Empreendedorismo

Importância das mídias sociais para vendas

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Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Se acompanha nossos conteúdos há algum tempo, já deve ter aprendido que não adianta muito aumentar seu número de seguidores se não alcança o objetivo final que é vender. Vale lembrar que a regra também vale para influenciadores digitais, já que é interessante que seu público seja convencido a testar os produtos que recomenda em sua página ou perfil. Usar as mídias sociais para vendas é interessante para qualquer negócio com presença na internet.

Em 2005, ano no qual as mídias sociais começaram a se popularizar, cerca de apenas 5% dos adultos estavam ativos em uma rede social. Treze anos depois, esse percentual subiu para 69% nos Estados Unidos, como mostrado nessa pesquisa da organização Pew Internet. Incrivelmente, esse número é ainda maior quando falamos do Brasil. A Rock Content entrevistou cerca de 1030 pessoas no país e revelou que 92,1% delas também estão presentes em alguma mídia social.

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Ou seja, apenas essa informação é o suficiente para começar a vender já nas redes sociais. Porém, usar as mídias sociais para vendas tem uma importância ainda maior, se levarmos em consideração alguns dos fatores que mostraremos nos parágrafos seguintes.

Leia também: WhatsApp Business – Tudo que precisa saber sobre a nova ferramenta para negócios

1. Quase metade dos usuários checam informações nas mídias sociais

Uma pesquisa revelou que 46% dos usuários costumam fazer buscas nas redes sociais antes de tomar uma decisão de compra. Quando falamos de tomadores de decisões como CEOs de empresas, por exemplo, esse percentual aumenta consideravelmente. Foi revelado que 84% dos executivos usam as redes sociais antes de decidir sobre uma compra.

2. Encontrar consumidores que não sabia que existia

As mídias sociais são as melhores ferramentas para encontrar tipos de consumidores que antes não existiam para o seu negócio. Para isso, basta fazer algumas pesquisas e seguir algumas hashtags no Instagram para descobrir qual tipo de público poderá se interessar em comprar seus produtos através da rede social.

Ao realizar estas buscas por hashtags e traçar perfis dos usuários que normalmente interagem com as publicações, poderá definir o próprio público que deverá atingir. A partir daí, basta começar a trabalhar em seu conteúdo e estratégias para atrair novos seguidores.

Dica: O curso Mais Seguidores foi criado especialmente para quem deseja alavancar seu Instagram. Clique no link para conferir o conteúdo completo e objetivos do curso!

3. E também permite que esses consumidores saibam que VOCÊ existe!

Você não é o único a fazer buscas nas redes sociais por produtos de seu interesse. Potenciais compradores também estão buscando conteúdos e produtos de seu interesse e podem ir de encontro ao seu conteúdo. Além disso, pode utilizar os anúncios nas redes sociais para atrair novos usuários ou criar ofertas especiais para seguidores existentes.

4. Construir relacionamentos

A palavra-chave nas mídias sociais é relacionamento. São através delas que manterá contato constante com seus clientes, ou seja, manterá sua marca presente em seu dia a dia. Além disso, a melhor maneira de usar as mídias sociais para vendas é atingindo o público que já o conhece e já se engaja com suas páginas.

Através das técnicas de remarketing, poderá criar ofertas personalizadas e segmentá-las de acordo com os diversos tipos de público com o qual interage. O retargeting é uma das práticas mais importantes quando falamos de mídias sociais para vendas.

Como pode ser visto nesse artigo da Forbes, a probabilidade de vender novamente para um cliente existente é de 60 a 70%, enquanto a chance de vender a um desconhecido varia de 5 a 20%. Entenda como funciona o retargeting na imagem abaixo, publicada pelo site AdEspresso.

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5. Permite remover objeções em tempo real

Além de ser usada para anunciar seus produtos e divulgar conteúdo, as mídias sociais também podem e devem ser usadas para prestar atendimento aos seus seguidores e clientes. Como as principais plataformas contam com mensageiros instantâneos – como o próprio Facebook Messenger -, seus seguidores podem entrar em contato com seu perfil para tirar dúvidas e remover quaisquer objeções que um cliente em potencial venha a ter.

Leia também: 15 dicas para gravar vídeos com o celular

Melhore seus resultados na hora de usar mídias sociais para vendas!

Agora que esclarecemos a importância de usar as mídias sociais para vendas, chegou a hora de descobrir como vender em plataformas como Google, Facebook e Instagram. Através do curso Mídias Sociais para Negócios, você aprenderá os conceitos básicos do marketing digital, além de aprender a vender através das listas de transmissão e estratégias para conseguir seus primeiros seguidores. Confira o conteúdo completo através do link e inscreva-se já para impulsionar os resultados de seu negócio com as mídias sociais!

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