Produtividade

Assistente Virtual Home Office: como trabalhar em casa

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Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Você já sabe o que é um assistente virtual e já anotou as principais dicas para começar na carreira. Como migrar o ritmo de trabalho em uma empresa convencional para a rotina de um assistente virtual home office?

Trabalhar em casa é maravilhoso. Você decide a hora de começar, quando acaba o expediente e em qual canto da casa irá passar suas horas de trabalho. Se quiser, pode até trabalhar de pijamas!

Por outro lado, isso significa que terá de tomar mais decisões do que está acostumado, o que pode ser desgastante em alguns momentos. Também será comum interpretarem sua presença como disponibilidade para resolver coisas pessoais ou até cuidar da casa.

Não nos entenda errado. Poder decidir quando trabalho e quando cuida da casa é uma grande vantagem. O problema está quando as coisas se misturam e a tentação de fazer tarefas de casa para procrastinar se instala.

Afinal, não é procrastinação se você está fazendo algo útil, correto?

Errado!

Por mais que sua casa precise de cuidados, usar essas tarefas para procrastinar poderá fazer com que seus projetos não saiam do lugar. Ou pior: deixe de entregar uma tarefa no prazo acordado.

Para evitar cair nessas armadilhas na vida como assistente virtual home office, separamos 10 dicas essenciais para que possa ser mais produtiva trabalhando em casa.

Confira abaixo!

Planeje uma rotina

Outra das grandes armadilhas de trabalhar como assistente virtual home office é esquecer de algo muito importante: a rotina. Você não precisa trabalhar das 9 às 17, como em seu antigo trabalho. Por outro lado, ter um horário fixo de trabalho poderá te ajudar a manter uma rotina produtiva.

Vale mencionar que, ao trabalhar como assistente virtual home office, é provável que tenha de estar disponível durante o horário comercial para atender seus clientes. Para te ajudar no planejamento, aplicativos de calendário podem ser bastante úteis.

Além disso, separe horários para o trabalho, tarefas de casa, exercícios físicos e, tão importante quanto, descanso!

estabeleca uma rotina como assistente virtual home office

Veja também essas técnicas para gestão do tempo que podem te ajudar no planejamento da sua rotina.

Crie um plano de negócios

Uma dica mais relevante para a criação do seu negócio que trabalhar em casa propriamente dito. Porém, é importante que desenvolva um plano de negócios para sedimentar uma base para o seu trabalho.

Como você trabalha? Quais serviços oferece? Quanto irá cobrar por eles e o quanto poderá negociar valores? Ter essa base irá facilitar na tomada de decisão, seja para lidar com novos clientes quanto para resolver problemas com os atuais.

Aprenda como montar um plano de negócios em apenas cinco passos acompanhando os artigos do blog!

Prefira cômodos mais isolados

Ao definir seu espaço de trabalho, busque um cômodo no qual possa se isolar. Pode ser um cômodo afastado da porta de entrada ou um canto mais silencioso.

Se não for possível usar um cômodo por escritório, procure ficar em uma parte dele que seja mais isolada. De preferência, longe da porta de entrada e que seja mais escondido. Ou seja, um lugar na casa onde possa ficar mais escondido.

Em primeiro lugar, foque na tarefa mais difícil

Quando suas tarefas não tiverem um horário definido para serem executadas, opte por fazer a mais difícil por primeiro. Quando estamos começando a trabalhar, nossa mente está mais aberta e fresca. Ou seja, pronta para encarar desafios.

a melhor hora para ter ideias e encarar desafios é a primeira hora

Ou seja, você terá mais disposição e usará melhor suas habilidades para lidar com aquela tarefa. Quem nunca começou o dia pelas tarefas mais fáceis e, ao final do dia, ficou “sem cabeça” para lidar com a tarefa mais complexa. Atire a primeira pedra quem nunca fez isso e acabou procrastinando a tarefa para o dia seguinte.

Ou seja, quanto mais cedo lidar com as tarefas complicadas, mais fácil ficará o resto do seu dia e menores são as chances de procrastinar.

Como evitar a tentação dos emails no começo do dia?

Não insulte seu cérebro lendo emails no começo do dia. Uma coisa é conferir mensagens para saber se uma urgência apareceu. Outra é limpar sua caixa de entrada como primeira tarefa do dia. Você é um assistente virtual home office, não precisa mais ver se recebeu emails do chefe antes de começar a trabalhar.

Como evitar esse forte hábito?

Planejando suas tarefas no dia anterior.

Mesmo que tenha de checar seus emails antes de começar o dia, você irá apenas dar uma “passada de olhos” para saber se algo urgente aconteceu.

Experimente fazer o inverso. Trabalhe na sua tarefa mais importante ou difícil no primeiro horário e leia os emails ao final do dia.

Enquanto limpa sua caixa de entrada, organize as suas tarefas para o dia seguinte de acordo com as mensagens que receber.

Dessa maneira, você já começará o dia sabendo o que precisa fazer e não precisará ir olhar os emails.

esqueca os emails no primeiro horário do seu trabalho como assistente virtual home office

Diga não para as distrações rotineiras

Lembra que mencionamos como é fácil que as pessoas que vivem com você passem a interpretar seu trabalho como assistente virtual home office como disponibilidade para tarefas pessoais?

Acredite, isso irá acontecer.

Se você é dessas pessoas que tem dificuldade em dizer não, é urgente que aprenda, para o bem da sua produtividade.

Não há problemas em executar algumas tarefas corriqueiras, que podem ser executadas em menos de cinco minutos. O problema é quando o pedido é para fazer compras no meio do seu expediente.

É necessário que converse e deixe claro seus horários de trabalho, no qual não estará disponível para esse tipo de tarefas.

Tem problema em aproveitar uma tarde para ir ao supermercado, ou em um horário que ele provavelmente estará vazio?

Não.

Mas é necessário que planeje bem seus horários, de maneira que não prejudique a entrega das suas tarefas e já deixe avisado de antemão que, durante o intervalo de horário, não estará disponível para atender seus clientes.

Você não precisa dar satisfação que está indo fazer as compras ou qualquer outro compromisso que tenha marcado. Por outro lado, não é de bom tom sair sem avisar aos seus clientes que não estará disponível.

Assistente virtual home office: aprenda novas habilidades!

Quem trabalha pela internet sabe que as mudanças são constantes e rápidas. Se trabalha como assistente virtual home office, isso significa que deverá ficar atenta a mudanças em diversas áreas.

O Instagram pode oferecer novidades como a possibilidade de compartilhar links pelo WhatsApp ou a de programar posts direto da plataforma.

Por isso, separe uma parte do seu horário de trabalho para estudar e aprender novas habilidades.

Já trabalha como assistente virtual, mas gostaria de saber como conseguir novos clientes, aprender alguma habilidade nova que possa vender ou como criar posts estratégicos nas mídias sociais?

Então você precisa começar pelo Jornada Assistente Virtual!

Um combo com 12 cursos online, você aprenderá o passo a passo para ter uma carreira bem-sucedida como assistente virtual. Isso significa que pode conseguir uma renda de R$ 4.000 a R$ 28.000 reais por mês. Tudo isso aproveitando a liberdade de trabalhar em casa ou de onde preferir.

O que está esperando? Clique no link agora para começar a criar sua própria jornada como assistente virtual home office!

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