Empreendedorismo

8 habilidades essenciais para empreender

habilidades-essenciais-para-empreender-capa
Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Seja por necessidade ou aspiração, empreender é um dos caminhos mais escolhidos por quem prefere trabalhar em casa. Por outro lado, não basta simplesmente tomar a decisão e criar uma biografia no Instagram para se nomear empreendedor. Assim como outras áreas, existem habilidades essenciais para empreender.

A boa notícia: nenhuma deles requer qualquer talento especial e podem ser desenvolvidas e praticadas. Outro pensamento interessante é que não precisa esperar aprender todas elas para começar a empreender.

Muito do empreendedorismo se aprende na prática.

Isso significa que, ao aprender novas habilidades, pode incorporá-la em seu dia a dia. E quanto mais aprender, mais opções conseguirá ver com clareza quando precisar tomar uma decisão.

Por isso, afaste a preguiça que habita em você e confira nos próximos parágrafos 8 habilidades essenciais para empreender com sucesso!

1. Planejar e tomar decisões

Quando falamos em planejamento e tomada de decisões, existem três tipos de pessoas no mundo. As primeiras são as que tomam decisões de maneira precipitada, sem considerar informações e variáveis importantes.

aprenda como tomar decisoes de maneira mais rapida e sem perder qualidade

O segundo tipo segue o exemplo contrário: ficam tanto tempo a analisar informações e variáveis que, na hora de decidir, simplesmente trava sem saber o que fazer.

Para empreender, o ideal é ser do terceiro tipo: toma decisões rapidamente, mas sem deixar de considerar variáveis importantes. A diferença entre ele e o segundo tipo é que ele não corre minuciosamente atrás de cada detalhe sórdido.

Ou seja, ele desenvolve a habilidade de decidir rapidamente com as informações que tem à mão.

O mesmo acontece quando falamos em planejamento. É importante que aprenda a estabelecer metas, definir prioridades e quais serão as ações necessárias para executá-las.

2. Gerenciar finanças

Não aprender ao menos o básico sobre como gerenciar finanças pode te levar à falência rápido. Por isso, é essencial que aprenda como gerenciar e separar seu dinheiro pessoal com o do seu negócio.

Isso significa que deve aprender tudo sobre Tesouro Direto, ações ou fundos de investimento imobiliários? De jeito nenhum, a não ser que seu empreendimento seja na área financeira. Conhecimentos sobre fluxo de caixa e capital de giro são interessantes para quem empreende.

Mas esse não é o único tipo de gerenciamento entre as habilidades essenciais para empreender.

3. Gerenciar tempo

Se está começando seu negócio próprio agora, já deve ter notado que a carga de trabalho que assume é bem maior do que quando trabalhava para alguém.

Embora um negócio próprio possibilite ganhar liberdade de tempo e geográfica para trabalhar quando e onde quiser, isso leva um tempo para ser construído. (fique até o final para descobrir como!)

Por isso, uma das habilidades essenciais para empreender é entender como gerenciar seu tempo e, mais importante ainda, sua energia. Aqui no blog, mostramos algumas dicas valiosas para melhor administração de tempo.

saber como gerenciar seu tempo e energia te torna mais produtivo

Criar calendários, checklists de tarefas e compreender em qual parte do dia se sente mais (e menos) energizado também é importante para a criação de uma rotina que traga sucesso ao seu negócio.

4. Gerenciar pessoas

A terceira e última das habilidades essenciais para aprender voltadas ao gerenciamento é a administração das pessoas que trabalham com você. Embora seja provável que sua equipe seja formada por você e seu animal de estimação, o objetivo é que isso não dure para sempre, certo?

Por isso, é interessante que aprenda desde já como gerenciar pessoas. Além de aprender práticas como a legislação para contratar alguém, também é interessante conhecer um pouco sobre psicologia, por exemplo.

O objetivo é conseguir motivar pessoas a trabalharem para você dando o máximo que podem, de maneira que o que oferece atende seus anseios, medos e aspirações.

5. Delegar tarefas

Alguns profissionais optam por criarem um negócio próprio por se considerarem “centralizadores”. Mas o que é alguém centralizador?

Normalmente, é uma pessoa com dificuldade de confiar em outros para executar qualquer tipo de tarefa. Como alguém desse perfil se comporta?

Absorvendo todas as tarefas para si. Por mais que a pessoa seja realmente a melhor naquela tarefa, esse não é um comportamento que irá te ajudar no curto prazo.

Nos desculpe por dizer essa realidade, mas, para que seu negócio cresça, você deverá aprender a delegar tarefas. Ficar por muito tempo centralizando tudo em torno de si fará que, em algum ponto, desenvolva problemas de saúde.

habilidades-essenciais-para-empreender-delegar

6. Aprender por curiosidade

Esse é um dos poucos pontos nos quais talvez estejamos falando mais de um perfil do que uma habilidade propriamente dita. Ainda assim, é importante ressaltar que, para empreender, é importante que a curiosidade faça parte da sua rotina.

Por que um empreendedor deve ser curioso?

A resposta é bastante simples: para saber quais são as principais tendências, notícias e possibilidades de fazer negócio. Testar novos modelos de negócios e inovações tecnológicas são algumas das atividades que irão estimular o pensamento criativo e pode resultar em grandes ideias.

7. Testar novas ideias

Não adianta ser curioso se joga todas as ideias novas no lixo antes mesmo de testá-las. Por isso, é importante que desenvolva o hábito de testar novas ideias ou tendencias.

Isso significa que deve acompanhar tudo que sai? Não necessariamente. Mas nunca saberá a não ser que comece a testar por conta própria.

Mesmo que uma ideia, ferramenta ou tendência não deem certo, você ganhará aprendizados que pode usar em suas próximas tentativas.

8. Vender

Talvez você seja tímido e por isso, mesmo que tenha a maioria das habilidades essenciais para empreender, acredite que não conseguirá por ter dificuldades em vender.

Mas isso não pode estar mais longe da verdade. Você não precisa ser extrovertido para aprender a vender. Basta aprender algumas das principais técnicas e ferramentas para vendas e colocá-las em prática.

Se o produto ou serviço que está oferecendo resolver um problema das pessoas, não irá demorar muito para adquirir seus primeiros clientes. Comece conferindo algumas dicas de como vender no Instagram!

habilidades-essenciais-para-empreender-vender

Aprenda como vender seu conhecimento com o Turbotrainer!

O seu produto é seu próprio conhecimento sobre algum tema em específico, como programação, criação de artesanato ou escrita criativa? Então todas as dicas que mostramos ao longo do artigo servem para você.

Se está em dúvida sobre qual tipo de negócio criar, já pensou em ter seu próprio curso online? O Turbotrainer é um treinamento criado pelas irmãs Ana Paula Tex e Ana Martha Tex feito especialmente para que seja bem-sucedido nessa empreitada!

No Turbotrainer, além de aprender habilidades essenciais para empreender, você conhecerá todos os passos do processo de montar e vender um curso online.

Qual é o benefício disso?

O primeiro é a liberdade de tempo e geográfica para trabalhar quando e de onde quiser. Nada de bater ponto em um relógio e ficar preso à cidade onde mora para conseguir sobreviver.

Com o treinamento, você aprenderá como disponibilizar seu curso online em apenas 1 mês!

Por meio dos aprendizados obtidos no Turbotrainer, você terá mais tempo livre e mais faturamento ao mesmo tempo e poderá impactar mais pessoas, se livrando da barreira geográfica.

Clique no link para se inscrever já no Turbotrainer e conheça o conteúdo completo do curso!

Comente

Sobre o autor

Equipe Marketex

Equipe Marketex

Pin It on Pinterest

Share This
Empreendedorismo Inovação e Tech Instagram Periscope Pessoas Vídeos Whatsapp
enviar-enquetes-perguntas-direct-capa
13 passos para enviar enquetes e perguntas pelo Instagram Direct
instagram-analytics-capa
Instagram Analytics: Como usar as métricas do Instagram
filmes-sobre-empreendedorismo-capa
10 filmes sobre empreendedorismo para te inspirar