Empreendedorismo

8 dicas para começar carreira de assistente virtual

comecar-carreira-assistente-virtual-capa
Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Você já sabe o que é um assistente virtual e que essa carreira é uma das mais promissoras para quem almeja trabalhar em casa. A pergunta que falta responder é: o que preciso para começar carreira de assistente virtual?

Se está perdido e ainda não entendeu muito bem por onde começar, vamos te ajudar com essas dicas simples, mas efetivas para quem está procurando mais liberdade de tempo e espaço para trabalhar.

Para começarmos bem, abra seu aplicativo de notas ou o bom e confiável bloco de papel. Em seguida, anote as dicas e se programe para colocá-las em prática e começar carreira de assistente virtual o mais rápido possível!

1. Tenha um plano de negócios

Se pretende trabalhar de maneira independente, é importante pensar como uma empresa. Ou seja, é interessante que desenvolva um plano de negócios.

Você não precisa de um MBA para criar um plano de negócios simples e funcional. Aprenda como pode montar seu plano de negócios em apenas 5 passos!

comecar-carreira-assistente-virtual-plano

2. Avalie suas habilidades atuais

Anote quais habilidades você tem hoje. Já trabalhou como assistente administrativo ou comercial? Então anote no papel tudo que sabe fazer referente a essas funções, como responder email ou fazer cold call, entre outros.

Analise também outras habilidades que tenha. Sabe como criar conteúdo que gera engajamento no Instagram? Anote. Sabe como usar as respostas rápidas do Instagram Direct, pesquisar hashtags como ninguém ou macetes como compartilhar link do WhatsApp no Insta? Essas são habilidades bastante valiosas para quem quer começar carreira de assistente virtual.

3. Aprenda sobre as principais redes sociais

Uma das atividades mais comuns para quem trabalha como assistente virtual é o atendimento por meio das mídias sociais. Se está interessado na carreira, mas não sabe como o Instagram, Facebook ou LinkedIn funcionam, crie sua conta e comece a se habituar a eles.

Saber mexer nas principais redes sociais é essencial, já que provavelmente terá de gerenciar perfis de empresas ou influenciadores digitais.

Dica: sabia que até mesmo a descrição de um perfil pode fazer diferença no número de seguidores de uma conta? Então aprenda já como construir uma biografia no Instagram otimizada para atrair novos seguidores!

4. Escolha um foco e se especialize nele

Trabalhar como assistente virtual significa lidar com diferentes tipos de tarefa. Isso não é desculpa para deixar de se especializar. Quanto mais conhecimento tiver em relação a uma das atividades, melhor poderá ser pago por isso.

Os assistentes virtuais não são iguais uns aos outros. Por isso, não fique satisfeito apenas em responder email ou prestar atendimento nas mídias sociais. Nada te impede de aprender como gerenciar anúncios para Facebook e Instagram, editar vídeos ou dominar técnicas de copywriting para criar textos que vendem.

Se especializar te dará um diferencial no mercado, permitindo que cobre mais pelos seus serviços. Ou seja, realizará o sonho de ganhar mais e trabalhar menos!

tenha foco para definir onde se especializar

5. Se cadastre em sites para trabalho freelancer

Uma das melhores maneiras de começar é se cadastrar em sites para conseguir trabalho freelancer. Essas plataformas são essenciais para quem ainda não tem uma base de contatos e clientes sólida.

Sites como o Workana ou o Indeed oferecem diversas vagasna área onde pode buscar pelos seus primeiros clientes. A partir daí, pode praticar a sexta dica de nossa lista com macetes para começar carreira de assistente virtual.

6. Trabalhe seu networking

Calma! Isso não significa que deva entrar no LinkedIn em busca de empresas ou de outros profissionais e mandar convite para todo mundo. Quando falamos em trabalhar o networking, é contatar empresas e pessoas próximas que possam precisar dos seus serviços.

Quando pensamos em trabalhar pela internet, é fácil se imaginar apenas buscando trabalhos em sites. Mas nada te impede de se tornar assistente virtual de um negócio perto da sua casa!

comecar-carreira-assistente-virtual-networking

7. Pesquise por nichos lucrativos

Trabalhar o seu networking pode fazer com que identifique nichos lucrativos para sua carreira de assistente virtual. Fique atento aos problemas e dores vividos por empresas e profissionais com quem entra em contato.

Se esses  problemas se repetem com frequência, você pode se apresentar como a solução!

Alguns exemplos de nicho que pode pesquisar e explorar:

  • Negócios locais;
  • Lojas virtuais;
  • Influenciadores Digitais;
  • Produtores Digitais;
  • Profissionais Liberais.

8. Ofereça pacotes de serviços

Simplifique sua oferta de serviços. Como o nome “assistente virtual” pode abranger diversas tarefas, você pode tornar sua oferta mais fácil de compreender ao oferecer um pacote.

Por exemplo, pode ofertar a um possível cliente um pacote completo de atendimento online, no qual você se dispõe a atender pelas mídias sociais, WhatsApp e a responder emails.

Se uma empresa está procurando alguém para gerenciar conteúdo, pode oferecer um pacote completo de criação e administração do conteúdo, no qual você irá se comprometer a criar e agendar os posts de maneira a ajudar um negócio a ganhar seguidores e vender pelas redes sociais.

Aprenda tudo o que precisa para ser um assistente virtual!

Essas dicas vão te ajudar a planejar seus primeiros passos para começar carreira de assistente virtual. A ponta do que você pode aprender sobre a carreira que promete se fixar como uma das mais rentáveis nos próximos anos.

Se já está estudando ou deu seus primeiros passos na carreira chegou a hora de se aprofundar no assunto!

Por isso, confira agora nosso curso online de Assistente Virtual!

Em uma série de aulas online, você vai aprender tudo o que precisa para criar um negócio totalmente online em APENAS 3 meses, com potencial para ganhar de 4.000 a 28.000 reais por mês!

Depois de nosso curso, você estará apto a iniciar seu negócio online e aproveitar:

  • Liberdade de tempo para criar seus próprios horários;
  • Liberdade geográfica para trabalhar onde quiser;
  • Maior capacidade de gerenciar sua vida na totalidade;
  • Terá mais disponibilidade para se dedicar ao que gosta;
  • Terá mais tempo para sua família!

Quer saber como se tornar um assistente virtual de sucesso e aproveitar todos esses benefícios?

Então clique já no link e se inscreva na Jornada do Assistente Virtual!

Comente

Sobre o autor

Equipe Marketex

Equipe Marketex

Pin It on Pinterest

Share This
Empreendedorismo Inovação e Tech Instagram Periscope Pessoas Vídeos Whatsapp
como-fazer-parcerias-instagram-capa
Como fazer parcerias no Instagram
ganhar-dinheiro-online-capa
Como ganhar dinheiro online com seu conhecimento
como-ser-assistente-virtual-capa
Como ser assistente virtual em 9 passos