos espaço para se mover para os lados. Por isso, assegure-se de manter o objeto principal da filmagem no centro da câmera, exceto quando tiver a intenção de criar algum tipo de efeito com os cantos da câmera. Porém, caso não seja intencional, evite tirar o foco do centro ou corre o risco de fazer com que a visão do espectador fique cortada.

5. Curadoria de conteúdo: saiba quais são os vídeos mais populares

Se está precisando de ideias para gravar novos vídeos, a aba Popular do IGTV pode ser uma excelente opção. Nele, o conteúdo mais visualizado na plataforma pode ser assistido, permitindo que entenda quais tipos de vídeo são mais vistos e comentados. Dessa maneira, poderá adaptar seu conteúdo dentro de formatos que estão fazendo sucesso no Instagram.

dicas-para-igtv-populares

6. Continue a assistir um vídeo depois

Se não estiver com tempo disponível para terminar um vídeo longo, o IGTV conta com uma aba que permite continuar quaisquer vídeos que tenha começar a ver do ponto que parou. Assim como as outras abas, basta abrir o IGTV e clicar em Continuar assistindo para continuar a ver os vídeos que parou no meio.

dicas-para-igtv-continuarassistindo

7. Use hashtags para encaminhar espectadores ao seu perfil

O IGTV não possui muito uso para as hashtags da mesma maneira que o Instagram. Porém, ao utilizar as hashtags na descrição do seu vídeo, um espectador pode clicar nela e ser encaminhado à busca do feed no Instagram para o termo usado. Ou seja, pode incluir uma hashtag com seu nome de usuário do Instagram para que alguém que esteja assistindo ao seu vídeo se torne um seguidor.

8. Duração e tamanho dos vídeos no IGTV

Antes mesmo de publicar, é interessante que conheça algumas das principais regras e dicas para IGTV. Apesar de expandir o limite de duração e tamanho de arquivo, isso não significa que ele é ilimitado. Para usuários normais do Instagram, independente de contarem com perfil pessoal ou comercial, os vídeos do IGTV podem ter de 15 segundos a 10 minutos de duração, e o arquivo deve pesar até 650MB.

Contas verificadas podem publicar vídeos com até 60 minutos de vídeo ou 5,4 GB de tamanho. Lembre-se desses valores, principalmente ao gravar vídeos em qualidade superior como a 4K.

9. Compartilhe os vídeos por Direct

Além de comentar com o nome de usuário de alguém para indicar um vídeo do IGTV, você pode enviar o conteúdo diretamente para o Direct desse perfil. Para isso, basta tocar no vídeo enquanto estiver assistindo, tocar no botão em forma de “aviãozinho de papel”, buscar o nome de usuário e escolher para quem deseja enviar o vídeo por Direct.

dicas-para-igtv-direct

dicas-para-igtv-enviar

Aprenda mais sobre o Instagram no blog Marketex: 10 aplicativos para gravar vídeos no Android ou iPhone

Ganhe mais seguidores para seu canal no IGTV!

Agora que conhece as principais dicas para IGTV, pode expandir e criar conteúdo para seu novo canal de vídeo no Instagram. Para conseguir mais seguidores e, consequentemente, espectadores, conheça o conteúdo do curso Mais Seguidores. Através das melhores estratégias para fazer seu perfil contar com crescimento constante ensinadas pela Ana Tex, poderá aumentar exponencialmente seu número de seguidores. Clique no link e inscreva-se já no curso!

Comente

Sobre o autor

Equipe Marketex

Equipe Marketex

Pin It on Pinterest

Share This
Empreendedorismo Inovação e Tech Instagram Periscope Pessoas Vídeos Whatsapp
converter-perfil-pessoal-para-comercial-no-instagram-capa
Como converter perfil pessoal para o comercial no Instagram
ligar-facebook-instagram-capa
14 passos para ligar o Facebook ao Instagram
chamada-em-grupo-whatsapp-capa
Como fazer chamada em grupo no WhatsApp