Empreendedorismo

Como trabalhar em casa 2020 – 40 melhores ideias

como trabalhar em casa capa
Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Faltam menos de 3 meses para 2019 acabar e provavelmente já começou a pensar no ano que está por vir. Talvez por conta do cenário de crise você tenha perdido o emprego ou, por outro lado, está desenhando uma mudança de carreira mas ainda não sabe bem como trabalhar em casa no próximo ano.

Mas nós não trouxemos uma, mas 40 soluções de como trabalhar em casa! Então aproveite esse artigo para anotar as ideias que estiverem mais de acordo com seu perfil e criar suas primeiras metas para começar sua carreira no trabalho remoto em 2020!

1. Crie produtos digitais

Ao longo do artigo, você certamente vai notar que colocamos links para nossos treinamentos digitais. Você também pode fazer o mesmo!

Se tem alguma habilidade especial ou sabe como fazer algo que as pessoas buscam aprender, você pode criar produtos digitais, como cursos e treinamentos, além dos próprios livros digitais que já citamos aqui.

Quer saber como criar, publicar e vender produtos digitais em apenas um mês? Então conheça agora o Turbotrainer, nosso treinamento completo para projetar seu primeiro curso online, do planejamento de marketing, a criação do produto em si e das estratégias de vendas que pode aplicar.

Clique no link para conhecer o Turbotrainer!

2. Assistente virtual

Um dos trabalhos online que vem crescendo de maneira consistente. O assistente virtual ajuda com tarefas na internet mais simples, como responder emails, comentários e mensagens nas redes sociais, por exemplo.

Trabalhar nessa área não requer muito investimento, mas conhecimentos básicos em marketing digital e como usar mídias sociais como o Instagram para negócios, Facebook e o WhatsApp, entre outros.

Para saber como dominar todas as habilidades para ser um assistente virtual de sucesso, não deixe de conferir o link e conhecer nosso treinamento online Jornada do Assistente Virtual!

como trabalhar em casa assistente

3. Crie lojas no Instagram para empreendedores

Já sabe como vender no Instagram como falamos no item anterior mas não tem produtos para vender? Então venda seus serviços e ajude outros iniciantes na plataforma a vender seus produtos!

Se ainda não sabe como usar o Instagram Shopping e prefere trabalhar oferecendo serviços, você pode conhecer nosso curso online Loja Express Online e começar a prospectar seus primeiros clientes depois do curso!

4. Influenciador digital no Instagram

Já produz conteúdo no Instagram e tem uma boa base de seguidores. Então você pode (e deve!) investir na carreira de influenciador digital no Instagram. Nesse modelo de trabalho, você irá criar conteúdo estratégico para o seu nicho e oferecer divulgação e parceria para ajudar marcas da sua área a vender.

Mas cuidado! Não se utilize de táticas de influenciadores digitais fake para tentar ser bem-sucedido. Isso acabará com sua reputação e fechará sua porta para trabalhos com conteúdo em mídias sociais.

Para saber como ganhar mais seguidores de maneira legítima e tornar seu Instagram um negócio rentável, não deixe de clicar no link e conhecer o nosso curso online Mais Seguidores!

5. Youtuber

De maneira semelhante ao influenciador digital no Instagram, mas focando em conteúdo no YouTube. Você pode gravar vídeos pela internet, monetizá-los pelo próprio YouTube ou firmar parcerias com empresas para vender seus produtos.

Para saber mais sobre a carreira de Youtuber, não deixe de acessar o link para conhecer nosso curso online Mais Inscritos. Nele, você aprenderá o que precisa para começar seu canal no YouTube e ter um público de 10.000 a 100.000 inscritos para então criar parcerias com grandes marcas e vender produtos ou serviços!

6. Venda produtos pela OLX

Um dos principais portais para compras e vendas no país, a primeira ideia de como trabalhar em casa é vendendo produtos. Você pode vender coisas que já não tem mais uso e está pegando poeira. Essa é a primeira maneira de fazer um dinheiro rápido através da internet.

como trabalhar em casa olx

Vale lembrar que essa dica é ideal para conseguir ganhar um dinheiro nos primeiros momentos. Porém, a venda de produtos na OLX serve mais como um complemento de renda e dificilmente é uma opção viável de trabalho constante. Clique no link para acessar a OLX e começar a vender seus produtos.

7. Venda produtos pelo Instagram!

Durante esse ano, o Instagram tornou a vida de influenciadores digitais e lojas virtuais muito mais fácil. Através do Instagram Shopping, você passa a poder vender seus produtos diretamente da rede social, uma ótima maneira para aprender como trabalhar em casa na área de vendas online.

Com a funcionalidade, você publica fotos de um produto e faz uma marcação, como se estivesse marcando um outro usuário ou uma localização. Porém, é necessário cumprir alguns critérios, como ter uma Fan Page no Facebook e criar uma loja com um catálogo que será integrado ao Instagram.

como trabalhar em casa instashopping

Para saber como criar uma loja com o Instagram Shopping, não deixe de conferir o passo a passo completo para marcar seus produtos em posts no feed e nas Stories do Instagram. Vale lembrar que só é possível vender produtos que podem ser enviados pelos correios no Instagram.

Dica: Quer criar um catálogo para vender no Instagram de maneira mais fácil? O Bagy é um plataforma de lojas virtuais que se integra diretamente ao seu Instagram. Ou seja, todo novo produto que colocar no Bagy ou no Instagram aparecerá em ambos.

Clique no link e saiba como o Bagy pode te ajudar a vender produtos no Instagram!

8. Grave Podcasts

Tem alguma área ou setor que tenha bastante conhecimento? Então procure outras pessoas semelhantes e grave podcasts! Esse tipo de conteúdo em áudio é bastante consumido no trânsito para o trabalho ou em academias, por exemplo.

como trabalhar em casa podcast

Para saber como trabalhar em casa gravando podcasts e ganhar dinheiro, você pode criar grupos no Facebook para seu público e vender produtos temáticos com sua marca nele. O ResumoCast, por exemplo, resume livros de empreendedorismo em seu podcast e vendem os livros que resumem no podcast.

9. Narrador(a) de audiobook

Outra tendência bastante interessante na área de conteúdo em áudio são os audiobooks, livros narrados. Diferente do ResumoCast, aqui os livros são narrados na íntegra.

Diversas empresas já contratam serviços para narrar audiobooks e, se você tem boa leitura e uma voz interessante, pode investir nessa área ao mesmo tempo que aprende como trabalhar em casa.

10. Trader no mercado financeiro

Ideal se você já conhece um pouco sobre o mercado financeiro. Mesmo que não conheça, existe diversos cursos online para aprender a lidar com o mercado financeiro e ganhar dinheiro através da Bolsa de Valores ou comprando e vendendo moedas estrangeiras.

11. Publicando livros digitais

Se trabalhar com áudio ou vídeo não for a sua praia, você pode aproveitar suas habilidades de escrita para publicar livros digitais. A Amazon é o principal mercado para isso, já que permite publicar livros digitais de maneira independente.

Escolha um tema no qual tenha algum conhecimento ou tire da gaveta o rascunho daquela história fantástica que começou a escrever. Pode ser através dela que irá encontrar a melhor maneira de como trabalhar em casa e ser bem-sucedido.

12. Gerenciar grupos de Facebook

Existem muitos grupos de Facebook com um número alto de membros cujo dono não dá conta de gerenciar sozinho. Com a possibilidade de vender nesses grupos, ter conhecimento ou experiência em moderar e gerenciar pode te ajudar a ganhar dinheiro trabalhando de casa.

como trabalhar em casa gruposface

13. Afiliado

Não são apenas os links para nossos cursos que você também viu aqui. Um modelo bastante rentável para quem produz conteúdo é a afiliação, uma ótima maneira de rentabilizar junto a outras dicas mencionadas nessa lista para saber como trabalhar em casa no próximo ano.

Pense que, ao invés de você criar um curso online, você encontre um que ofereça comissão em troca de links para vendas em seu blog, canal no YouTube ou perfil no Instagram. Isso é trabalhar como afiliado e é uma das formas mais conhecidas para ganhar dinheiro na internet.

14. Administrar o Instagram de outras marcas ou pessoas

Já fez nossos cursos para Instagram e se considera capacitado? Então você pode alugar suas habilidades para ajudar outras empresas e influenciadores a vender mais pelas mídias sociais.

O melhor de tudo: você pode tanto vender por conta própria em seus perfis ao mesmo tempo que gerencia o de seus clientes!

15. Gerencie anúncios nas mídias sociais

Uma das habilidades mais importantes para quem trabalha com redes sociais. Se sabe como gerenciar anúncios que trazem resultados, vendas e novos leads para empresas. Essa habilidade é bastante valiosa, já que é necessário saber gerenciar o orçamento de maneira a trazer o melhor resultado possível.

como trabalhar em casa ads

16. Crie um blog

Uma estratégia que funciona mais no médio e longo prazo, mas não precisa ser sua única forma de como trabalhar em casa. Ter um blog traz a possibilidade de gerar bastante renda na internet mas, antes do primeiro centavo cair na sua conta, terá muito trabalho.

Para monetizar um blog, você pode vender produtos digitais ou físicos, usar marketing de afiliados ou escrever conteúdo patrocinado por empresas. Para trabalhar com um blog, recomendamos que, no início, tenha outras formas de renda enquanto atua nas estratégias para rentabilizá-lo.

17. Criação de roteiro para YouTube

Outra opção interessante para quem já trabalhou com vídeos, mas se sente mais confortável com a escrita. Você pode oferecer serviços como roteirista de conteúdo no YouTube. Ou seja, você recebe a proposta de conteúdo – ou a oferece também – e deve criar o script que o youtuber irá seguir durante a gravação.

18. Criar cartões virtuais

Cartões virtuais são normalmente enviados por aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Esses serviços custam em média R$ 70 por cartão e são mensagens personalizadas que pode dar de presente ou como uma alternativa ao conhecido cartão de visitas. Saiba mais sobre eles em nosso curso online Mais Clientes!

19. Edição de vídeo

Outro tipo de trabalho remoto bastante procurado por quem tem canal no YouTube é o editor de vídeo. Como o próprio nome já diz, é a pessoa encarregada de colocar efeitos, cortar partes pouco interessantes ou com erros e otimizar o vídeo para que seja interessante ao público.

como trabalhar em casa editorvideo

Dica: Para começar a aprender sobre como editar vídeos com o celular, conheça o Videotex para começar a aprender sobre o assunto e investir em trabalhos para edição de vídeo!

20. Escreva artigos para blog

Você não precisa investir em um blog para escrever na internet. Pelo contrário, você pode ganhar dinheiro online escrevendo artigos para outros blogs. Porém, escrever para blog também requer estudo e conhecimento.

Por exemplo, é necessário ter conhecimentos em SEO para criar artigos bem posicionados no Google ao mesmo tempo que cative o público. Dessa maneira, você pode convencer os leitores do blog a compartilhar o artigo nas redes sociais ou clicar em um link de afiliado, entre outros exemplos.

21. Venda produtos usados através do Enjoei

Apesar da OLX também ter um aplicativo, existe outro app especializado em permitir que venda produtos usados direto do celular. Ele é o Enjoei. Sua interface é fácil e amigável, permitindo que anuncie um produto para venda em poucos minutos.

Porém, vale lembrar que ele também deve ser considerado uma fonte de renda complementar. Baixe o Enjoei no Android ou iPhone.

como trabalhar em casa enjoei

22. Venda artesanato

Quem disse que você precisa ir pra praia vender miçanga? Na internet é bem mais fácil! Nesse final de 2018, notamos que os laços para bebês tem tido bastante procura. Então, se sabe como fazer esses laços, pode investir na venda desse tipo de produto através de lojas virtuais como o Bagy ou nas mídias sociais.

23. Designer

Uma área de mercado bastante movimentada, a profissão de designer pode ser feita direto de casa. Trabalhar como designer é uma das melhores áreas para aprender como trabalhar em casa pela internet e, não importa o ano, sempre terá demanda.

24. Relações Públicas de Influenciadores

A área de influenciadores digitas está em crescimento exponencial e, com isso, a necessidade de profissionais especializados para ajudar na carreira desses produtores de conteúdo. Além de editores de vídeos, designers e redatores para blog, você também pode trabalhar como relações públicas desses influenciadores.

O relações públicas trabalha com o objetivo de colocar o nome do influenciador que o contrata na mídia. Além disso, ele também o auxilia a conseguir novos contatos comerciais e expandir sua influência na internet.

25. Venda anúncios em blogs

Assim como o relações públicas citado acima, a venda de anúncios em blogs também exige que já tenha algum networking. A venda de anúncios em blogs funciona de maneira semelhante ao relações públicas mas, ao invés de atuar no RP, você procurar contatos comerciais para fazer anúncios no blog que o contratou.

Apesar da natureza administrativa do trabalho, pode facilmente aprender como trabalhar em casa atuando na área.

como trabalhar em casa blog

26. Venda de fotos

Se já fez cursos de fotografia e sempre foi um entusiasta, você pode usar essa habilidade aprendida e aprender como trabalhar em casa com isso. Existem diversos sites que estão sempre à procura de fotos profissionais.

Você pode tanto vender o serviço de fotografia em eventos ou para sites como o Unsplash ou o ShutterStock, por exemplo.

27. Tradutor

Outra área com bastante oferta, assim como a de escrita para blogs, design e venda de fotos. Se tem domínio e fez cursos em uma língua estrangeira, se torna mais fácil aprender como trabalhar em casa exercendo a função de tradutor online.

Você poderá traduzir artigos de blog para outro idioma, jogos eletrônicos, ebooks e diversos tipos de documentos. É uma ótima área para começar a pegar o jeito de como trabalhar em casa pela internet.

28. Coach e Consultoria Online

Além de vender produtos digitais como os cursos que já viu em nosso artigo, você pode oferecer um serviço de coach. A diferença é que, ao invés de criar um conteúdo pronto e vendê-lo para várias pessoas, você oferece seu conhecimento para ajudar pessoas a encontrarem soluções para seus problemas.

Também pode usar o modelo para ensinar como usar uma ferramenta ou plataforma, como criar e gerenciar anúncios em redes sociais, por exemplo. Se é reconhecido pela sua didática e tem domínio sobre algum assunto bastante procurado, pode trabalhar com consultoria online direto de sua casa!

como trabalhar em casa coach

29. Vender roteiros de viagens

Mora fora do país? Então você pode vender roteiros de viagens para brasileiros que estão viajando para o país! Usando um modelo parecido ao de coaching, você pode criar esses roteiros e customizá-los de acordo com a necessidade da pessoa ou grupo de pessoas que está viajando.

30. Copywriting

De maneira parecida ao escritor para blogs, mas o copywriter é especializado em textos para vender. Esses profissionais se especializam em técnicas de vendas por escrito, podendo criar textos para anúncios nas redes sociais e páginas de capturas, entre outros.

Seguindo esse caminho, você também pode trabalhar com conteúdo para blog ou roteirização para YouTube, por exemplo. Vale lembrar que nenhuma das ideias aqui exige que trabalhe apenas com ela.

Você pode criar seu próprio mix de trabalhos online de forma a maximizar sua renda e ter o privilégio de poder trabalhar em casa com conforto, mas também com muita produtividade!

31. Venda doces ou salgados pelas redes sociais

Com muito mais informação e receitas grátis em blogs e canais de YouTube, se tornar um ás na cozinha se tornou mais fácil. Se já tem algum talento ou conhece alguma receita que todo mundo diz que deveria vender, por que não aceitar o conselho?

Você pode usar o Facebook ou Instagram para criar publicações com as fotos dos seus quitutes e oferecer aos seus seguidores a possibilidade de encomendar para entrega. Dessa maneira, terá um maior controle sobre o que produzir.

cozinha

32. Atendimento online

Mesmo que muitas plataformas utilizem chatbots para atendimento online, nem todas as questões podem ser resolvidas pelos robôs. É aí que você entra.

Trabalhar com atendimento online é bastante similar com um emprego convencional, mas é ótimo para te ajudar a fixar uma rotina de trabalho e evitar perder produtividade.

Acessando a plataforma de chat da empresa que representa, você deverá tentar solucionar problemas. Além disso, também pode ajudar um visitante a comprar o melhor produto para esse. Ideal para quem já tem experiência em recepções ou telemarketing.

atendimento online

33. Atendimento técnico online

As funções são bastante similares ao atendimento online descrito acima. Apesar de a rotina ser parecida, o atendente online que também é técnico pode oferecer soluções para resolver problemas mais complexos.

Ou seja, se tem conhecimento avançado em design, programação, informática ou outro assunto, pode usar esse grande conhecimento para conseguir boa colocação no mercado.

34. Criar chatbots para empresas

Se ao invés de oferecer serviços de atendimento online, você ajudasse outras empresas criando chatbots personalizados? Não apenas é possível, como não é preciso ser um gênio da programação para isso.

Como esse é um mercado em alta, você ainda tem tempo para aprender como construir chatbots. Em seguida, basta prospectar empresas interessadas em usar robôs para atender os visitantes ou seguidores das páginas dessas empresas nas mídias sociais!

35. Ensine em plataformas online

Embora plataformas como o Duolingo ensinem outros idiomas através de exercícios prontos, algumas outras preferem empregar professores para dar aulas ao vivo. E não apenas de inglês ou qualquer outro idioma.

Em épocas de provas como as do ENEM, por exemplo, a procura por tutores capazes de ensinar matérias como matemática, português e redação aumentam consideravelmente. Ensinando online te dá uma maneira de trabalhar em casa, ao mesmo tempo que remove a barreira geográfica para alcançar mais alunos.

ensinar online

36. Babá em casa

Quem disse que para ser babá você necessariamente precisa ir até seu cliente? Nada te impede de se prestar a cuidar dos pequenos na sua própria residência!

É importante que não acomode muitas crianças ao mesmo tempo, o que iria configurar em uma creche, com outro tipo de trâmite legal e fiscal. Ainda assim, pode se oferecer para cuidar de filhos de parentes, amigos e vizinhos, cobrando pelo serviço e mostrando que sua casa é um local seguro para estas crianças.

37. Alugue quartos vagos no Airbnb

Tem uma casa própria e um quarto vago? Então cadastre já sua casa no Airbnb! A plataforma para encontrar (ou oferecer!) hospedagem possui políticas e regulamentos que oferecem segurança tanto a você que vai alugar sua casa quanto para seu hóspede.

Além disso, é uma excelente oportunidade de conhecer novas pessoas e de sempre estar a receber alguém em casa. Vale mencionar que você pode determinar o prazo máximo que alguém pode ficar, o preço da diária e quais as regras de convivência da sua casa.

como-trabalhar-em-casa-alugar

38. Testador de sites e aplicativos

Algumas empresas pagam pessoas para testar sites e aplicativos. Para isso, basta ter alguns conhecimentos básicos em como navegar por estes produtos. Você pode se cadastrar tanto em plataformas nacionais quanto estrangeiras, caso saiba inglês.

O objetivo destes testes é encontrar bugs, problemas que causem algum tipo de travamento ou até mesmo indicar se a interface é fácil de usar, entre outras questões.

39. Consultoria financeira

A área de inteligência financeira cresceu significativamente nos últimos anos. Canais de YouTube como os da Nathalia Arcuri, por exemplo, já angariam milhões de seguidores. Você tem talento para gerenciar finanças e acha que pode ajudar outras pessoas a alcançar estes objetivos? Ou já é um profissional estabelecido, mas quer ter como trabalhar em casa sem perder rendimento?

Então você não precisa investir necessariamente no YouTube. O que acha de prestar consultoria financeira usando aplicativos como Hangouts, Zoom ou Skype? Você pode usar plataformas como o YouTube ou o próprio Instagram para oferecer dicas e ganhar uma base de seguidores, que então podem contratar seus serviços.

consultoria financeira

40. Terapia online

Muitas pessoas não tem disponibilidade de ir aos consultórios para sessões de terapia. Se está sentindo dificuldade em convencer pacientes a marcar sessões regulares, já experimentou organizá-las pela internet?

Mesmo que mais limitado que as sessões presenciais, são uma maneira de oferecer maior acesso a quem não pode pagar pelas consultas regularmente. Ao mesmo tempo, facilita o acompanhamento de pacientes atuais em épocas que estão muito ocupados para ir ao seu consultórios.

Claro, vale mencionar que essa opção de como trabalhar em casa é válida apenas para quem já é formado em psicologia!

Saiba como trabalhar em casa no canal da Ana Tex!

Comente

Sobre o autor

Equipe Marketex

Equipe Marketex

Pin It on Pinterest

Share This
Empreendedorismo Inovação e Tech Instagram Periscope Pessoas Vídeos Whatsapp
editar-video-musica-instagram-capa
10 editores de vídeo grátis para mídias sociais
como-criar-loja-instagram-capa
Como criar uma loja no Instagram
como-compartilhar-stories-capa
Como compartilhar Stories do Instagram? [Guia Completo]