Escolha uma Página

10 editores de vídeo grátis para mídias sociais

20 de novembro de 2019

Comments

Poder editar vídeos é uma habilidade que vem se tornando cada vez mais essencial quando falamos em conteúdo para mídias sociais. Além de exercitar a criatividade para ter ideias de conteúdo em vídeo e saber como gravar vídeos, a edição é a parte final desse processo, que acaba com a publicação do post ou anúncio, seja no Facebook, Instagram ou YouTube. Existem editores com uma gama extensa de funções, mas demasiadamente complexos e pouco acessíveis para assinantes. Por outro lado, existem opções mais acessíveis, mesmo com menos funções. Para saber como iniciar, conheça 10 editores de vídeo grátis para mídias sociais!

Leia também no blog Marketex: 7 aplicativos para criar conteúdo no Instagram

1. Lightworks

Com o objetivo de ser um editor de vídeo grátis e acessível mas sem eliminar funcionalidades que permitem criar vídeos profissionais, o Lightworks é uma das melhores indicações de editores de vídeo grátis para mídias sociais. Além das ferramentas para edição, que permitem incluir efeitos especiais e realizar cortes e redimensionamentos, também é possível capturar vídeo da tela de seu computador, uma boa opção para criar tutoriais ou demonstrações de produtos. Clique no link para conhecer o Lightworks.

2. InShot

O InShot é um dos editores de vídeo grátis para mídias sociais mais simples do mercado. Disponível para Android e iOS, sua principal vantagem está em sua interface intuitiva e convidativa para usuários que nunca editaram vídeos antes. Você pode incluir efeitos especiais, legendas em texto e escolher uma música através de uma audioteca embutida no aplicativo.

editores-de-video-gratis-inshot

3. Hitfilm Express

Um competidor para o Lightworks, o Hitfilm Express também tenta trazer ferramentas profissionais, mesmo se tratando de uma plataforma gratuita. Ele conta com versões pagas, mas trazem funcionalidades mais complexas e é indicado apenas para quem já possui certa experiência na atividade. Já quem está a criar vídeos para YouTube e Instagram, o Hitfilm Express será o suficiente para dar o pontapé inicial. Acesse o link para usar o Hitfilm Express.

4. Splice

Criado pela empresa das câmeras GoPro, o Splice também pode ser usado em vídeos gravados com seu celular ou outras câmeras. O aplicativo é exclusivo para o iPhone e permite importar vídeos já publicados em mídias sociais ou contas em serviços de armazenamento na nuvem.

Dividido em duas partes, na primeira você envia ou importa seu arquivo e faz edições – como cortes, redimensionamentos e adição de filtros, por exemplo. Em seguida, escolhe se usará o áudio gravado ou incluirá músicas que podem ser importadas de sua conta no iTunes. O único revés é que ele inclui um vídeo promocional em meio ao seu trabalho, algo que pode ser removido ao comprar o app.

editores-de-video-gratis-splice

5. DaVinci Resolve

Apesar de ser um aplicativo pago, ele conta com uma versão gratuita, que corta algumas das funcionalidades mais avançadas. O DaVinci Resolve conta com mais funcionalidades que os editores de vídeo grátis para dispositivos móveis mencionados aqui, mas também permite o uso de funcionalidades profissionais. Entre elas, a possibilidade de correção de cores e suporte a HDR. Clique no link para conhecer mais sobre o software para Windows e Mac.

6. Quik

Outra opção de editor de vídeo da fabricante da GoPro, o Quik está disponível para usuários do Android ou iPhone. Diferente do Splice, o Quik é mais útil para criar montagens com vídeos, fotos e músicas gravados em seu celular. Enquanto no Splice você pode editar cada parte de seu conteúdo, na verdade o Quik permite que escolha um estilo de vídeo, envie os arquivos e aguarde para que ele crie um vídeo completo com o que enviou.

7. Shotcut

Desenvolvido para computadores Windows, Mac e Linux, o Shotcut é um editor de vídeos gratuito que oferece uma interface menos intuitiva para iniciantes, mas compensa isso com um bom conjunto de funcionalidades. Para trabalhar em seus conteúdos nele, deverá escolher o vídeo e escolher um estilo para então o aplicativo demonstrar as ferramentas que poderá usar.

editores-de-video-gratis-shotcut

Apesar disso e da necessidade de investir um certo tempo aprendendo como usá-lo, suas ferramentas são bastante competentes, com filtros excelentes e todas as funcionalidades desbloqueadas, já que o Shotcut é um software em código aberto. Também é possível editar fotos e capturar vídeo da tela do seu computador, áudio ou imagens pela webcam. Clique no link para conhecer o Shotcut.

8. Videorama

Um aplicativo com excelentes avaliações no iTunes, o Videorama segue a mesma linha que o Quik, mencionado anteriormente. Através dele, é possível criar automaticamente vídeos através de suas gravações ou fotos tiradas em seu iPhone. Apesar disso, o Videorama também permite usar ferramentas de edição para redimensionar, cortar trechos e adicionar transições, entre outras possibilidades.

Outras funcionalidades incluem adição de músicas de sua biblioteca do iTunes e aplicação de efeitos especiais. O Videorama é uma das melhores opções de editores de vídeo gratuitos para redes sociais, já que também permite escolher qual formato de mídia social seu vídeo deverá ser exportado. Ou seja, pode criar vídeos otimizados para seu canal no YouTube ou para as Stories do Instagram, entre outros. Acesse sua página no iTunes para conhecê-lo.

editores-de-video-gratis-videorama

9. VSDC

Diferente dos outros editores de vídeo grátis dessa lista, o VSDC é um programa chamado de “editor não-linear”. Isso significa que todos os elementos que incluir em seu vídeo podem ser movimentados a seu bel-prazer. Ele traz uma gama extensa de ferramentas tanto para iniciantes quanto para profissionais.

Entre elas, podemos destacar a possibilidade de aplicar correção de cores, uma biblioteca considerável de efeitos especiais que poderá usar e também ferramentas para criar seus próprios efeitos a partir dos recursos disponibilizados pelo software, exclusivo para Windows. Além disso, é possível converter formatos de vídeo e áudio na plataforma, ideal para ter vídeos MP4 para usar no Facebook ou Instagram. Acesse a página do VDSC para conhecer mais.

10. Adobe Premiere Clip

Disponível tanto para usuários de Android quanto os de iPhone, o Adobe Premiere Clip é um dos apps oficiais gratuitos da Adobe para criação de vídeos. Assim como o Quik, pode criar montagens de vídeos automaticamente ao enviar suas gravações ao app. A partir daí, bastando escolher uma trilha sonora.

Alternativamente, também poderá realizar pequenas alterações no clipe criado, mudando trechos de ordem, cortando partes que não ficaram boas ou melhorar o visual com as ferramentas disponibilizadas pelo aplicativo. O Adobe Premiere Clip também facilita o compartilhamento de suas criações, enviando-os diretamente para suas páginas nas redes sociais.

Aprenda também no blog Marketex: Como fazer chamada em grupo no WhatsApp

Grave vídeos incríveis com o celular e use esses editores de vídeo grátis!

Agora que conhece uma série de aplicativos para celulares e softwares de edição para seu computador, pode começar a planejar seus primeiros vídeos. Mas vale lembrar que nenhum desses programas fazem milagre e é necessário saber gravar vídeos com o celular. Por isso, não deixe de conhecer o Videotex, curso online criado pela Ana Tex e Jeisy Rocha com todas as melhores dicas e estratégias para gravar vídeos incríveis. Clique no link para conhecer o conteúdo completo do curso e se inscreva!

Postagens relacionadas

9 melhores truques e dicas para IGTV

9 melhores truques e dicas para IGTV

Recém-lançado, o IGTV permite aos usuários do Instagram publicar vídeos mais longos do que o limite de 60 segundos do feed do Instagram. Os vídeos são publicados em um canal próprio, acessados através de um novo botão na tela principal da plataforma ou por um novo...

10 aplicativos para gravar vídeos no Android ou iPhone

10 aplicativos para gravar vídeos no Android ou iPhone

Começar a gravar vídeos pode parecer algo bem desconfortável, principalmente quando nos comparamos com quem já está produzindo vídeos para a internet. Timidez e falta de equipamento profissional são alguns dos motivos mais citados, mas nem por isso devem te impedir de...

15 ideias de conteúdo em vídeo para redes sociais

15 ideias de conteúdo em vídeo para redes sociais

Começar a criar conteúdo talvez seja o passo mais difícil de todo o processo. Afinal de contas, no princípio temos apenas uma página em branco, seja ela do painel do seu blog ou do editor de textos para montar o roteiro do seu vídeo. Porém, já existe uma infinidade...

Comentários