Escolha uma Página

Comprar seguidores no Instagram: 10 motivos para você NÃO fazer isso

23 de maio de 2019

Comments

Comprar seguidores pode parecer boa ideia, à primeira vista. Quem nunca ficou tentado a ver ofertas como “10.000 seguidores por APENAS 3 reais!”?

Não há como negar a beleza de ver seu número de seguidores subir ao céu. Ainda mais considerando que algumas funcionalidades, como a possibilidade de colocar link no Stories sem pagar anúncios, só fica liberado para quem tem mais de 10.000 seguidores no Insta.

Imagina só o benefício para quem está querendo trabalhar em casa e tentar a carreira de influenciador digital? Números altos podem significar melhores contatos e posts patrocinados no seu perfil! Não faltam empresas procurando pelo influenciador digital ideal para divulgar sua marca e você pode ser um deles.

Mas por que algo tão incrível e útil não é recomendado por 10 entre 10 especialistas em marketing digital e Instagram? Porque a teoria é totalmente diferente da prática. Veja abaixo o que significa comprar seguidores em teoria.

O que é a compra de seguidores?

Como o próprio nome diz, é o ato de comprar seguidores para sua conta do Instagram. Teoricamente, esses seguidores vão ser adicionados à sua lista e receberão seus conteúdos.

É como se você estivesse pagando a milhares de usuários para serem seus amigos virtuais. Na prática, comprar seguidores no Instagram funciona de forma totalmente diferente. E pode ter consequências desastrosas para qualquer profissional que viva de criar conteúdo para Instagram.

Nos próximos parágrafos, vamos te mostrar os principais motivos pelos quais comprar seguidores no Instagram é uma péssima ideia.

Dez motivos para não comprar seguidores no Instagram

1. O Instagram pode te banir

Não há muito o que falar aqui. Comprar seguidores no Instagram vai diretamente contra o termo e condições do uso da plataforma. Ou seja, assim que o Instagram notar que sua conta está tendo um acréscimo demasiadamente rápido, seu perfil poderá ser banido e perder todo o seu trabalho.

Vale lembrar que, por mais vantajoso que seja usar o Instagram para negócios, você ainda está trabalhando na propriedade de outra empresa. Isso significa que ela pode te tirar de lá quando quiser, principalmente se der motivos para isso.

2. Os seguidores são fake

Comprar seguidores no Instagram e acreditar que eles são verdadeiros é algo bem inocente. Nenhum seguidor adquirido através de plataformas que comercializam seguidores é real.

comprar-seguidores-no-instagram-fake

Existem dois tipos de fake que essas “empresas” usam: bots ou funcionários que criam um perfil aparentemente real, mas que o único propósito é seguir contas que compraram um pacote.

3. Os seguidores não irão interagir com seu conteúdo

Como eles são falsos, não há como esperar que eles tenham qualquer tipo de interação com seu conteúdo. Não importa se está fazendo o melhor post do século ou se resolveu postar a foto de um ovo, esses seguidores não verão o que está a publicar.

4. Você irá perder engajamento

A próxima consequência da pouca interação dos seguidores fake é o declínio grande da taxa de engajamento.

Para saber qual a taxa de engajamento em um post seu, basta dividir o alcance com o número de curtidas e comentários que a publicação recebeu. Se você já comprou seguidores antes de conferir esse artigo, tente comparar a taxa de engajamento de um post feito antes de comprar com o que já fez depois da compra.

É pouco provável que sua taxa de engajamento tenha subido.

5. Ou a interação será pobre

Alguns desses bots e seguidores fake estão mais avançados e podem sim interagir, mas não da maneira que um seguidor real age. Podemos dizer que a maneira com a qual ele interage com seu perfil é bem pobre.

Já recebeu comentários com apenas um emoji ou frases genéricas como “que post lindo!” ou “que demais!”? É bem provável que seja um seguidor falso enviando comentários automáticos.

os bots tambem podem comentar mas isso nao e bom

Esse tipo de comentário poderá aumentar as chances de seus posts aparecerem para mais pessoas, mas isso não é bom. Qualquer usuário real do Insta verá seu post cheio de comentários feitos por bots e logo perceberá que costuma comprar seguidores.

6. Você irá perder esses seguidores em pouco tempo

Você gastou dinheiro por esses seguidores fake então agora é hora de descansar e esperar as propostas de posts chegar, certo?

A não ser que você não tenha lido nada até aqui, já sabe que a afirmação é tão falsa quanto os seguidores comprados.

Sabe o que é pior?

Você irá perdê-los em pouco tempo por dois motivos diferentes: o primeiro é que os próprios bots deixam de te seguir em algum momento. Como o Instagram limita a quantidade máxima de usuários que pode seguir, eventualmente eles te deixarão por outro cliente que não leu esse artigo.

O segundo pode vir do próprio Instagram. Da mesma maneira que comprar seguidores no Instagram viola os termos e condições, ser um seguidor falso também infringe as regras da plataforma. Ocasionalmente, a rede social faz uma grande limpa nesses bots.

7. Os seguidores não irão comprar de você

Se o engajamento dos bots já é duvidoso, podemos ter certeza que nenhum deles irá gastar 1 real em seus produtos. Afinal de contas, foi você que investiu na compra dos bots, então eles certamente não irão levar seus produtos para “casa”.

Ou seja, sua taxa de conversão também diminuirá de maneira drástica.

8. Colocará seus seguidores reais em risco

Quando você abre acesso ao seu perfil para bots e seguidores falsos, você coloca seus seguidores reais em risco. Esse bot passa a ter acesso à sua lista completa de seguidores, podendo entrar em contato com eles pelo Instagram Direct ou colocando comentários com links suspeitos nas suas publicações.

comprar-seguidores-no-instagram-virus

9. Se descoberto, perderá a reputação que construiu

Não adianta trabalhar duro para alcançar o sucesso nas redes sociais e comprar seguidores no Instagram. Ao fazer isso, você coloca em risco tudo que havia construído até aqui.

Dizemos isso não apenas porque o Insta bane usuários que compram seguidores falsos, mas pelo próprio risco de ser descoberto pelos seguidores reais, ou, pior ainda, por empresas que contratarem seus serviços.

Vale lembrar que existem ferramentas que mostram se uma biografia no Instagram usa bots, o que facilita bastante com que seja descoberto.

Se isso acontecer, pode dizer adeus aquele perfil, já que nenhuma marca irá querer se associar a um influenciador que compra seguidores fake.

10. É melhor usar aplicativos de interações automáticas

Sabemos que não é fácil ganhar dinheiro com seu conteúdo. Mas comprar seguidores no Instagram não é o caminho.

Uma das principais maneiras de fazer sua base de seguidores crescer é através das interações. Estude bem sobre as hashtags do Instagram e busque por posts e perfis que tem potencial para se tornar um seguidor real de seu perfil.

Caso não tenha muito tempo disponível para isso, existem serviços que automatizam essas interações para você. A principal diferença entre usar aplicativos de interações automáticas e comprar seguidores no Instagram é que, na primeira opção, o usuário poderá escolher se irá te seguir de volta ou não.

Conheça alguns aplicativos de interações automáticas que recomendamos aqui no Marketex. Ambos oferecem 5 dias de testes GRÁTIS para novos usuários!

Ganhe Mais Seguidores de verdade!

Agora que já entendeu o motivo pelo qual comprar seguidores no Instagram é um péssimo negócio, vamos oferecer uma solução para fazer seu Insta bombar e atrair mais vendas pela rede social.

Nosso curso online Mais Seguidores traz todas as estratégias que a Ana Tex usou em seus 14 anos de carreira no marketing digital!

Você vai aprender como transformar seu Instagram em uma vitrine, como ter ideias e criar conteúdo chamativo e também como ter crescimento constante no número de seguidores em seu Insta.

Por isso, clique no link e se inscreva já no Mais Seguidores!

Postagens relacionadas

Como atrair clientes para suas redes sociais

Como atrair clientes para suas redes sociais

Quer saber como atrair clientes para suas redes sociais, de maneira estratégica, para o seu negócio começar a lucrar de verdade? Hoje em dia, ter presença digital é peça-chave para quem deseja empreender e ter um negócio altamente lucrativo.  Se esse é o seu caso,...

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Se costuma usar o Insta para vender, mas usa o Instagram Direct apenas para responder perguntas que recebe ocasionalmente, está perdendo a chance de aproveitar o potencial da plataforma de mensagens. Integrado ao aplicativo oficial, as atualizações que o Instagram...

Comentários