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Se você ainda não tem consciência da importância do planejamento para o sucesso do seu negócio, precisa parar agora mesmo o que está fazendo e ler esse conteúdo.

Mais do que entender da necessidade de se organizar, planejar e criar metas, você precisa colocar tudo isso em prática de fato.

Assim, todas as ações estratégicas do seu negócio, todos os próximos passos, tudo ficará muito mais claro e simples para você.

E é assim que os resultados de verdade começarão a aparecer – e cada vez mais consistentes!

A importância do planejamento para o sucesso do seu negócio

Como empreendedor(a) ou empresário(a), saber onde você quer chegar com o seu negócio é muito importante.

Isso também vale para aqueles que estão começando, viu? Caso contrário, vai ser aquela coisa “quem não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”.

E isso não é nada bom para os negócios!

Sendo assim, fica nítida a importância do planejamento para o sucesso do seu negócio digital.

A partir do momento que você estipula metas e objetivos, você consegue traçar um plano de ação efetivo, para chegar onde deseja.

Assim fica mais fácil organizar a sua empresa, manter toda a sua equipe alinhada e tomar decisões muito mais rápidas e assertivas, para que o seu negócio continue sempre em frente!

A Importância do Planejamento: como preparar o seu negócio para 2020

Agora que você já sabe da importância do planejamento para o seu negócio, está na hora de começar a pensar em maneira estratégica no ano de 2020.

Para te ajudar, separei alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de fazer o seu planejamento, para que esse seja um grande ano para o seu negócio. Vamos lá?

Estipule metas e objetivos

Antes de tudo, é preciso começar estipulando suas metas e objetivos.

Pare e pense “Onde eu quero chegar com o meu negócio neste ano?”.

Na hora de planejar, leve em consideração o potencial do seu negócio, os recursos que você tem ao seu favor e o que você vai precisar para realizar cada um dos seus objetivos.

Feito isso, coloque prazos para que cada uma das suas metas seja realizada. E, então, passe para o próximo passo…

Crie um Plano de Ação

Você já sabe da importância do planejamento estratégico. Mas, tão importante quanto planejar é colocar a mão na massa.

Então, a partir do brainstorming feito acima, anote suas principais metas e objetivos. E, depois, desmembre-as em metas menores.

Isso é importante pois assim você conseguirá criar um plano de ação estratégico, com o passo a passo de tudo o que precisará ser feito, para que o seu negócio chegue no patamar desejado – e avance sempre!

Assim você também vai conseguir ter uma visão mais “completa” e levar em consideração toda a sua equipe, na hora de desmembrar tarefas e atribuições, para fazer com que o seu negócio comece a rodar de verdade.

Tenha uma equipe alinhada com seus objetivos

Eu sei que, principalmente para quem está iniciando, nem sempre é possível ter uma equipe.

No entanto, tem pessoas que já começam com parcerias ou até mesmo contando com a ajuda de pessoas que acreditam no seu negócio.

E aqui está algo muito importante para que o seu planejamento torne-se realidade e o seu negócio cresça: tenha um time que acredite no seu negócio e trabalhe para alcançar as suas metas.

Caso contrário, você dificilmente poderá contar com outras pessoas. E o resultado? Apenas você estará trabalhando a favor do seu negócio, enquanto gasta energia com outras pessoas que não estão alinhadas com o seu propósito.

Se você ainda não tem uma equipe, leve isso em consideração na hora que você for começar a escolher pessoas para trabalhar ao seu lado, certo?

Visibilidade é essencial

Aqui está um ponto indiscutível: todo negócio precisa de VISIBILIDADE! Seja o seu negócio offline ou digital.

E, nesse processo, tudo vale: marketing boca a boca, estratégias de divulgação offline mas, principalmente, estratégias de divulgação online, como as redes sociais.

Não canso de falar, e quem me segue sabe, que as redes sociais são hoje um cartão de visita para quem tem um negócio.

É só pensar: quando uma pessoa procura por uma loja, produto, serviço ou treinamento, onde ela vai?

Geralmente o caminho é um padrão: Google, Redes Sociais…

E você precisa estar preparado para ter essa visibilidade no meio online, pois será um diferencial para que você consiga atrair novos clientes e fechar mais vendas (é o que todo negócio quer, certo?).

O poder do Marketing Digital

Eu gosto de falar que organização é a chave para o crescimento constante! Por isso, planeje bem (e com uma visão estratégica) todas as ações promocionais do seu negócio.

O marketing digital é muito poderoso (e é para todos!), então utilize-o ao seu favor.

Fazer campanhas de captação de clientes, de nutrição, de vendas… Tudo será preciso!

Nesse processo, entender sobre Jornada do Consumidor e Funil de Vendas será muito importante. Dessa forma você vai saber como não pular etapas e, assim, conseguir chegar onde deseja (fechar vendas!).

Você também vai ver que todas as suas ações se encaixam e que tudo tem um “porquê”, ou seja, um caminho que o seu potencial cliente precisa percorrer. 

Primeiro é preciso atrair seus clientes, depois criar um relacionamento (e continuar nutrindo esse relacionamento) até o momento tão esperado: a oferta!

Quando você entende esse processo e começa a utilizar essa e outras estratégias de marketing a favor do seu negócio, o resultado é: SUCESSO!

Planejamento estratégico: duas funcionalidades para utilizar ao favor do seu negócio

Chega de falar da importância do planejamento estratégico, isso você já entendeu!

Agora é hora de colocar a mão na massa!

E, para finalizar esse conteúdo, quero compartilhar com você duas dicas de ferramentas super funcionais que vão otimizar o seu dia a dia e facilitar o planejamento do seu negócio!

Matriz SWOT

swot

Talvez essa seja uma das ferramentas mais conhecidas para planejamento de negócios e ações estratégicas.

E, como empreendedor(a), conhecer essas funcionalidades que podem facilitar a sua dia e a sua organização, será um diferencial.

O objetivo dessa ferramenta é te auxiliar a ter um planejamento estratégico do seu negócio, fazendo uma análise geral sobre os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de mercado e do seu negócio.

Quando você utiliza essa ferramenta ao seu favor, consegue ver com clareza onde o seu negócio está perdendo oportunidades e onde pode começar a ganhar de verdade.

Ou seja, você consegue evidenciar oportunidades reais de maior lucratividade, para então tomar decisões muito mais assertivas.

Minha dica: pesquise modelos de matriz swot no Google e escolha um para utilizar no seu negócio. Feito isso, comece a preenchê-la.

Após finalizar essa análise, você terá uma visão muito mais clara do que pode e do que precisa ser feito para chegar onde deseja (alcançar suas metas e objetivos), além de pontos essenciais para o planejamento do seu negócio.

Matriz BCG

bcg

Pouco menos conhecida do que a ferramenta anterior, a Matriz BCG também tem como objetivo te ajudar a ter clareza sobre onde você deve direcionar a maior parte da sua energia, para então potencializar a lucratividade do seu negócio.

A matriz BCG vai ser útil para te ajudar no seu planejamento e também no financeiro do seu negócio. Já que tem como principal benefício o fato de focar na lucratividade da sua empresa.

Quando você entende e utiliza esse método ao seu favor, os benefícios são: aumento da lucratividade, decisões mais assertivas e clareza nos próximos passos que você precisa dar.

A importância do Planejamento: Comece JÁ!

Consegue ver como tudo o que falamos aqui vai contribuir para o crescimento do seu negócio?

É por este motivo que é tão importante ter um planejamento estratégico! 

O motivo pelo qual muitos negócios ainda patinam no mercado e não saem do lugar, é exatamente esse: não sabem para onde querem ir e, assim, acabam focando em uma série de estratégias que não os leva a lugar nenhum. 

Mas agora é hora de botar a mão na massa e começar a desenhar os próximos passos do seu negócio.

Você já sabe qual é a importância do planejamento para o seu negócio, já tem dicas de como começar e só precisa de uma coisa: colocar tudo em prática.

E, nesse caminho, não desanime. Infelizmente, muitos planejamentos não vão até o fim, mas para que os resultados apareçam e sejam satisfatórios, você precisa ser persistente. 

Se você quer saber sobre planejamento e ter produtividade de verdade para o seu negócio, por meio de estratégias que funcionam, clique aqui e conheça agora mesmo a Produtividade fora da curva.

Agora me conta aqui nos comentários, você já começou o seu planejamento empresarial para esse ano? Qual está sendo sua maior dificuldade?