Escolha uma Página

7 dicas de Instagram para vendedores

25 de julho de 2018

Comments

A terceira maior rede social de 2018, o Instagram tem se revelado uma plataforma essencial para vendas. Além do Instagram Shopping, você também pode atrair seguidores para se tornarem clientes, seja convertendo para uma lista ou grupo de WhatsApp ou por captação de leads em email marketing. Para ajudar nessa tarefa de conseguir mais vendas através da plataforma, confira essas 10 dicas de Instagram para vendedores que listamos abaixo!

1. Divulgue seu perfil no Instagram para sua base de clientes

Se possui um negócio com uma base de clientes e está apenas começando no Instagram, a primeira coisa que deve fazer é divulgar seu perfil aos seus clientes. Você pode fazer isso colocando um cartaz indicando seu nome de usuário no Instagram – caso tenha uma loja física -, disparando um email para toda sua lista e até mesmo em outros perfis ou páginas em redes sociais como YouTube, Facebook ou Twitter.

2. Invista na criação de uma descrição perfeita

Sua bio do Instagram não deve ser negligenciada. Ter um bom perfil é uma boa maneira de atrair novos seguidores e ser encontrado nas buscas da rede social. Vale lembrar que as opções para inserir links externos no Instagram é limitada e, principalmente no começo, ficará restrita à bio do seu Instagram. Assegure-se de que seu perfil tenha uma descrição – use menções e hashtags para aumentar sua capacidade de ser encontrado – que mostre aos seguidores como seu negócio pode os ajudar.

dicas-de-instagram-para-vendedores-bio

Não esqueça também de colocar suas informações de contato – telefone e email -, além de marcar sua localização, algo especialmente importante se possui uma loja física. Lembre-se também de colocar um link para o seu site, seja o da página inicial ou de alguma página em específica, como de uma promoção, sorteio ou desconto. Para saber como otimizar seu perfil do Instagram para negócios, não deixe de conferir o artigo aqui no blog Marketex!

Dica: Lembre-se também de converter seu perfil pessoal para o perfil de negócios!

3. Invista (e estude) sobre anúncios no Instagram

Uma das melhores maneiras para aumentar sua base de seguidores ou converter os seguidores existentes em leads ou clientes, os anúncios são posts patrocinados, feitos na mesma plataforma de anúncios do Facebook. Como estamos falando de uma opção paga, é interessante que estude como utilizá-los de maneira que os usuários que o anúncio irá atingir tenham alta probabilidade de se tornarem clientes.

Existem quatro tipos de anúncios no Instagram: anúncios de imagem única, anúncio em vídeo, anúncio em carrossel – ou seja, de múltiplas imagens – ou anúncios nas Stories do Instagram, que falaremos mais à frente do artigo. Vale lembrar que também é possível criar anúncios a partir de posts já publicados na plataformas.

dicas-de-instagram-para-vendedores-ads

4. Aprenda tudo o que puder sobre as hashtags do Instagram

As hashtags são as engrenagens que movem o Instagram. São através delas que encontrará – e será encontrado – posts e perfis que podem se tornar seguidores ou clientes do seu negócio. Elas também podem ser usadas para verificar como seus concorrentes estão se comportando e como estão atraindo seguidores para seus negócios.

Algumas das ações que deve tomar em relação às hashtags do Instagram são: criar uma hashtag específica para sua marca, busque e use algumas hashtags populares (com mais de 100.000 publicações), mas também adicione hashtags relacionadas ao seu nicho que, apesar de não ser tão populares, chamarão usuários com mais chances de se engajar com seu perfil e inclua ao menos uma hashtag na sua descrição.

dicas-de-instagram-para-vendedores-hashtags

5. Use o Instagram Shopping

Já disponível para todos os usuários com perfil comercial no Instagram, essa nova ferramenta permite marcar os produtos de sua loja virtual em sua publicação. Ao marcar os produtos, o seguidor poderá clicar na marcação e ver o preço, além de ser encaminhado ao seu site para efetuar o pagamento.

Dica: Para saber tudo que é preciso para usar o Instagram Shopping no seu negócio, clique no link e acesse nosso tutorial completo!

6. Não deixe as Stories de lado

As Instagram Stories são essenciais para aumentar o engajamento dos seus seguidores com sua marca. Além disso, o formato permite uma série de conteúdos que não podem ser publicados no feed do Instagram. Vale notar também que as Stories ficam posicionadas antes mesmo das publicações, ou seja, são mais fáceis de acessar do que posts no feed.

dicas-de-instagram-para-vendedores-stories

Recentemente, se tornou possível utilizar o Instagram Shopping nas Stories e isso significa que o formato também pode trazer novas vendas para seu negócio. Como falamos anteriormente, você também pode criar anúncios patrocinados nas Stories, utilizando-o para conquistar novos seguidores – já que anúncios também aparecem na barra de usuários que não o seguem ainda – e para encaminhar os usuários para uma página fora do Instagram.

7. Experimente o IGTV!

O recente aplicativo e plataforma do Instagram é uma oportunidade para impulsionar seu perfil. Através do canal que permite a publicação de vídeos mais longos na plataforma, você pode publicar conteúdo diferente do que é permitido tanto no feed quanto nas Stories. No IGTV, você pode criar vídeos otimizados para celulares, mostrando novos itens de seu estoque, criando tutoriais e vídeos com dicas de como utilizar seus produtos ou até mesmo respondendo a dúvidas comuns que recebe em seu atendimento.

dicas-de-instagram-para-vendedores-igtv

Dica: Aprenda como usar o IGTV para negócios com essas cinco dicas!

Aprenda a transformar seus seguidores em clientes!

Agora que já conhece algumas dicas de Instagram para vendedores, chegou a hora de transformar seus seguidores em clientes fiéis do seu negócio. Para se tornar um mestre no assunto, não deixe de conhecer nosso curso online Mais Clientes, no qual a Ana Tex ensina todas as estratégias para encaminhar seus seguidores para listas de WhatsApp ou email marketing. Clique no linkClique no link e confira o conteúdo completo do curso!

Postagens relacionadas

Como atrair clientes para suas redes sociais

Como atrair clientes para suas redes sociais

Quer saber como atrair clientes para suas redes sociais, de maneira estratégica, para o seu negócio começar a lucrar de verdade? Hoje em dia, ter presença digital é peça-chave para quem deseja empreender e ter um negócio altamente lucrativo.  Se esse é o seu caso,...

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Se costuma usar o Insta para vender, mas usa o Instagram Direct apenas para responder perguntas que recebe ocasionalmente, está perdendo a chance de aproveitar o potencial da plataforma de mensagens. Integrado ao aplicativo oficial, as atualizações que o Instagram...

Comentários