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Como usar Instagram para empresas B2B

21 de fevereiro de 2019

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Aprender como usar Instagram para empresas é essencial para qualquer negócio que queira prosperar através das mídias sociais.

Ao buscar por artigos sobre a plataforma você encontra exemplos de como ganhar visualizações no Instagram Stories ou aprende como criar tag de nome no Instagram.

Porém, a maioria deles fala sobre a relação entre empresas e consumidor final ou usuários que desejam trabalhar em casa como influenciador digital.

Mas e empresas que vendem para outros negócios no modelo B2B (business-to-business)? Será que é possível usar o Instagram para vender para outras empresas?

A resposta é simples: sim! Essa pesquisa do instituto PewCenter revelou que 40% dos usuários de internet na faixa dos 30 aos 49 anos estão no Instagram. Além disso, outro estudo do Content Marketing Institute apontou que apenas 30% de empresas B2B estão criando conteúdo na plataforma.

Isso significa que também é possível aprender como usar Instagram para empresas B2B e há aí uma boa oportunidade de ganhar novos seguidores e clientes, mesmo que a plataforma não seja usada para vendas entre empresas.

Por isso, selecionamos algumas das melhores dicas para que aprenda como usar Instagram para empresas e vamos te revelar esses segredos nos próximos parágrafos!

Mostre a cultura de sua companhia

Uma das melhores dicas para ganhar seguidores no Instagram é mostrar os bastidores do seu negócio. Para empresas B2B, isso pode ser refletido ao falar sobre a cultura da sua empresa.

Dessa maneira, você demonstra ao seu público qual é sua missão e os principais valores compartilhados pela empresa. Mesmo que estejamos falando de conteúdo voltado a um público mais maduro, mostrar como seu negócio funciona por dentro também é uma estratégia efetiva no contexto B2B.

Use a rede social não apenas como produtor de conteúdo

Interações são o principal elemento das mídias sociais, especialmente o Instagram. Por isso, não fique apenas a criar conteúdo para seu perfil, mas busque por discussões dentro do seu nicho e interaja com outros perfis.

Dessa maneira, você aumenta as chances de receber novos seguidores e sua autoridade na plataforma. Vale lembrar também que é importantíssimo que responde a directs do Instagram – veja alguns modelos de respostas rápidas – e aos comentários em seus posts.

como usar instagram para empresas comentarios

Dica: Está difícil conciliar o tempo entre criar conteúdo, tocar sua empresa e ainda interagir com outros perfis. Então conheça o Gerenciagram, um software de interações automáticas que pode economizar muito seu tempo. Clique no link e se cadastre para testá-lo GRATUITAMENTE durante 5 dias!

Direcione seus seguidores através do link na bio

Apesar de ter melhorado nos últimos anos, o Instagram continua um lugar difícil para inserir links. Para contas abaixo dos 10.000 seguidores, é possível colocar links apenas no perfil ou através dos anúncios no Instagram. O que dificulta a vida de quem está a aprender como usar Instagram para empresas.

Por isso, não deixe o espaço para links vazio. Existem diversas maneiras de usar esse espaço. O mais comum é que se coloque um link para a página inicial do seu site.

Também pode colocar links temporários, que levam à landing page de alguma oferta. Se usa o WhatsApp para vendas em sua empresa, você pode criar um link para WhatsApp e colocá-lo em sua bio, aumentando suas chances de transformar seguidores em clientes.

Aqui no Marketex, nós usamos uma quarta alternativa: uma ferramenta para transformar um link que pode encaminhar seus seguidores para diversos links. Para saber como usá-la, basta acessar essa página.

divulgando vários links no instagram

Dica: sabia que sua bio também é uma ferramenta para trazer mais seguidores? Veja esse tutorial completo com 7 dicas matadoras para sua biografia do Instagram atrair seguidores!

Crie conteúdo para alavancar sua autoridade

Seja você uma empresa B2B ou um influenciador digital, saber como usar Instagram para empresas de maneira a aumentar sua autoridade é essencial. Mas isso é feito de forma diferente quando falamos em B2B.

Como seu nicho provavelmente tem mais idade e está mais interessado em conteúdo educativo, apostar no entretenimento não é uma boa ideia. Ao invés disso, seu foco deve estar em pesquisas e informações sobre o seu setor.

Por exemplo, pode criar posts com infográficos, oferecendo mais detalhes e sua opinião sobre a pesquisa nas legendas do Instagram.

Outra opção é criar apresentações em vídeos ou em publicações no formato carrossel. Nesse modelo, é importante seguir algumas recomendações importantes.

  • Seja sucinto: os vídeos no Instagram podem ter no máximo 60 segundos. Logo, não há espaço para divagação;
  • Contextualize os dados: não basta apenas jogar números de sua pesquisa e ficar por isso mesmo. O ideal é contextualizar e mostrar como isso afeta seu mercado sempre que possível. Se não conseguir fazer isso no vídeo, faça essa contextualização na legenda;

Comente notícias do seu setor

Não é possível criar posts elaborados com muita pesquisa todos os dias e ainda tocar a rotina da empresa com facilidade. Um tipo de conteúdo mais fácil de ser feito é noticiar informações importantes sobre o seu nicho.

Apesar de não requerer tanta pesquisa, é importante que essas notícias sejam dadas rapidamente. Dessa maneira, você gera autoridade como uma fonte de informação confiável e aprende como usar Instagram para empresas na prática.

Conte histórias de sucesso dos seus clientes

Conhecido como customer success, histórias de sucesso dos seus clientes são uns dos melhores tipos de conteúdo que pode usar em seu Instagram. Peça para esse cliente gravar um vídeo mostrando como as soluções de sua empresa o ajudaram a alcançar um determinado objetivo ou eliminou um problema.

depoimento de aluna dos cursos ana tex

Para quem está começando a aprender como usar Instagram para empresas B2B, esse tipo de conteúdo é muito valioso, já que o objetivo é fechar novas parcerias com outros negócios.

Como usar Instagram para empresas: Converta seguidores em clientes!

Você já aprendeu como usar Instagram para empresas e está criando conteúdo constante, otimizou sua biografia e está montando sua autoridade com seus novos seguidores no Instagram.

Mas todos sabemos que seguidor não significa mais dinheiro entrando no caixa. Como transformar esses seguidores em clientes?

Converta-os para sua lista de email ou WhatsApp! Através dessas plataformas, você tem um contato mais direto e sem distrações como acontece no Instagram e outras mídias sociais.

Para aprender como fazer isso de maneira magistral, clique no link para conhecer o Mais Clientes. Nosso curso online ensinará os principais métodos e estratégias para atrair seus seguidores para as listas de email e WhatsApp. Clique no link e veja agora as técnicas que a Ana Tex usa para transformar seguidores em clientes!

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