Escolha uma Página

Direct do Insta: 7 dicas para mensagens do Instagram

25 de outubro de 2019

Comments

O direct do Insta pode ser uma das melhores ferramentas de vendas e você nem se atentou a isso. Apesar de existirem mensageiros mais populares como o WhatsApp ou o Messenger, o Instagram Direct é bastante utilizado por quem costuma fazer compras na rede social.

Não apenas isso, mas ele tem todas as ferramentas usadas por serviços de chat online, por exemplo. A única exceção são os chatbots, que ainda são exclusivos ao Messenger do Facebook. Ainda assim, os bots são úteis apenas para negócios que recebem centenas de mensagens por dia.

Se você ainda não chegou ao ponto de precisar de um chatbot, o direct do Insta tem o potencial de ser o seu melhor vendedor. Como especialistas na rede social que mais cresce no mundo, não poderíamos deixar de compartilhar o que sabemos sobre a plataforma de mensagens diretas.

Por isso, fique conosco por mais alguns minutos e anote as dicas abaixo para tirar o máximo proveito do direct do Insta!

1. Use as bandeiras para marcar direct do Insta

As antigas estrelas do Instagram agora se tornaram bandeiras, um ícone comum para marcar mensagens em diversos apps. Você pode usar essa sinalização para marcar mensagens que precise responder mais tarde.

O motivo fica ao seu critério. Pode ser que a mensagem seja uma pergunta complexa que precise parar para pesquisar uma resposta ou para responder amanhã, útil para mensagens que recebeu fora do seu horário de trabalho.

Marcar uma mensagem é fácil e rápido. Basta abrir a mensagem que irá responder depois e clicar no ícone de bandeira, como pode ver abaixo.

direct-do-insta-bandeira

2. Filtre mensagens marcadas

A marcação de mensagens com a bandeira não serve apenas para sinalizar o que precisa responder no direct do Insta. Você também pode aplicar um filtro que mostra apenas os directs sinalizados.

Dessa maneira, é possível reservar algum tempo para se dedicar a responder às mensagens que havia sinalizado antes. Para isso, abra o Instagram Direct e clique no ícone mostrado abaixo.

direct-do-insta-filtros

Em seguida, basta selecionar a opção Sinalizados.

tela de filtragem das mensagens do instagram

Inclusive, recomendamos que separe alguns minutos da sua rotina diária para atender os directs marcados.

3. Buscar mensagens

Já tem um bom fluxo de mensagens, mas fica perdido constantemente em meio às trocas de texto? Você pode usar a busca de mensagens para encontrar uma conversa que esteja com dificuldade em achar.

Para isso, basta colocar o nome do usuário com quem estava conversando na barra superior do Instagram Direct.

direct-do-insta-buscas

4. Envie ofertas exclusivas do seu feed ou Stories

Sabia que você pode enviar posts do feed ou Stories pelo direct do Insta? Assim como marcar mensagens, o processo é bem fácil.

Você pode usar esse recurso para enviar ofertas exclusivas que publicou nestas plataformas. Dessa maneira, pode alertar seus clientes mais assíduos para aproveitar alguma promoção que esteja divulgando.

Para enviar um post do feed ou Stories pelo direct do Insta, basta clicar no ícone em forma de avião de papel. Como fizemos na dica anterior, saiba qual o ícone na tela abaixo.

enviando posts por mensagens

5. Deixe claro quanto tempo pode levar para responder

É impossível ficar respondendo à directs do Insta por 24 horas. Tampouco é saudável. Por outro lado, também não pode simplesmente ignorar as mensagens que recebe.

Como resolver esse impasse? A solução é simples: deixe claro para seus clientes quanto tempo pode levar para responder às mensagens.

O ideal é que não leve mais que 24 horas. Caso opte por esse prazo, faça um post explicando seus horários de atendimento ou deixe claro em sua biografia do Instagram quanto tempo pode levar para responder uma mensagem.

6. Use as respostas rápidas para perguntas rotineiras

Se usa o Instagram para negócios, é bem provável que receba muitas perguntas repetidas. Você não precisa escrever a mesma resposta todas as vezes, nem criar um bloco de notas com modelos de respostas.

O próprio direct do Insta possui uma ferramenta para criar respostas rápidas. Seu funcionamento é simples: basta digitar uma palavra específica e associá-la a uma resposta mais longa. Sempre que escrever essa palavra, ela será substituída pela mensagem completa.

Para usar as respostas rápidas, acesse o menu de configurações do Instagram. Em seguida, encontre a opção Empresa.

direct-do-insta-empresa

Depois, siga para o menu Respostas Rápidas.

respostas rapidas do instagram

Toque no ícone “+”, no canto superior direito da tela.

sinal de mais

Na tela de respostas rápidas, primeiro escreva a mensagem completa. O próximo passo é escolher a palavra de atalho, como fizemos na captura abaixo.

direct-do-insta-resposta

Dica: confira esse guia completo de respostas rápidas para Instagram Direct no blog!

7. Aprenda a enviar direct do Insta pelo computador

Atualmente já é possível programar posts do Instagram do seu navegador. Por outro lado, o direct do Insta continua de fora dessa versão, uma das mais utilizadas.

Como enviar directs pelo PC? Existem duas maneiras possíveis. Se o seu computador é um Windows 10, pode baixar o aplicativo oficial do Instagram na Microsoft Store.

Alternativamente, também pode usar apps não oficiais do Instagram. Em computadores com Windows, você pode usar o IG:Dm, que também permite saber quem não te segue de volta no Insta.

Se é usuário de Mac, o aplicativo mais indicado para responder mensagens pelo computador é o Flume, que pode baixar por meio do link.

Vale lembrar que esses apps permitem usar a maioria das ferramentas do Direct, como as respostas rápidas da dica anterior. As poucas ferramentas que podem não estar presentes são a possibilidade de fazer videochamadas ou abrir conversas em grupo.

Aprenda como gerar vendas pelo Instagram em 3 etapas!

Está começando seu negócio e sente dificuldades em vender pelo Insta?

Que tal conhecer um método para fazer suas 10 primeiras vendas, seguindo apenas 3 simples etapas sem ter de pagar nada?

Então acesse já nossa palestra online e gratuita!

Nela, você vai aprender os 3 passos para fazer suas 10 primeiras vendas no Instagram. Ou seja, é o conteúdo ideal para dar o pontapé inicial em suas vendas!

Se inscreva agora mesmo acessando o link!

Postagens relacionadas

Como atrair clientes para suas redes sociais

Como atrair clientes para suas redes sociais

Quer saber como atrair clientes para suas redes sociais, de maneira estratégica, para o seu negócio começar a lucrar de verdade? Hoje em dia, ter presença digital é peça-chave para quem deseja empreender e ter um negócio altamente lucrativo.  Se esse é o seu caso,...

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Instagram Direct: tudo que precisa saber

Se costuma usar o Insta para vender, mas usa o Instagram Direct apenas para responder perguntas que recebe ocasionalmente, está perdendo a chance de aproveitar o potencial da plataforma de mensagens. Integrado ao aplicativo oficial, as atualizações que o Instagram...

Comentários