Empreendedorismo

Assistente Virtual: o que é?

assistente-virtual-capa
Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Quer uma boa ideia para começar a trabalhar em casa? Que tal começar uma carreira como assistente virtual? Uma das principais tendências no mercado digital, essa indústria está cheia de oportunidades. Principalmente se o seu objetivo hoje é ter mais independência para trabalhar onde e quando quiser.

Trabalhar como assistente virtual pode ser feito de diversas maneiras: seja como um complemento ao seu emprego atual ou como sua principal fonte de renda. Depende apenas da sua disponibilidade ou objetivo.

Independente disso, agora é um excelente momento para pegar seu caderno e começar a esboçar um plano de negócios de sua carreira como assistente virtual.

Mas o que é uma assistente virtual? Não seria a Alexa, Siri ou Bixby, entre outros?

Não! Apesar do nome parecido, esses softwares nada tem a ver com o trabalho de assistência.

Para que não tenha mais dúvidas, mostraremos ao longo desse artigo o que é uma assistente virtual e quais as tarefas que um profissional pode fazer!

O que é o assistente virtual?

Pense no assistente administrativo, comum em quase todas as empresas tradicionais. Agora, pense que esse profissional faça a maioria das mesmas tarefas, mas a partir de sua casa, sem a necessidade de ir a um escritório. Em resumo, podemos definir essa como as atividades do assistente virtual.

Usamos o assistente administrativo padrão, mas também serve para quem trabalha na área financeira e comercial, por exemplo.

se organize para sua nova carreira

Por outro lado, usar apenas esse resumo para definir as atividades desse tipo de profissional seria impreciso. Até porque o assistente virtual pode trabalhar em diversos âmbitos, não apenas o de agendar reuniões ou organizar os recursos da empresa.

Além disso, o profissional da área pode executar tarefas que dificilmente um assistente no mundo corporativo acaba por fazer. Por exemplo, o de fazer atendimento online por plataformas de chat online, pelo WhatsApp ou usando o Instagram Direct, entre outros.

Como o nome diz, o assistente presta assistência a outros negócios digitais. Mas o que isso quer dizer, de fato?

É o que vamos mostrar na próxima seção desse artigo!

O que faz um assistente virtual?

Como falamos nos parágrafos anteriores, o profissional da área pode trabalhar com diversas tarefas que dão suporte a um negócio na internet. Algumas delas envolvem agendar reuniões, entrar em contrato com clientes ou fornecedores e responder a emails da empresa.

Veja abaixo alguns outros exemplos que não são tão comuns na rotina de um assistente convencional:

  • Criar Roteiros para Vídeos: assim como a maioria das pessoas, parte do seu tempo acaba indo para vídeos e conteúdos do YouTube, correto? Sabia que esses influenciadores precisam de ajuda para criar os roteiros deses vídeos? Como assistente virtual, você pode cuidar da escrita desses roteiros;
  • Responder comentários de redes sociais: como falamos na seção anterior desse artigo, parte da rotina do profissional é tirar dúvidas e falar com seguidores que comentam em posts nas redes sociais de seus clientes.
  • Criar Conteúdos para Redes Sociais: da mesma maneira que pode criar roteiros para conteúdo em vídeo, também é possível fazer posts para Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros;
  • Agendar Publicações no Facebook e Instagram: além de criar o conteúdo, ele pode usar agendar estes conteúdos para publicar nas mídias sociais;

assistente-virtual-agendamento

  • Editar Vídeos para Redes Sociais: a edição de vídeos também faz parte da produção de conteúdo e, portanto, também pode ser feito pelo assistente virtual. Para essa atividade, o ideal é que tenha o conhecimento para edição de vídeos. Pense que, ao saber editar vídeos, terá um diferencial em relação aos seus concorrentes;

Dica: mas quem faz isso não é social media ou um profissional de edição de vídeo? Sim e não. Tanto o assistente virtual quanto o social media trabalham com a mesma coisa.

Porém, nem todos seus possíveis clientes entenderão nomenclaturas mais específicas, como o próprio social media ou videomaker. Caso seu conhecimento esteja mais centralizado na criação desse tipo de conteúdo, pode dizer que é um assistente virtual com foco em mídias sociais ou em criar vídeos.

Adapte a nomenclatura de acordo com seu cliente para conseguir fechar vendas!

  • Contatar Prospects no WhatsApp: uma tarefa mais comum aos assistentes comerciais tradicionais. Ao invés do telefone fixo, porém, você pode entrar em contato com leads e prospects através do WhatsApp;
  • Procurar parceiros estratégicos para redes sociais: de maneira parecida com o item anterior, nesse o seu foco não está em fechar vendas, mas parcerias para divulgar as marcas que você atende nas mídias sociais;
  • Repropositar conteúdo: para quem não é familiarizado com o termo, repropositar conteúdo significa pegar algo que foi publicado em uma rede social — como uma sequência de Stories — e adaptá-lo para publicar como um vídeo no YouTube;

Saiba mais sobre como ser um assistente virtual nesse vídeo da Ana Tex!

Aprenda a conquistar clientes como assistente virtual!

Gostou da ideia de encarar uma carreira que te dá a liberdade para trabalhar onde e quando você quiser? Quer saber como usar sua base atual de contatos no Instagram para transformá-los em clientes?

Então conheça já o Mais Clientes, nosso curso online que te ensinará como levar seus seguidores do Instagram para uma lista de email marketing ou WhatsApp.

Nesse curso, você aprenderá a criar ofertas que convertem, construir atalhos que vão economizar seu tempo e encantar seus seguidores em direção às suas listas VIP.

Clique agora no link e comece já a aprender como transformar seus seguidores em clientes!

Comente

Sobre o autor

Equipe Marketex

Equipe Marketex

Pin It on Pinterest

Share This
Empreendedorismo Inovação e Tech Instagram Periscope Pessoas Vídeos Whatsapp
como-fazer-parcerias-instagram-capa
Como fazer parcerias no Instagram
ganhar-dinheiro-online-capa
Como ganhar dinheiro online com seu conhecimento
como-ser-assistente-virtual-capa
Como ser assistente virtual em 9 passos