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Como fotógrafos podem usar o Instagram para aumentar visibilidade e vendas?

24 de setembro de 2015

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O Instagram é uma mídia social tão visual e simples que é ideal para mostrar trabalho fotográfico.

Quando eu trabalhava como consultora de Marketing para empresas locais fiz muitas parcerias com fotógrafos e um deles, o André Akio da Foto Criativa, tinha um aplicativo que recebia instantaneamente em seu celular as fotos feitas através de sua câmera profissional, isto dava a ele a oportunidade de postar as fotos no Instagram.

Veja na foto abaixo, esta época eu trabalhava criando conteúdos para diversas mídias digitais, com parceria com o Fotógrafo André Akio, nós recebíamos as fotos instantaneamente para postar no Instagram, o que dava um ótimo retorno para todos os parceiros envolvidos no ensaio fotográfico.

A resolução atual das fotos no Instagram é 640 x 640 , mas agora a resolução vai passar a ser de 1080 x 1080 p, o que para os fotógrafos é uma boa notícia.

Vamos para algumas dicas de como usar o Instagram para Negócios no seu segmento:

1.) Trate o Instagram como se fosse sua revista

Eu dou muitas dicas para você usar o Instagram de forma profissional no meu Ebook com dicas estratégicas, clique aqui para baixar.

O ideal é você usar o Instagram como uma mídia profissional, ou seja, não misture com suas fotos pessoais, pois isto faz com que exista uma confusão mental dos seus seguidores que te seguem pelo seu trabalho!

2.) Defina bem o seu nicho de mercado

Para fazer sucesso em qualquer mídia social, você deve prover um conteúdo de qualidade que eduque, entretenha ou inspire seus seguidores. Para criar um conteúdo relevante você tem que definir o seu nicho de mercado.

Tenha em mente qual é o seu perfil de cliente, suas necessidades, medos, seus gostos, suas dores. com base nisto, produza seus conteúdos para sensibilizar estas pessoas, por meio de fotos e vídeos de 15 segundos.

3.) Você pode investir em Media Buy

Existem várias contas de nicho no Instagram que possuem milhares de seguidores e vendem espaço publicitário, talvez algumas delas podem ser interessantes para suas divulgações.

Algumas contas são especializadas em vender anúncios, como por exemplo contas especializadas em casamentos, você pode entrar em contato com o dono da conta e verificar como ele ou ela trabalha, muitos deles cobram para fazer Publipost sobre o seu trabalho, ou seja, um post publicitário. Dependendo da estratégia, isto pode ser muito relevante para crescer sua visibilidade e até gerar clientes.

Abra sua mente para este novo tipo de mídia.

4.) Presença é importante!

O Instagram é uma rede social que cresce muito no Brasil, e tem um engajamento de 4.21% enquanto o Facebook apresenta um engajamento de 0.08%, portanto tenha presença nessa mídia! Muitos fotógrafos já estão no Instagram.

Veja alguns fotógrafos que já estão no Instagram:

Adam Senatori https://instagram.com/adamsenatori/

Kato https://instagram.com/kato78/

Cesinha https://instagram.com/cesinha/

Bob Wolfenson https://instagram.com/bobwolfenson

5.) Faça Geomarketing pro seu estúdio fotográfico

Se você tem um estúdio fotográfico o Instagram pode ser perfeito para que você encontre pessoas que estão postando perto de você.

Agora existe uma ferramenta nativa do Insta de busca por localização.

Encontre pessoas que estão perto e se relacione genuinamente com elas, mas nunca faça SPAM!

5.) Crie vídeos do seu Making of

Vídeos atraem muito, o vídeo humaniza e faz com que as pessoas se aproximem e entendam melhor o seu trabalho!

Eu criei um curso completo para criar vídeos com o iPhone, tudo super fácil e prático, saiba mais clicando aqui!

Quer saber mais sobre o Instagram para seus negócios?

Baixe meu eBook sobre Instagram para Fotógrafos

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