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15 dicas para ganhar seguidores reais em seu negócio

20 de maio de 2018

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Mesmo com o alto grau de engajamento e alcance dos posts no Instagram, você pode acabar angariando uma quantidade grande de bots ou contas fake em seu negócio. Isso significa que, por mais que aumentem seus números, eles serão meros números e não se envolverão com suas postagens e com certeza não serão convertidos em clientes – mesmo que siga todos esses passos. Por isso, juntamos 14 dicas para ganhar seguidores reais em seu negócio e construir um público ideal para seu negócio.

1. Não compre seguidores

O primeiro item é bem simples: não compre seguidores. Apesar de alguns sites prometerem seguidores no seu país ou usuários “ativos”, eles não irão interagir ou trazer negócios para sua empresa porque são seguidores fake. Essa dica é especialmente importante se estiver buscando construir uma marca pessoal de sucesso.

Não basta ter altos números para convencer empresas a te contratar como influenciador digital se esses seguidores não irão trazer resultados para o negócio que te contratou. Vale lembrar também que, provavelmente, essa empresa não voltará a fazer negócios com você e acabará queimando seu nome e sua carreira.

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2. Não poste demais

Manter consistência nos posts é ideal para continuar a ganhar seguidores reais no seu negócio. Porém, não exagere no número de publicações. A primeira consequência em se postar demais em um curto período é que seu conteúdo será compreendido como spam. A segunda consequência é que seus próprios posts irão se “canibalizar”, ou seja, perderá curtidas e comentários pois os conteúdos mais recentes irão se sobrepor aos publicados primeiro.

3. Use os Stories para promover engajamento

Os Stories possuem uma vantagem em relação ao feed comum do Instagram: são mostrados na barra superior do app e têm mais chances de serem visualizados. Você pode usar seus Stories para falar de novos posts em seu próprio perfil ou site, por exemplo. Além disso, pode também promover desafios aos seus seguidores, pedindo para criar um tipo de história específica e marcando seu perfil no post.

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4. Não mendigue seguidores

Seguidores reais irão dar clicar no botão de Seguir em seu perfil ao se interessar por seu conteúdo, não apenas porque pediu alguém para o seguir de volta. Por isso, não mendigue seguidores na seção de comentários de outros perfis. Além de não trazer seguidores reais, tecer esse tipo de comentário demonstra falta de profissionalismo.

5. Faça desafios com seu público

Pode parecer que estamos repetindo o que falamos na dica 3, mas não é necessariamente verdade. Além de desafiar seus seguidores atuais a postarem histórias, você pode fazer a mesma coisa no feed normal. Tarefas simples como pedir a seus seguidores para marcar algum conhecido que possa gostar do seu conteúdo já podem ser de grande ajuda, por exemplo.

6. Faça sorteios

Fazer sorteios no Instagram é uma excelente maneira de receber comentários e ganhar novos seguidores, principalmente quando torna a marcação de outros usuários uma das regras.

Claro, é bom tomar algumas precauções para evitar infringir os termos de uso do Instagram e não correr o risco de ter a conta desativada. Por outro lado, ao fazer tudo de maneira correta, a possibilidade de bons resultados é grande!

Para fazer o seu, crie um post caprichado, defina uma data para que seus seguidores possam se registrar no sorteio e, no fatídico dia da premiação, use esse aplicativo de sorteios para escolher o vencedor!

7. Interaja com seu público

Essa dica é especialmente importante caso ainda tenha poucos seguidores. Sempre busque responder a comentários e directs que recebe na rede social. Se já possui uma base consolidada e pretende aumentá-la, algumas táticas que pode usar é responder a comentários feitos até a primeira hora depois de postar um conteúdo e retornar a ele ocasionalmente. Porém, continue respondendo aos directs o máximo que puder.

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8. Publique fotos com boa resolução

Como o Instagram é uma rede social que lida muito com imagem – tanto que, diferente do Facebook, é necessário publicar sempre uma foto ou vídeo -, assegure-se de que ela esteja em boa resolução. Algumas imagens, principalmente quando falamos de prints da tela do celular ou computador, por exemplo, podem acabar ficando pixeladas e feias, passando a impressão de desleixo.

9. Não poste quando estiver triste

Mesmo que seja muito bom em disfarçar quando não estiver bem, esse tipo de coisa transparece em seus posts, especialmente se estiver a publicar vídeos. Porém, mesmo que não seja um vídeo ou nem mesmo uma foto de si, o resultado da publicação não ficará tão legal quando seu estado mental não for bom. Por isso, evite ao máximo publicar quando estiver triste.

10. Capriche na sua descrição

Sua bio não deve ser negligenciada, por isso, antes mesmo de começar a publicar, capriche na sua descrição. Use esse espaço para mostrar aos seguidores e usuários que visitam seu perfil o que faz. Por exemplo, se trabalhar com consultoria em marketing digital, deixe isso claro, colocando algo como “sou um profissional que auxilia empresas e outros profissionais a alavancar seu negócio através do marketing digital”.

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Dica: Recentemente, se tornou possível usar menções e hashtags na descrição do perfil. Aprenda como usar a funcionalidade para ganhar novos seguidores!

11. Não use conta privada

Se quer usar o Instagram para aumentar sua presença e impulsionar seus negócios, não faz sentido manter uma conta privada. Ao fazer isso, você evita que possíveis novos seguidores vejam seu conteúdo, ou seja, diminui suas chances deles clicarem no botão Seguir.

12. Seja autêntico

Atualmente, usuários estão buscando referências autênticas nas redes sociais. Esse é um dos principais motivos pelos quais o Snapchat e as Instagram Stories fizeram tanto sucesso após seu lançamento.

Isso significa que não adianta adotar uma fachada ou personalidade fora do que você é para conquistar seguidores. Os usuários notam quando seu conteúdo é forçado e, caso o encontre pessoalmente, será notado que sua personalidades nos posts é diferente da pessoa real.

13. Crie vídeos

Criar vídeos é super importante para alavancar o seu negócio e já deixou de ser um bônus nas redes sociais, se tornando essencial para qualquer tipo de perfil. É importante que comece a criar seus vídeos o quanto antes e, se tiver dificuldades em aparecer, pode começar mostrando seus produtos ou ambiente de trabalho, por exemplo.

Além disso, vale lembrar que vídeos tem um alcance maior no Facebook e Instagram do que outros tipos de publicações, como textos, fotos ou links externos. Para te ajudar nessa tarefa, não deixe de conferir nosso artigo com 15 ideias de conteúdo em vídeo para redes sociais!

14. Evite as famigeradas tretas

O que não falta na internet é treta, ou seja, discussões intermináveis que normalmente acontecem ao redor de um assunto polêmico. Tudo que escrevemos na internet fica publicado e é possível que, mesmo depois da “treta” ter terminado, possa ser usado contra você no futuro. Caso a treta venha a se formar na seção de comentários de seus posts, tente resolver a situação com a pessoa inbox de maneira educada.

15. Reproposite conteúdos

Não é necessário que mantenha um conteúdo publicado em uma rede social restrito apenas a ela. Ou seja, se publicou um vídeo nos seus Stories, nada o impede de salvar esse vídeo e republicá-lo no feed do Instagram e o compartilhe na Fan Page de seu Facebook, por exemplo. Isso faz com que otimize seu tempo e reaproveite conteúdos bons que compartilhou.

Leia também no blog Marketex: 15 melhores dicas de Instagram para empresas

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Agora que terminamos de mostrar algumas das principais dicas para ganhar seguidores reais no Instagram, você pode aprofundar seus conhecimentos no tema através do curso online Mais Seguidores. Através dele, a Ana Tex compartilha as principais estratégias usadas para ela para alavancar seu próprio perfil, mostrando como transformar seu Instagram em uma vitrine, as táticas para conquistar seus primeiros seguidores na rede social e como manter um crescimento constante do perfil. Clique no link e inscreva-se já para turbinar seu Instagram!

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