Após um longo período de testes – o Instagram Shopping já estava disponível no exterior há algum tempo -, a possibilidade de marcar seus produtos em posts na rede social finalmente foi liberado no Brasil. Através dele, você pode mostrar o nome e preço dos produtos que está divulgando no Instagram, permitindo inclusive que o usuário toque no link e seja encaminhado à sua loja virtual para comprá-lo. Gostou da ideia? Então entenda mais sobre o Instagram Shopping e aprenda a usá-lo nos parágrafos seguintes!
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O que é o Instagram Shopping e como ele funciona?
Que o Instagram é ideal para montar uma vitrine de seus produtos online, isso já sabemos. Mas o próprio Instagram reconheceu isso e, no ano passado, liberou uma funcionalidade chamada Instagram Shopping. Disponível nos EUA, Canadá, Austrália e alguns países da Europa a princípio, ela permite que lojas virtuais marquem seus produtos nos posts, criando também um link para que o usuário possa comprar um produto em específico. Agora, essa novidade está disponível no Brasil.
Para vender um produto no Instagram Shopping, a ecommerce deverá ter o produto disponível em seu site, criar uma publicação mostrando o produto, marcar esse item na postagem e publicar. Após a publicação, basta que o usuário visualize o post e toque na marcação, sendo encaminhado para o seu site, no qual poderá finalizar uma compra.
Além da vantagem óbvia de vender, o Instagram Shopping também permite que insira mais links para seu site na rede social, antes limitada aos anúncios, bio e nas Stories do Instagram – sendo que essa opção fica disponível apenas para contas comerciais com mais de 10.000 seguidores.
O que eu preciso para usar o Instagram Shopping?
Existem alguns pré-requisitos que deve cumprir antes de começar a usar o Instagram Shopping para vender seus produtos. São eles:
- Estar com o aplicativo do Instagram atualizado;
- Estar no Brasil ou outro país no qual ele esteja habilitado, já que o app rastreia o IP de acesso;
- Ter uma Fan Page no Facebook;
- Ter um Catálogo de Produtos no Gerenciador de Negócios do Facebook;
- Ter uma conta comercial no Instagram.
Como criar um Catálogo de Produtos no Gerenciador de Negócios do Facebook
Talvez a parte mais complexa para conseguir marcar seus produtos no Instagram Shopping seja a de criar um Catálogo de Produtos, já que é necessário ter algum conhecimento sobre a funcionalidade e do próprio Gerenciador de Negócios do Facebook. Para criar seu primeiro catálogo, siga os passos abaixo:
1 – Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook;
2 – Passe o mouse sobre o menu no canto superior esquerda da tela, em seguida passe novamente sobre Todas as Ferramentas e escolha Catálogos, que estará sob a coluna Ativos do gerenciador;
3 – Selecione a opção Create Catalog;
4 – Escolha o tipo de catálogo que irá montar;
5 – Nomeie seu catálogo e clique em Next para continuar;
6 – Siga para Add Products;
7 – Clique em Download CSV Template e baixe o modelo de planilha que o Facebook oferece;
8 – Abra o modelo em seu editor de planilhas preferido e comece a incluir os dados de seu produto, de acordo com as colunas exibidas. A primeira linha do modelo explica quais são os campos obrigatórios (Required) que deverão ser preenchidos para que o Facebook reconheça o produto no catálogo;
9 – Retorne à aba do Gerenciador de Negócios e envie a planilha, clicando em Upload Once e clicando na caixa Carregar arquivo. Vale lembrar que, cada vez que tiver uma atualização em seu catálogo, você deverá fazer a mudança na planilha e reenviar ao usar esse método;
10 – Nomeie o arquivo de dados do catálogo, defina qual será a moeda da qual seus produtos serão cobrados e clique em Start Upload para enviar a planilha;
11 – Após o passo anterior, seu catálogo estará criado e já poderá marcar seus produtos no Instagram Shopping. Caso seu ecommerce seja feito no Shopify ou no BigCommerce, a criação do catálogo é mais simples de criar e administrar, então fique atento à essa funcionalidade e economize tempo na hora de disponibilizar seu catálogo para o Instagram Shopping.
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