Escolha uma Página

Assistente Virtual: o que é?

18 de julho de 2019

Comments

Quer uma boa ideia para começar a trabalhar em casa? Que tal começar uma carreira como assistente virtual? Uma das principais tendências no mercado digital, essa indústria está cheia de oportunidades. Principalmente se o seu objetivo hoje é ter mais independência para trabalhar onde e quando quiser.

Trabalhar como assistente virtual pode ser feito de diversas maneiras: seja como um complemento ao seu emprego atual ou como sua principal fonte de renda. Depende apenas da sua disponibilidade ou objetivo.

Independente disso, agora é um excelente momento para pegar seu caderno e começar a esboçar um plano de negócios de sua carreira como assistente virtual.

Mas o que é uma assistente virtual? Não seria a Alexa, Siri ou Bixby, entre outros?

Não! Apesar do nome parecido, esses softwares nada tem a ver com o trabalho de assistência.

Para que não tenha mais dúvidas, mostraremos ao longo desse artigo o que é uma assistente virtual e quais as tarefas que um profissional pode fazer!

O que é o assistente virtual?

Pense no assistente administrativo, comum em quase todas as empresas tradicionais. Agora, pense que esse profissional faça a maioria das mesmas tarefas, mas a partir de sua casa, sem a necessidade de ir a um escritório. Em resumo, podemos definir essa como as atividades do assistente virtual.

Usamos o assistente administrativo padrão, mas também serve para quem trabalha na área financeira e comercial, por exemplo.

se organize para sua nova carreira

Por outro lado, usar apenas esse resumo para definir as atividades desse tipo de profissional seria impreciso. Até porque o assistente virtual pode trabalhar em diversos âmbitos, não apenas o de agendar reuniões ou organizar os recursos da empresa.

Além disso, o profissional da área pode executar tarefas que dificilmente um assistente no mundo corporativo acaba por fazer. Por exemplo, o de fazer atendimento online por plataformas de chat online, pelo WhatsApp ou usando o Instagram Direct, entre outros.

Como o nome diz, o assistente presta assistência a outros negócios digitais. Mas o que isso quer dizer, de fato?

É o que vamos mostrar na próxima seção desse artigo!

O que faz um assistente virtual?

Como falamos nos parágrafos anteriores, o profissional da área pode trabalhar com diversas tarefas que dão suporte a um negócio na internet. Algumas delas envolvem agendar reuniões, entrar em contrato com clientes ou fornecedores e responder a emails da empresa.

Veja abaixo alguns outros exemplos que não são tão comuns na rotina de um assistente convencional:

  • Criar Roteiros para Vídeos: assim como a maioria das pessoas, parte do seu tempo acaba indo para vídeos e conteúdos do YouTube, correto? Sabia que esses influenciadores precisam de ajuda para criar os roteiros deses vídeos? Como assistente virtual, você pode cuidar da escrita desses roteiros;
  • Responder comentários de redes sociais: como falamos na seção anterior desse artigo, parte da rotina do profissional é tirar dúvidas e falar com seguidores que comentam em posts nas redes sociais de seus clientes.
  • Criar Conteúdos para Redes Sociais: da mesma maneira que pode criar roteiros para conteúdo em vídeo, também é possível fazer posts para Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros;
  • Agendar Publicações no Facebook e Instagram: além de criar o conteúdo, ele pode usar agendar estes conteúdos para publicar nas mídias sociais;

assistente-virtual-agendamento

  • Editar Vídeos para Redes Sociais: a edição de vídeos também faz parte da produção de conteúdo e, portanto, também pode ser feito pelo assistente virtual. Para essa atividade, o ideal é que tenha o conhecimento para edição de vídeos. Pense que, ao saber editar vídeos, terá um diferencial em relação aos seus concorrentes;

Dica: mas quem faz isso não é social media ou um profissional de edição de vídeo? Sim e não. Tanto o assistente virtual quanto o social media trabalham com a mesma coisa.

Porém, nem todos seus possíveis clientes entenderão nomenclaturas mais específicas, como o próprio social media ou videomaker. Caso seu conhecimento esteja mais centralizado na criação desse tipo de conteúdo, pode dizer que é um assistente virtual com foco em mídias sociais ou em criar vídeos.

Adapte a nomenclatura de acordo com seu cliente para conseguir fechar vendas!

  • Contatar Prospects no WhatsApp: uma tarefa mais comum aos assistentes comerciais tradicionais. Ao invés do telefone fixo, porém, você pode entrar em contato com leads e prospects através do WhatsApp;
  • Procurar parceiros estratégicos para redes sociais: de maneira parecida com o item anterior, nesse o seu foco não está em fechar vendas, mas parcerias para divulgar as marcas que você atende nas mídias sociais;
  • Repropositar conteúdo: para quem não é familiarizado com o termo, repropositar conteúdo significa pegar algo que foi publicado em uma rede social — como uma sequência de Stories — e adaptá-lo para publicar como um vídeo no YouTube;

Saiba mais sobre como ser um assistente virtual nesse vídeo da Ana Tex!

Aprenda a conquistar clientes como assistente virtual!

Gostou da ideia de encarar uma carreira que te dá a liberdade para trabalhar onde e quando você quiser? Quer saber como usar sua base atual de contatos no Instagram para transformá-los em clientes?

Então conheça já o Mais Clientes, nosso curso online que te ensinará como levar seus seguidores do Instagram para uma lista de email marketing ou WhatsApp.

Nesse curso, você aprenderá a criar ofertas que convertem, construir atalhos que vão economizar seu tempo e encantar seus seguidores em direção às suas listas VIP.

Clique agora no link e comece já a aprender como transformar seus seguidores em clientes!

Postagens relacionadas

10 filmes sobre empreendedorismo para te inspirar

10 filmes sobre empreendedorismo para te inspirar

Empreender não significa apenas aceitar todo tipo de discurso motivacional e acreditar que vai ser bem-sucedido apenas com o "poder da mente". Por outro lado, é difícil se manter consistente sem ter ninguém para te motivar. Essa pessoa pode ser tanto real quanto...

Como ganhar dinheiro online com seu conhecimento

Como ganhar dinheiro online com seu conhecimento

Não há mais desculpas para deixar de ganhar dinheiro online. Você pode transformar qualquer conhecimento ou habilidade em uma maneira de gerar renda, mesmo que não seja sua principal fonte. Uma das principais tendências em 2019 é a carreira de assistente virtual, por...

Como ser assistente virtual em 9 passos

Como ser assistente virtual em 9 passos

Aqui no Marketex, já ensinamos o que é um assistente virtual e demos algumas dicas de como pode trabalhar em casa seguindo a carreira, uma das principais tendências desse ano no mundo digital. Mas como ser assistente virtual e conseguir formar uma clientela. O que...

Comentários