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WhatsApp Business – Tudo que precisa saber sobre a nova ferramenta para negócios

6 de fevereiro de 2018

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Após muita especulação e rumores, o WhatsApp finalmente liberou a primeira versão oficial do WhatsApp Business, destinado a pequenas e médias empresas. A novidade foi anunciada no blog do aplicativo, mostrando algumas de suas funcionalidades únicas.

https://www.youtube.com/watch?v=jb5KW7k8REM

Algumas das novidades do WhatsApp Business é a possibilidade de contar com um perfil empresarial, passando mais credibilidade para o seu negócio. Diferente do perfil pessoal, nele será possível incluir mais informações, como o endereço do seu negócio, email, endereço e website. Essa versão também permitirá configurar mensagens de saudação, ausência e respostas rápidas para perguntas comuns.

whatsapp-business

Já começamos a usar o WhatsApp Business e pudemos testar suas ferramentas. Por isso, confira o tutorial completo abaixo com tudo que precisa saber para começar a usar o WhatsApp Business!

O que preciso para instalar o WhatsApp Business

Assim como o WhatsApp padrão, basta baixar o aplicativo para o seu smartphone. Porém, vale lembrar que, por enquanto, o WhatsApp Business está disponível apenas para os aparelhos Android, ainda sem previsão de chegada ao iPhone. Clique no link para baixar o app.

O WhatsApp Business é simples e não conta com muitas requisições para ser usado. A única exigência do app é que utilize uma linha de telefone diferente do que a que usa em seu WhatsApp pessoal. Por isso, caso trabalhe sozinho e use seu celular tanto para ligações pessoais quanto profissionais, o ideal é que tenha uma outra linha, mesmo que seja no mesmo aparelho. Vale lembrar que apenas aparelhos que permitem mais de um chip poderão fazer isso.

Caso use o WhatsApp apenas para negócios, poderá convertê-lo para um perfil empresarial diretamente do aplicativo. Antes de fazer a transição, certifique-se de fazer um backup de suas conversas e arquivos trocados no perfil pessoal.

Com o WhatsApp Business instalado, basta abrir o aplicativo, ler e aceitar os termos e condições e inserir seu número de telefone. Um aviso aparecerá na tela e deverá clicar em Continuar para converter seu perfil do pessoal para profissional.

whatsapp-business-verificar

O que eu posso fazer com o WhatsApp Business?

Como falamos no início do texto, uma das principais vantagens em usar o aplicativo é ter um perfil mais completo, mostrando a seus clientes informações primordiais para seu negócio. Para deixar essas informações disponíveis no perfil, acesse o menu de configurações do aplicativo – no formato de três pontos verticais, como no WhatsApp comum – e, em seguida, selecione a primeira opção Configurações da empresa.

whatsapp-business-configuracoes

Novamente, selecione a primeira opção, chamada Perfil.

whatsapp-business-perfil

A partir daí, basta preencher todas as informações sobre o seu negócio, escolher uma foto de exibição e clicar em Salvar.

whatsapp-business-perfilempresarial

Estatísticas do WhatsApp – para que serve a ferramenta?

Pela primeira vez no aplicativo, será possível avaliar o número de mensagens enviadas e recebidas, permitindo avaliar o número de atendimentos que está fazendo pelo WhatsApp Business. Novamente acesse as Configurações da empresa, mas, dessa vez, selecione Estatísticas.

whatsapp-business-estatisticas

Ao acessar a tela, o WhatsApp Business mostrará a quantidade de mensagens enviadas, recebidas, lidas e entregues.

whatsapp-business-dadosmensagens

Como programar mensagens automáticas no WhatsApp Business

Poder programar mensagens automáticas sem o uso de aplicativos externos talvez seja uma das melhores vantagens dessa versão. O processo é bastante simples e direto, permitindo configurar mensagens de saudação, ausência e respostas rápidas para determinadas perguntas. Para ativar essas mensagens e começar a configurá-las, retorne ao menu de Configurações da empresa e selecione mensagens de ausência.

whatsapp-business-ausencia

Essas mensagens podem ser configuradas para quando seu negócio não estiver em horário de atendimento, evitando deixar seus clientes sem uma resposta. Siga os passos abaixo:

whatsapp-business-configurarausencia

  1. Ative o botão para habilitar as mensagens de ausência;
  2. Escreva a mensagem que será enviada;
  3. Defina se a mensagem será enviada sempre – não recomendado – ou em qual intervalo de horário ela estará ativa.

Em seguida vem as mensagens de saudação, que são enviadas automaticamente alguns dias após seu último contato com um cliente. Retorne ao menu anterior e clique em Mensagens de saudação.

whatsapp-business-saudacao

Assim como nas mensagens de ausência, você deverá clicar no botão para ativar as mensagens de saudação, que são enviadas sempre que um cliente enviar uma mensagem ou após 14 dias sem que tenha havido alguma troca de mensagens. Em seguida, escreva a mensagem automática.

whatsapp-business-configurarsaudacao

Por fim, temos as respostas rápidas. Como feito antes, retorne ao menu de configurações e escolha a opção Respostas Rápidas.

whatsapp-business-rapidas

Na tela seguinte, você poderá configurar as mensagens automáticas, que serão enviadas após o cliente enviar algum tipo de mensagem em específico. Por exemplo, se o cliente enviar um “obrigado”, você pode definir qual resposta será enviada imediatamente.

whatsapp-business-configuracaorapidas

Basta clicar na palavra /obrigado para definir qual resposta automática será usada e, para adicionar novas frases ou palavras, clique no botão de + no canto inferior da tela. Essas são as principais formas de configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business.

https://www.youtube.com/watch?v=JsfUWq1DUBE&feature=youtu.be

Outras funcionalidades do WhatsApp Business

Assim como no WhatsApp pessoal, também é possível criar grupos e listas de transmissão, assim como usar o WhatsApp Business no computador através do WhatsApp Web. Uma das funções únicas da versão é a possibilidade de aplicar etiquetas em suas conversas, facilitando saber em qual estágio no funil de vendas um possível cliente está ou qual tipo de reclamação ele está registrando, entre outros exemplos.

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