Instagram

Instagram tirou os likes! O que isso significa?

instagram-tirou-os-likes-capa
Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Depois de um período de testes no Canadá, o Instagram tirou os likes dos usuários brasileiros!

Mas o que isso realmente significa? Será que os likes realmente foram removidos?

Talvez você esteja se perguntando isso, ainda mais que o botão em forma de coração permanece lá para você curtir os conteúdos do Instagram que encontra ao deslizar pelo feed.

Afinal de contas, o que mudou com isso?

Quase nada, mas talvez o impacto que o número de likes causa enquanto usa a rede social. Além disso, vale considerar que o Instagram tirou os likes como um teste, ou seja, a mudança não é definitiva por ora.

O que o Instagram diz sobre os testes?

O objetivo do Instagram é fazer com que seus usuários se sintam confortáveis para expressar o que sentem, sem a pressão exercida pelas curtidas. “Esperamos que este teste irá tirar a ansiedade de não saber quantos likes um post vai receber, para que você possa se focar em compartilhar o que ama”.

Essa declaração foi dada pela chefe de políticas do Facebook na Austrália e na Nova Zelândia, onde também o Instagram tirou os likes. Ou seja, o objetivo do Instagram, ao que parece, é tirar o foco das curtidas e colocá-lo no conteúdo gerado pelos seus usuários e influenciadores digitais.

Vale lembrar que o Instagram lança constantes atualizações com novos tipos de conteúdo, como as Stories de músicas e os adesivos de bate-papo.

O que efetivamente muda?

Menos do que as manchetes sensacionalistas indicam. Os likes não foram embora de vez. Na verdade, eles continuam a ser contabilizados. Você só não conseguirá mais ver o número de curtidas no feed e no perfil de outros usuários.

print do feed do insta

Inclusive, você ainda poderá ver o número de curtidas dos posts em uma biografia do Instagram.

instagram-tirou-likes-biografia

Além disso, perfis de negócio continuarão a poder ver o número de curtidas e o crescimento de seu perfil normalmente ao acessar o Instagram Analytics.

O que você poderá ver em cada post do feed é apenas o nome de um dos usuários que curtiu, seguido de “e outras pessoas“, sem o número que aparecia antes.

Instagram tirou os likes: qual o impacto para o seu negócio?

A mudança não trará grandes impactos, embora ter um número expressivo de curtidas atraia a curiosidade de quem encontra seu conteúdo no feed.

Por outro lado, dificilmente usuários que não te seguem conseguem encontrar suas publicações orgânicas, a não ser que ela gere tanto engajamento — aprenda a criar legendas que te ajudem a alcançar esse objetivo! — que vá parar na aba Explorar do Insta.

Como falamos nos parágrafos anteriores, as curtidas não deixaram de fazer parte do Instagram. Elas continuam lá, só que ocultas.

A iniciativa do Instagram é impactante, mas não tanto assim para os negócios. A medida faz parte de uma série de atitudes que o Insta está tomando em relação ao impacto negativo das redes sociais na vida de seus usuários, sobretudo os jovens.

O Instagram tirou os likes, mas também está usando tecnologia de inteligência artificial para evitar o cyberbullying, com popups que aparecem perguntando se um usuário tem certeza de que deseja enviar um comentário maldoso.

Por isso, veja estes testes de maneira positiva: cumpra o que o Instagram está a dizer e foque em seu conteúdo, não no número de likes que ele pode proporcionar! Veja mais sobre o assunto nesse vídeo:

Mais do que likes: você precisa de seguidores!

Vale lembrar que, apesar de ter sua importância, lembre que são suas vendas que indicarão se está tendo resultados com sua estratégia no Insta. Por isso, é importante saber como usar cada uma das ferramentas da rede social, uma das mais usadas no planeta.

Curtidas dificilmente devem ser o foco do seu conteúdo. Se é principiante e ainda não entendeu muito bem como funciona o Instagram, entenda que, nos primeiros momentos, o importante é montar sua base de seguidores.

São eles que receberão seus conteúdos orgânicos e poderão se transformar em seus primeiros clientes.

Quer aprender como?

Então você precisa conhecer o Mais Seguidores!

Neste curso online, a Ana Tex ensina suas principais estratégias para te ajudar a ter uma base de seguidores em constante crescimento.

Você vai aprender a transformar seu Instagram em uma vitrine, como chegar aos primeiros cem seguidores, como montar um calendário de conteúdo e como produzir posts que geram engajamento e, consequentemente, trazem novos seguidores.

Ficou interessado em aprender as técnicas?

Então clique no link agora para se inscrever no Mais Seguidores e começar uma carreira de sucesso no Instagram!

Comente

Sobre o autor

Equipe Marketex

Equipe Marketex

Pin It on Pinterest

Share This
Empreendedorismo Inovação e Tech Instagram Periscope Pessoas Vídeos Whatsapp
como-fazer-parcerias-instagram-capa
Como fazer parcerias no Instagram
ganhar-dinheiro-online-capa
Como ganhar dinheiro online com seu conhecimento
como-ser-assistente-virtual-capa
Como ser assistente virtual em 9 passos