Escolha uma Página

6 passos para identificar influenciador digital fake

20 de maio de 2018

Comments

Utilizar um influenciador digital para alavancar o seu perfil no Instagram é uma das melhores estratégias dentro da rede social. Afinal de contas, quando um profissional dessa área cita sua empresa, seus milhares de seguidores tomarão conhecimento do seu produto e isso irá impactar diretamente em suas vendas. Porém, como em toda área profissional, nem todo mundo é de confiança. Existe o que chamamos de influenciador digital fake, ou seja, um influenciador que não tem poder de influência, apenas números vazios.

Esses números são vazios por diversos motivos, sendo o principal deles o uso de bots ou perfis fake, criados de maneira automática ou por empresas que criam contas falsas e cobram para seguir um “influenciador”. Porém, esse tipo de conta não interage – ou interage de forma robótica – com esse perfil, tampouco compra.

Ou seja, você compra o post desse influenciador digital fake na esperança de aumentar suas vendas, mas tudo que ele disser será vazio, já que seu público não é real. Para não acabar desperdiçando seus recursos em um influenciador digital fake, siga os 6 passos que descreveremos nos parágrafos seguintes!

Leia também no blog Marketex: Como atrair seguidores com a novidade do Instagram

1. Compare seu número de seguidores com a taxa de crescimento

Existem situações nas quais perfis ganham um grande aumento no número de seguidores de uma vez só, como ser citado por alguma celebridade. Porém, na maioria das vezes, a taxa de crescimento de um perfil no Instagram não é tão vertiginosa, mesmo em contas com milhões de seguidores.

Uma maneira de identificar se está lidando com um influenciador digital fake é verificar os nomes de usuário das contas que seguem seu perfil. Se a grande maioria forem nomes estrangeiros, contas em outros idiomas ou perfis sem uma foto, é bastante provável que esteja lidando com um profissional que comprou seguidores.

influenciador-digital-fake-seguidores

2. Compare seu número de seguidores com a taxa de engajamento

Outra métrica interessante de acompanhar para flagrar um influenciador digital fake é sua taxa de engajamento. Como alguns serviços de compra de seguidores também oferecem a opção de gerar engajamento através de likes e comentários aleatórios, deve ficar atento tanto aos perfis com uma taxa menor que de 1,5% quando aqueles com taxa maior que 3%.

Em média, um perfil no Instagram possui taxa de engajamento média entre 1,7 e 2,7%.  Qualquer número acima disso indica que ou seu influenciador possui o status de grande celebridade – como uma Bruna Marquezine ou Barack Obama – ou está comprando comentários. Existe uma outra maneira de identificar um influenciador digital fake através do engajamento.

3. Leia os tipos de comentários que o influenciador recebe em seus posts

Uma maneira mais fácil de identificar esse tipo de influenciador fake é pesquisar os tipos de comentários que seus posts recebem. Se seu número de seguidores é alto mas ele quase não recebe comentários ou likes, a conta é fake. Mas, em casos nos quais ele recebe engajamento, veja como acontece esse engajamento.

influenciador-digital-fake-comentarios

Contas fake possuem a capacidade de deixar comentários genéricos, ou seja, coisas como “Obrigado!”, “muito bom!” ou apenas emojis aleatórios são sinais que identificam um influenciador digital fake. Note acima que, quando um influenciador conta com seguidores reais, os comentários parecem mais pessoais, com alguns até contando uma história.

4. Compare número de seguidores com número de posts

Outra maneira de checar se um influenciador não influencia tanto assim é comparar seu número de publicações com o número de seguidores. Dificilmente alguém que colocou apenas 200 posts no Instagram terá mais de 20.000 seguidores na rede social. Suspeite caso encontre algum perfil assim, mas não o use como medida definitiva, já que é possível que aquele influenciador tenha apagado publicações antigas.

5. Não tenha medo de “stalkear” o influenciador em outras mídias digitais

Mesmo influenciadores que utilizam principalmente o Instagram possuem uma presença digital em outras mídias como Facebook, YouTube ou através de um próprio blog. Por isso, não tenha medo de buscar o nome do influenciador no Google e nas mídias citadas. Estranhe se ele utilizar apenas o Instagram e nenhum outro tipo de mídia.

influenciador-digital-fake-google

6. Não tenha medo de pedir informações do influenciador

Algumas informações que citamos ao longo do texto são mais difíceis de ter acesso do que outros. Por isso, também recomendamos que não tenha vergonha de pedir informações sobre o perfil desse influenciador e seu respectivo crescimento.

Informações como quantos seguidores ele conseguiu para uma marca que trabalhou no passado, quantas vendas foram feitas para um parceiro através de seus posts, entre outros dados. Um influenciador real não terá problemas em contar sobre seus sucessos.

Leia mais no blog Marketex: 15 ideias de conteúdo em vídeo para redes sociais

Saiba como escolher um influenciador digital e ganhar Mais Seguidores!

Agora que sabe como identificar um influenciador digital fake, poderá escolher o melhor parceiro para alavancar seu negócios. Aprenda mais sobre como usar influenciadores digitais para trazer mais gente para seu perfil no Instagram através do curso Mais Seguidores.

Além disso, o curso ministrado pela Ana Tex também o ensinará a como ter ideias de conteúdo, transformar seu perfil em uma vitrine e atrair cerca de 300 a 600 seguidores com potencial de compra. Clique no link e inscreva-se já!

Postagens relacionadas

Como atrair clientes para suas redes sociais

Como atrair clientes para suas redes sociais

Quer saber como atrair clientes para suas redes sociais, de maneira estratégica, para o seu negócio começar a lucrar de verdade? Hoje em dia, ter presença digital é peça-chave para quem deseja empreender e ter um negócio altamente lucrativo.  Se esse é o seu caso,...

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Se costuma usar o Insta para vender, mas usa o Instagram Direct apenas para responder perguntas que recebe ocasionalmente, está perdendo a chance de aproveitar o potencial da plataforma de mensagens. Integrado ao aplicativo oficial, as atualizações que o Instagram...

Comentários