Vídeos

15 ideias de conteúdo em vídeo para redes sociais

ideias-de-conteudo-em-video-capa
Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Começar a criar conteúdo talvez seja o passo mais difícil de todo o processo. Afinal de contas, no princípio temos apenas uma página em branco, seja ela do painel do seu blog ou do editor de textos para montar o roteiro do seu vídeo. Porém, já existe uma infinidade de ideias de conteúdo que se provaram bem-sucedidas e que pode usar em seu canal de YouTube ou nas redes sociais. Separamos 15 dessas melhores ideias de conteúdo em vídeo para que dê o start necessário desde já!

Aprenda também no blog Marketex: 15 dicas para gravar vídeos no celular

ideias-de-conteudo-em-video-inicio

1. Listas

Um tipo de conteúdo que normalmente o posiciona bem nas buscas do Youtube são as listas. Funcionando de maneira semelhante a posts em blog – inclusive esse mesmo que você está lendo! -, você escolhe um determinado assunto e cria uma lista de opções, sejam elas com o objetivo de instruir ou de apenas fazer indicações, como pode ver no vídeo abaixo:

2. Top 10 e variantes

Uma alternativa em relação às listas são os Top 10, 20, 30 ou qualquer outro número que preferir. Ao invés de fazer apenas indicações ou instruir seus inscritos, você coloca sua opinião pessoal ou profissional, mostrando suas preferências em relação ao assunto. Por exemplo, se o seu canal é de moda, pode fazer um top 10 de modelos outono/inverno desse ano.

3. Novidades

Também pode veicular notícias através de seus vídeos.  Eles podem ser tanto resumo de notícias sobre o seu nicho que aconteceram naquele dia ou um conteúdo mais detalhado sobre alguma novidade. Vale lembrar que, apesar de bastante procurado no dia, esse tipo de conteúdo dificilmente receberá muitas visualizações no futuro, quando a notícia ficar obsoleta.

4. Tutoriais

O YouTube não chegaria ao posto de plataforma campeã em vídeos se não fosse os infinitos tutoriais sobre qualquer assunto que procurar na rede. Essa é a prova de que tutoriais sempre irão funcionar no YouTube, embora ele não seja o único local onde pode postar esse tipo de conteúdo. Procure saber o que seu público mais gostaria de aprender e programe-se para ensiná-los através dos seus vídeos.

5. Vlogs

O outro responsável pelo grande sucesso do YouTube, fazer vlogs pode ser uma boa maneira de ir além do que seu público espera, deixando de mostrar conteúdo relacionado apenas ao assunto de interesse, mas revelando aos seus inscritos como é sua rotina ou suas opiniões sobre algum assunto que vem sendo amplamente discutido no momento.

6. Participações especiais

Conhece algum profissional que seja bastante qualificado em sua área de atuação? Convide-o para participar do seu canal! A dica é ainda mais útil caso essa personalidade trabalhe em algum tipo de assunto complementar ao que faz nas redes sociais. Nesse caso, poderá convidá-lo para produzir esse conteúdo em dupla, como a Ana Tex fez com a Pati Brazil sobre influenciadores digitais.

7. Estudos de caso

Um tipo de conteúdo comum de ser compartilhado em nosso canal no YouTube são estudos de caso dos alunos dos cursos de nossa rede. Nele, mostramos os resultados obtidos por um desses alunos após a conclusão de nossos cursos. É uma ótima maneira de mostrar aos inscritos como seu produto pode resolver um problema ou ajudá-los a melhorar seus negócios.

8. Depoimentos

Outra dica excelente para quem vende produtos na internet e possui uma base de seguidores que pode colaborar com conteúdo próprio. Assim como fazem sistemas de avaliação no ecommerce, você pode pedir a um cliente satisfeito que grave um vídeo mostrando como seu produto o ajudou a solucionar um problema. A grande vantagem desse tipo de conteúdo é que ele também evita o trabalho que teria gravando um outro tipo de vídeo por conta própria.

9. Análises/Reviews

Outra das ideias de conteúdo em vídeo bastante explorada no YouTube e redes sociais. As análises – também chamadas de reviews – são testes de outros produtos, que pode avaliar e publicar sua opinião, informando seus seguidores suas principais características, defeitos e se acredita que seja um produto que eles gostariam de ter ou usar.

10. Unboxing

Pode ser considerada uma espécie de review, mas o objetivo não é analisar um produto. Um tipo de vídeo que se popularizou nos últimos anos, o unboxing consiste em mostrar a abertura da caixa de um produto que tenha adquirido ou recebido. Nele, você mostra os detalhes da caixa em si, o que vem nela e os produtos que adquiriu.

ideias-de-conteudo-em-video-unboxing

11. Divulgação de produtos

Enquanto que no unboxing você revela produtos que tenha recebido ou comprado, você pode criar vídeos para divulgar seus produtos, principalmente se forem físicos. A lógica é semelhante a do unboxing, porém, ele deve ter uma proposta mais comercial, mostrando os detalhes do seu produto ao mesmo tempo que tenta vendê-los aos seus seguidores.

12. Perguntas frequentes

Um tipo de conteúdo instrutivo que mistura listas com tutoriais. Nele, você mostra aos seus seguidores as respostas para as perguntas mais frequentes que recebe no canal, seja sobre seu próprio conteúdo, loja virtual ou produtos que venda.

ideias-de-conteudo-em-video-faq

13. O que é?

Apesar de parecer óbvia, essa é uma das ideias de conteúdo em vídeo que muitas vezes produtores esquecem de utilizar. O conceito é bastante simples: explicar como funciona um conceito relacionado à sua área. No canal, por exemplo, publicamos um vídeo que demonstra o que é o marketing de afiliados e o que significa o termo afiliação, todos relacionados ao marketing digital.

14. Conte uma história

Uma das ideias de conteúdo em vídeo que funcionam bastante nas redes sociais, pode simplesmente contar sua história ou a de seu negócio. Por exemplo, pode contar como você teve a ideia para seu negócio, como encontrou sucesso, com o que trabalhava antes de trabalhar no seu nicho de mercado, entre diversas outras possibilidades.

15. Faça transmissões ao vivo

Tanto o Facebook quanto Instagram e YouTube permitem que faça transmissões ao vivo. Esse é um tipo de conteúdo que normalmente faz sucesso em todas as redes. O Instagram, por exemplo, chega a notificar seus seguidores que está ao vivo, além de colocar sua live na barra de Stories.

Um tipo de conteúdo mais autêntico, as lives podem ser usadas para falar de alguma notícia bombástica que acabou de acontecer, para fazer anúncios de novos produtos ou simplesmente promover o engajamento entre seus seguidores. Vale lembrar que, no Facebook e no YouTube, suas transmissões ao vivo ficam gravadas e podem ser assistidas por quem não conseguiu chegar no horário.

Leia também no blog Marketex: Como fazer uma live do Instagram em dupla

Quais ideias de conteúdo em vídeo se interessou em fazer?

Com essas ideias, acreditamos que terá uma fonte confiável de conteúdos que podem funcionar em suas redes sociais. Para aprender mais sobre como usar os vídeos em suas estratégias de marketing digital, não deixe de conferir o conteúdo completo do VideoTex, nosso curso online especializado na área de vídeo.

Nele, você aprenderá como criar vídeos capazes de gerar vendas, recomendações de aplicativos que te ajudarão a fazer vídeos cada vez melhores e como gravar vídeos com o celular, entre outros. Acesse o link e cadastre-se já para fazer o curso!

Comente

Sobre o autor

Equipe Marketex

Equipe Marketex

Pin It on Pinterest

Share This
Empreendedorismo Inovação e Tech Instagram Periscope Pessoas Vídeos Whatsapp
como-enviar-áudio-no-instagram-direct-capa
Como enviar áudio no Instagram Direct
como trabalhar em casa capa
Como trabalhar em casa 2019 – 30 melhores ideias
como ver stories antigos no instagram capa
Como ver Stories antigos do Instagram