Escolha uma Página

Instagram tirou os likes! O que isso significa?

17 de julho de 2019

Comments

Depois de um período de testes no Canadá, o Instagram tirou os likes dos usuários brasileiros!

Mas o que isso realmente significa? Será que os likes realmente foram removidos?

Talvez você esteja se perguntando isso, ainda mais que o botão em forma de coração permanece lá para você curtir os conteúdos do Instagram que encontra ao deslizar pelo feed.

Afinal de contas, o que mudou com isso?

Quase nada, mas talvez o impacto que o número de likes causa enquanto usa a rede social. Além disso, vale considerar que o Instagram tirou os likes como um teste, ou seja, a mudança não é definitiva por ora.

O que o Instagram diz sobre os testes?

O objetivo do Instagram é fazer com que seus usuários se sintam confortáveis para expressar o que sentem, sem a pressão exercida pelas curtidas. “Esperamos que este teste irá tirar a ansiedade de não saber quantos likes um post vai receber, para que você possa se focar em compartilhar o que ama”.

Essa declaração foi dada pela chefe de políticas do Facebook na Austrália e na Nova Zelândia, onde também o Instagram tirou os likes. Ou seja, o objetivo do Instagram, ao que parece, é tirar o foco das curtidas e colocá-lo no conteúdo gerado pelos seus usuários e influenciadores digitais.

Vale lembrar que o Instagram lança constantes atualizações com novos tipos de conteúdo, como as Stories de músicas e os adesivos de bate-papo.

O que efetivamente muda?

Menos do que as manchetes sensacionalistas indicam. Os likes não foram embora de vez. Na verdade, eles continuam a ser contabilizados. Você só não conseguirá mais ver o número de curtidas no feed e no perfil de outros usuários.

print do feed do insta

Inclusive, você ainda poderá ver o número de curtidas dos posts em uma biografia do Instagram.

instagram-tirou-likes-biografia

Além disso, perfis de negócio continuarão a poder ver o número de curtidas e o crescimento de seu perfil normalmente ao acessar o Instagram Analytics.

O que você poderá ver em cada post do feed é apenas o nome de um dos usuários que curtiu, seguido de “e outras pessoas“, sem o número que aparecia antes.

Instagram tirou os likes: qual o impacto para o seu negócio?

A mudança não trará grandes impactos, embora ter um número expressivo de curtidas atraia a curiosidade de quem encontra seu conteúdo no feed.

Por outro lado, dificilmente usuários que não te seguem conseguem encontrar suas publicações orgânicas, a não ser que ela gere tanto engajamento — aprenda a criar legendas que te ajudem a alcançar esse objetivo! — que vá parar na aba Explorar do Insta.

Como falamos nos parágrafos anteriores, as curtidas não deixaram de fazer parte do Instagram. Elas continuam lá, só que ocultas.

A iniciativa do Instagram é impactante, mas não tanto assim para os negócios. A medida faz parte de uma série de atitudes que o Insta está tomando em relação ao impacto negativo das redes sociais na vida de seus usuários, sobretudo os jovens.

O Instagram tirou os likes, mas também está usando tecnologia de inteligência artificial para evitar o cyberbullying, com popups que aparecem perguntando se um usuário tem certeza de que deseja enviar um comentário maldoso.

Por isso, veja estes testes de maneira positiva: cumpra o que o Instagram está a dizer e foque em seu conteúdo, não no número de likes que ele pode proporcionar! Veja mais sobre o assunto nesse vídeo:

Mais do que likes: você precisa de seguidores!

Vale lembrar que, apesar de ter sua importância, lembre que são suas vendas que indicarão se está tendo resultados com sua estratégia no Insta. Por isso, é importante saber como usar cada uma das ferramentas da rede social, uma das mais usadas no planeta.

Curtidas dificilmente devem ser o foco do seu conteúdo. Se é principiante e ainda não entendeu muito bem como funciona o Instagram, entenda que, nos primeiros momentos, o importante é montar sua base de seguidores.

São eles que receberão seus conteúdos orgânicos e poderão se transformar em seus primeiros clientes.

Quer aprender como?

Então você precisa conhecer o Mais Seguidores!

Neste curso online, a Ana Tex ensina suas principais estratégias para te ajudar a ter uma base de seguidores em constante crescimento.

Você vai aprender a transformar seu Instagram em uma vitrine, como chegar aos primeiros cem seguidores, como montar um calendário de conteúdo e como produzir posts que geram engajamento e, consequentemente, trazem novos seguidores.

Ficou interessado em aprender as técnicas?

Então clique no link agora para se inscrever no Mais Seguidores e começar uma carreira de sucesso no Instagram!

Postagens relacionadas

Como atrair clientes para suas redes sociais

Como atrair clientes para suas redes sociais

Quer saber como atrair clientes para suas redes sociais, de maneira estratégica, para o seu negócio começar a lucrar de verdade? Hoje em dia, ter presença digital é peça-chave para quem deseja empreender e ter um negócio altamente lucrativo.  Se esse é o seu caso,...

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Se costuma usar o Insta para vender, mas usa o Instagram Direct apenas para responder perguntas que recebe ocasionalmente, está perdendo a chance de aproveitar o potencial da plataforma de mensagens. Integrado ao aplicativo oficial, as atualizações que o Instagram...

Comentários