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Como fazer parcerias no Instagram

19 de agosto de 2019

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Uma das maneiras mais sólidas de alavancar seu Insta é aprendendo como fazer parcerias no Instagram de maneira estratégica. Não importa se mudanças como a que o Instagram fez ao tirar os likes ou a possibilidade de agendar posts de maneira nativa, algumas estratégias são sólidas e atemporais.

Ou seja, não importa como a plataforma mude, elas sempre funcionarão. Uma das principais táticas que funcionam desde os primórdios do Insta é ter consistência nas publicações. Isso não significa apenas conseguir publicar ideias de conteúdo diariamente, mas que esses posts também sejam de qualidade e que aumentem seu engajamento.

Aprender como fazer parcerias no Instagram se enquadra nessa estratégia sólida, que sempre funciona quando bem executada. Quer saber como funciona uma parceria de Insta e as principais dicas e macetes para ter sucesso na sua busca?

Então continue lendo abaixo!

Como funciona uma parceria no Instagram

Já ouviu falar nas collabs? Uma espécie de gíria para colaboração, a collab é quando você e outro influenciador de uma área relacionada ao seu nicho produzem conteúdo juntos.

Esse conteúdo pode ser feito em formato de vídeos gravados, transmissões ao vivoou até mesmo uma foto. O que acontece quando esses collabs acontecem?

Se optarem por criar uma transmissão ao vivo no Insta – aprenda aqui como fazer live do Instagram em dupla -, tanto os seus seguidores quanto os do influenciador digital que convidou receberão notificações sobre a live.

Ou seja, vocês irão aproveitar ambos os públicos, possibilitando ganhar seguidores dele, da mesma maneira que ele ganhará alguns seus.

Cuidado!

É necessário entender a diferença entre uma parceria e uma contratação. Se você está pagando para o influenciador aparecer no seu vídeo, você não está promovendo uma parceria, mesmo que usem esse nome. Nesse segundo modelo, está pagando para ter acesso ao público desse profissional.

Não há nada de errado com os dois modelos, mas é interessante entender como funciona uma parceria e uma contratação e, melhor ainda, saber como encontrar o influenciador ideal para o seu negócio.

Como fazer parcerias no Instagram – 3 melhores dicas

1 – Cuide do seu próprio perfilotimize sua biografia, decida um tema para o seu perfil e crie conteúdo constante e de qualidade, de maneira a cultivar seu público.

Não busque parcerias antes de cuidar desses aspectos, ou dificilmente conseguirá atrair parceiros.

Se você é influenciador digital, crie um media kit para buscar parcerias. Nesse kit, coloque informações sobre seu número de seguidores, taxa de engajamento, seu público-alvo, tema e conteúdo. Um influenciador sério precisa ter um media kit para apresentar.

como-fazer-parcerias-instagram-perfil

2 – Estude os influenciadores que interessam para o seu negócio: antes de convidar um influenciador para uma parceria, estude sobre ele. Descubra se a temática dele se relaciona com a sua, se ele possui um número de seguidores próximo ao seu, se ele posta conteúdo constante e até mesmo o engajamento que ele recebe em seus posts;

3 – Frequente eventos: a frase “quem não é visto não é lembrado” faz muito sentido no mundo do marketing digital. Além de aparecer nos vídeos que produz, busque também frequentar eventos na sua temática. Essa é a melhor maneira de fazer networking e conhecer influenciadores que podem aceitar parcerias com você;

presenca e importante para conseguir parceiros

4 macetes para evitar más parcerias

1 – Pergunte se a parceria é paga ou não: como falamos no início do artigo, uma parceria paga é uma contratação, mesmo que também seja chamada de parceria. Para evitar qualquer mal-entendido, pergunte antes se a colaboração será paga ou não. É necessário saber a diferença para aprender como fazer parcerias no Instagram;

2 – Faça uma lista de influenciadores com o tema que precisa: aproveite as ferramentas de recomendação do Instagram. Ao buscar um influenciador, o Insta irá te mostrar diversos outros com a mesma temática. Monte uma lista com todos eles para estudar em seguida;

como-fazer-parcerias-instagram-lista

3 – Estude os perfis que listou: não se afobe e mande mensagem para todos os influenciadores da lista. Antes disso, é necessário estudar seu conteúdo. Não apenas os itens que mencionamos nas dicas anteriores, mas outros detalhes.

Se o seu público exigir certa formalidade no conteúdo, por exemplo, não adianta convidar um influenciador despojado ou que usa palavrões para sua parceria. Não considerar a forma como o produtor de conteúdo se comunica pode se provar um tiro no pé e ter o efeito contrário que está esperando da parceria;

4 – Não fique correndo atrás de marcas se ainda está começando: lembra da primeira dica do nosso texto? Podemos considerar que essa dica aqui é uma extensão dela. Se está começando, crie seu projeto, otimize seu perfil, cuide do seu conteúdo e não fique correndo atrás de marcas ou influenciadores. Plante seu conteúdo para depois colher os benefícios das parcerias e contratações.

Quer aprender como cuidar do seu perfil para parcerias?

Se ainda está no começo e se desanimou ao saber que procurar por parcerias não é a melhor coisa a se fazer no momento, entenda que o melhor agora é cultivar sua base para colher os resultados.

Ao buscar por parcerias nesses primeiros momentos, você tem menos chances de aproveitar bons resultados, tanto para você quanto para o seu parceiro, o que pode fechar portas para colaborações futuras.

Quer saber como cultivar o seu Instagram de maneira a ter como fazer parcerias no Instagram que irão gerar resultados?

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