A cada ano, novas mídias aparecem e entram na disputa com gigantes como Facebook e Snapchat, por exemplo. Além disso, também são avaliados o número de usuários ativos, mostrando as redes sociais mais usadas em 2019 até o momento. Para saber quais são as mídias sociais que estão bombando, confira nosso top 10 logo abaixo e saiba qual dessas plataformas podem ser promissoras para o seu negócio!
Veja também no blog Marketex: 6 passos para identificar um influenciador digital fake
10. Snapchat
O pioneiro na criação do formato Stories é a décima mídia social mais usada do mundo e abre essa lista. Muito popular por suas mensagens que se apagavam em poucos segundos e os próprios Stories.
Recentemente, voltou ao foco com o lançamento do filtro que transforma adultos e crianças. Apesar de não ser tão popular no Brasil e ter perdido espaço para o Instagram Stories, ainda tem uma das maiores bases de usuário no mundo, especialmente nos EUA.
9. Skype
O Skype é mais um mensageiro do que uma rede social, o Skype ainda tem uma grande base de usuários. Mesmo com outras ferramentas para comunicação organizacional estarem tomando parte do seu espaço no mercado.
O software permite trocar mensagens e fazer chamadas em vídeo ou áudio em grupo. Ou seja, é um app de mensagens bastante completo. Apesar de boa parte de sua vida ser nos computadores, hoje o Skype pode ser usado também no Android e iOS.
8. LinkedIn
Antes uma espécie de currículo online, a chegada do Pulse tornou o LinkedIn uma das melhores plataformas de conteúdo, especialmente para publicação de artigos e networking.
O LinkedIn nunca perdeu suas características voltadas ao mundo corporativo, mas a troca de conteúdo humanizou o uso da marca e começou a estimular interações. Algo que não era uma realidade nas versões anteriores.
7. Google+
Apesar de já ter sido descontinuado em abril desse ano, o Google+ iniciou 2019 como uma das redes sociais mais usadas no mundo, por mais difícil que seja de acreditar.
A plataforma se beneficiava da integração com o YouTube, além de também permitir publicação de textos e imagens. Mas isso não foi o suficiente para que a Google mantivesse o serviço online.
6. Twitter
Uma das primeiras redes sociais mais usadas após a queda do Orkut. Com 330 milhões de usuários ativos, o Twitter é uma excelente plataforma para sites e páginas de humor, além de também ser bastante utilizado por conta das hashtags.
A plataforma também é popular entre sites de jornalismo, que usam a rapidez de posts para divulgar links de suas notícias recentes. Recentemente, o Twitter dobrou seu limite de caracteres e conta com 336 milhões de usuários ativos.
5. Instagram
A rede social que mais vem crescendo nos últimos anos. Graças às Stories, o Instagram tem recebido um número de usuários cada vez maior, angariando 800 milhões de usuários ativos, com 250 milhões deles publicando Stories diariamente. Apesar de seu crescimento, sua base de usuários ainda é consideravelmente menor que os dois primeiros colocados.
Aprenda sobre o Instagram no blog Marketex: 7 maneiras poderosas de ganhar dinheiro no Instagram
4. WhatsApp
O segundo aplicativo de mensagens mais usado no mundo ocupa a quarta posição da lista de redes sociais mais usadas. O WhatsApp adentra a lista por também permitir troca de mensagens e ligações em áudio ou vídeo.
Por outro lado, a principal razão por ele ser considerado uma rede social é seu WhatsApp Status, uma espécie de Stories. Assim como no Snapchat e Instagram, suas publicações ficam salvas por 24 horas apenas.
Dica: Aprenda como colocar um link para WhatsApp no Instagram seguindo os passos desse tutorial!
3. Messenger
O WhatsApp é o mensageiro mais usado no Brasil. No restante do mundo — principalmente nos Estados Unidos —, porém, o Messenger é o mais usado.
Por fazer parte da família de apps do Facebook, ele conta com funções semelhantes. Entre elas, temos a troca de mensagem, uso de emojis e GIFs, ligações em áudio ou vídeo e até mesmo um Stories próprio, separado do Facebook Stories.
Um dos melhores usos do Messenger para empresas é o uso de chatbots, o que ajudou a popularizar o mensageiro.
2. YouTube
A plataforma de vídeos mais popular do mundo também é a segunda entre as redes sociais mais usadas. O YouTube possui um bilhão e 800 milhões de usuários ativos produzindo ou assistindo a seus conteúdos. Ou seja, mesmo com a investida do Instagram e do Facebook na área de vídeos, o YouTube permanece a ter uma enorme relevância para seu marketing digital:
Conheça o canal da Ana Tex no YouTube assistindo a esse vídeo e inscreva-se no canal:
1. Facebook
Sem surpresa alguma, o Facebook continua a ser, de longe, a mídia social mais usada no mundo e a única a ter ultrapassado a marca dos 2 bilhões de usuários – atualmente com 2,2 bilhões. Por conta disso, é obrigatório que seu negócio esteja presente no Facebook, principalmente se também tiver uma conta de negócios no Instagram e pretender publicar anúncios.
Fonte: DreamGrow
Explore as redes sociais mais usadas e conquiste Mais Seguidores!
Agora que já sabe quais são as redes sociais mais usadas no mundo até o momento, pode começar a se preparar para pesquisar cada uma delas e qual irá usar para impulsionar seu negócio.
Para aprender estratégias de Instagram para negócios, conceitos do marketing digital e atrair seus primeiros seguidores, recomendamos que conheça nosso curso online Mais Seguidores. Clique no link para saber mais sobre o curso e inscreva-se!