Empreendedorismo

Como fazer um plano de negócios em 5 passos

como-fazer-um-plano-de-negocios-capa
Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Dez em cada dez sites de empreendedorismo afirmam que você precisa ter um plano de negócios para ter melhores chances de ser bem-sucedido. O problema é como fazer um plano de negócios.

Empreendedores habilidosos podem ter dificuldade nisso.

Mesmo que já esteja empreendendo, é fácil esquecer de montar um documento que vai servir como norte para sua empresa. Um plano de negócios serve para guiar seus passos na hora de tomar uma decisão estratégica ou operacional.

Por que aprender como fazer um plano de negócios é tão importante?

Pois é ele quem define a maneira como irá tocar sua empresa. Se suas tentativas falharem ou ficar em dúvida sobre qual seu próximo passo, é ele quem deve te oferecer uma resposta.

Nós bem que queríamos ser os “diferentões” e falar para você que é desnecessário aprender como fazer um plano de negócios.

Mas isso é impossível!

O plano de negócios é a melhor maneira de se lembrar porque você está empreendendo em primeiro lugar. Por isso é tão importante e não temos como ser exceção.

Seu plano de negócios deve ser simples

Agora que já sabe que não tem escapatória, não vamos te deixar na mão. Melhor ainda, vamos mostrar que montar seu primeiro plano não é tão difícil quanto aparenta. Você pode começar a fazê-lo com apenas uma caneta e papel.

como-fazer-um-plano-de-negocios-caderno

Só lembre-se de depois passar a limpo em um documento para não acabar perdendo seu plano.

A primeira regra para a montagem de um plano de negócios é a simplicidade. Especialmente se for o seu primeiro. Não adianta querer estudar as principais teorias do empreendedorismo para então criar o plano.

Pense no plano como a pedra fundamental de uma construção, aquela que dará base a todo o prédio. O objetivo dela é apenas esse: oferecer a base. E é assim que deve ser o seu planejamento.

Por isso, pegue o caderno e caneta e descubra os 5 passos essenciais de como fazer um plano de negócios!

1. Defina seu negócio em apenas uma folha

O primeiro passo na construção do seu plano de negócios é o mais complicado, mas vai ajudar a fundamentar sua base. Pode pensar nele como “a base da base”. Chame essa folha de Visão Geral.

É nele que deverá estabelecer as primeiras regras do seu negócio. Escreva qual é o propósito do seu negócio, qual o problema que ele almeja solucionar e qual será o produto que irá resolver seu problema.

Por exemplo, se pretende trabalhar como assistente virtual, o problema que você irá solucionar é a execução de tarefas e rotinas administrativas de profissionais e empreendedores que não tem mais tempo para lidar com isso. O produto: seu conhecimento sobre essas rotinas e domínio das ferramentas necessárias para executá-las.

O documento deve ser breve. Não passe de uma ou duas páginas para criar a visão geral do seu negócio.

como-fazer-um-plano-de-negocios-geral

2. Encontre um nicho lucrativo

Você pode pensar em criar um negócio a partir de um hobby. Não há nada de errado com isso, principalmente em alguns setores como o de jogos online, que são uns dos nichos mais lucrativos que existem.

Mas assegure-se de duas coisas:

1. Que ele seja lucrativo.

2. Que exista público para ele.

Trabalhar em um nicho de pouca lucratividade pode te render muitos seguidores e likes, mas eles não pagam as contas do seu negócio. Ao mesmo tempo, se apenas você e seu grupo de amigos seguem um hobby, dificilmente encontrará pessoas dispostas a investir nele.

Por isso, antes de começar um negócio, pense em algo que você goste de fazer, que seja lucrativo e que tenha um público que consuma conteúdo.

3. Defina formas de ganhar dinheiro

Você já definiu um problema e como seu produto será a solução. Naturalmente, espera-se que essa seja a principal forma de ganhar dinheiro em seu negócio.

Mas quem disse que precisa contar com apenas uma maneira. Você pode ganhar dinheiro de diferentes formas.

Uma delas é a influência digital. Outra forma pode ser a prestação de serviços, como exemplificamos antes. Criar produtos digitais também pode ser uma maneira de rentabilizar sua empresa.

Contanto que não perca o foco no que é importante, recomendamos fortemente que busque outras formas de rentabilizar seu negócio. Talvez esse artigo com 30 ideias de como trabalhar em casa te inspire a começar um negócio.

Assim como fez no primeiro passo, não gaste mais do que uma folha para anotar as formas de ganhar dinheiro que usará no seu negócio.

como-fazer-um-plano-de-negocios-dinheiro

4. Analise suas finanças

Um passo importante de qualquer um que esteja aprendendo como fazer um plano de negócios é analisar as finanças atuais e do que precisa para começar a empreender.

Analise os custos necessários para o seu empreendimento, como luz, internet e material necessário para criar o produto. Serviços como hospedagem e anúncios em mídias sociais também são considerados. Coloque tudo na ponta do lápis para descobrir qual será o custo mensal do seu negócio.

Certifique-se também de montar uma reserva de pelo menos seis meses, que será usada para manter o negócio em seus estágios iniciais, quando ainda estiver montando sua lista de clientes.

5. Como será sua nova rotina

Agora que já sabe os principais objetivos do seu negócio, encontrou um nicho lucrativo e planejou como ganhar dinheiro e quais despesas terá a cada mês, chegou a hora de definir sua rotina de trabalho.

Nos primeiros meses, é normal que encare jornadas longas, especialmente se já trabalhar para uma outra empresa. Porém, o ideal é que, à medida que o negócio vai crescendo, ter horários mais estabelecidos.

crie seus processos e rotina na nova empresa

Ter uma jornada de trabalho demasiado longa durante muito tempo irá custar à sua saúde e relações. Portanto, dê atenção especial à estratégia do seu negócio para não entrar em um ciclo vicioso e pouco produtivo.

Bônus: aprenda como lançar seu produto digital em um mês!

Agora que conhece os principais passos de como fazer um plano de negócios, chegou a hora de botar a mão na massa!

Mas, espere só mais um pouco.

Temos uma dica bônus especial para quem pensa em dar cursos online.

Essa dica se chama Turbotrainer!

Desenvolvido pelas irmãs Ana Paula Tex e Ana Martha Tex, ele traz todo o conhecimento obtido em mais de 10 anos trabalhando no marketing digital e cursos, mentorias e masterclasses.

Mas qual é o objetivo disso?

Oferecer uma maneira de te ajudar a criar, publicar e divulgar seu curso online em apenas um mês!

Com os conhecimentos do TurboTrainer, você aprenderá a desenvolver tudo que é necessário para ter seu próprio (e rentável) negócio.

Os benefícios: maior liberdade de tempo e geográfica, uma forma de renda passiva para o seu negócio e a construção de sua autoridade no nicho que escolheu.

Ficou interessada? Então clique no link agora para conhecer o TurboTrainer e tudo que ele tem a oferecer!

Comente

Sobre o autor

Equipe Marketex

Equipe Marketex

Pin It on Pinterest

Share This
Empreendedorismo Inovação e Tech Instagram Periscope Pessoas Vídeos Whatsapp
instagram-analytics-capa
Instagram Analytics: Como usar as métricas do Instagram
filmes-sobre-empreendedorismo-capa
10 filmes sobre empreendedorismo para te inspirar
como-fazer-parcerias-instagram-capa
Como fazer parcerias no Instagram