Escolha uma Página

Por que deve aprender a definir metas mensuráveis e realistas

13 de setembro de 2018

Comments

O segundo passo da jornada de Agilson Tex contra o ProcrastiMonstro acaba de chegar. Depois de conhecer nosso destemido e ágil herói e saber que o primeiro passo para saber o que fazer é montar uma lista de tarefas, chegou a vez de falar sobre outro passo muito importante em seu planejamento. Enquanto as checklists te auxiliam com as tarefas rotineiras, apenas ficar dando conta das tarefas diárias não necessariamente o fará realizar seu sonho.

Lembre-se: o principal combustível do monstrinho da procrastinação é a incerteza. Enquanto não tiver um propósito e metas definidas, a luta contra esse algoz se torna ainda mais difícil. Por isso, é necessário entender porque é tão importante aprender a definir metas mensuráveis e realistas!

definir-metas

A importância de definir metas mensuráveis e realistas

Sabe as resoluções de Ano Novo que raramente as pessoas cumprem? Isso acontece por dois grandes motivos. O primeiro é o sentimento de renovação com o ano que está para chegar. Nessa época de finalização de um ciclo anual, a maioria das pessoas se sentem inspiradas a finalmente mudarem suas vidas, mas não chega a ser um sentimento tão sincero. Na verdade, isso acontece pois todos à sua volta estão no mesmo clima.

O segundo motivo é a forma como essas resoluções e metas são definidas. Boa parte das vezes as metas não são realistas pela falta de clareza na elaboração dos objetivos. Quantas vezes você ouve anualmente que alguém do seu círculo vai ficar magro ou rico mas isso nunca acontece? A culpa é da falta de clareza e foco, que gera a falta de compromisso e, por fim, se torna um banquete para o monstrinho da procrastinação.

definir-metas-foco

Vale lembrar também que citamos as resoluções de Ano Novo apenas por ser a época onde as pessoas estão mais propensas a discutir sobre seus projetos e metas, mas qualquer um dos 365 dias do ano pode – e deve – ser o dia de definir ou revisitar metas e objetivos para o seu ano ou sua vida! Não há prazo para começar a definir metas.

Como definir metas mensuráveis e realistas

Agora que já entendeu o motivo pelo qual definir metas mensuráveis e realistas é necessário para derrubar a procrastinação, aprenda como começar sua definição de metas em um simples método. Novamente, vale lembrar que não existe apenas um método para definição de metas e vários teóricos dessa área já criaram experimentos e metodologias próprias, que abordaremos em uma oportunidade futura. A princípio, vamos trabalhar com um modelo bastante simples.

  • Pegue um lápis e papel ou abra seu app de notas favorito no computador ou celular;
  • Reflita sobre tudo o que você quer e coloque-os de maneira indiscriminada no papel. Não pense se é ou não possível de alcançar por enquanto;
  • Após colocar todos os objetivos no papel, releia-os e se pergunte se concluir esse objetivo é realmente importante para você. Algumas vezes, objetivos que temos não são realmente nossos, mas impostos por outras pessoas ou por uma expectativa da sociedade. Tente deixar por volta de 3 objetivos;

definir-metas-lista

  • Leia os objetivos que sobraram e se pergunte: “dessa maneira, eu tenho como saber se realmente atingi esse objetivo?”. Se a resposta for não, falta clareza nesse objetivo. Redija-o novamente, mas dessa vez de uma forma que possa mensurá-lo. Por exemplo, se em sua folha está escrito “ficar rico”, defina o montante que “ser rico” significa para você e em quanto tempo deseja tê-lo;
  • Releia novamente e pergunte-se: “é possível chegar nesse objetivo no tempo que estipulei?”. Se a resposta for não, reconsidere ou ajuste o nível que deseja alcançar. Isso não significa que deva deixar a ambição de lado, mas deve tomar cuidado para que ela não seja desmedida, caso contrário logo se encontrará frustrado por ver que ainda está longe de alcançar essa meta.

Após definir metas mensuráveis e realistas, você e o Agilson Tex estarão mais pertos de derrotar o ProcrastiMonstro, pois estarão mais bem armados e preparados para lidar com ele. Tem dificuldade em definir metas e por isso acaba procrastinando seu sonho?

Então continue acompanhando nossos artigos e aprenda tudo sobre o assunto no Produtividade Fora da Curva, novo curso online das irmãs Tex que irá te ajudar a definir metas e alcançar esses objetivos. Clique no link e inscreva-se!

Postagens relacionadas

A importância do planejamento no seu Negócio

A importância do planejamento no seu Negócio

Se você ainda não tem consciência da importância do planejamento para o sucesso do seu negócio, precisa parar agora mesmo o que está fazendo e ler esse conteúdo. Mais do que entender da necessidade de se organizar, planejar e criar metas, você precisa colocar tudo...

Assistente Virtual Home Office: como trabalhar em casa

Assistente Virtual Home Office: como trabalhar em casa

Você já sabe o que é um assistente virtual e já anotou as principais dicas para começar na carreira. Como migrar o ritmo de trabalho em uma empresa convencional para a rotina de um assistente virtual home office? Trabalhar em casa é maravilhoso. Você decide a hora de...

Administração de tempo: 10 dicas de produtividade

Administração de tempo: 10 dicas de produtividade

Se você está lendo seu artigo, já disse pelo menos uma vez que "24 horas em um dia é muito pouco". A rotina corrida do dia a dia faz com que muitas vezes não tenhamos tempo para seguir adiante com um projeto pessoal ou até mesmo para dedicar tempo a família ou aos...

Comentários