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Como criar Instagram e ganhar seguidores: Guia completo

como criar instagram capa
Equipe Marketex
Escrito por Equipe Marketex

Já chegamos à reta final de 2018 e você ainda não entendeu direito como funciona esse tal de Instagram? Não se preocupe porque nós já passamos pela mesma situação, mesmo que hoje possamos nos considerar especialistas! Talvez você sempre tenha trabalhado em uma área tradicional e hoje esteja a empreender e, de repente, precisa aprender como criar Instagram e ganhar seguidores para divulgar seu negócio.

Por conta disso, resolvemos criar esse guia completo de como criar Instagram e como ganhar seguidores na rede social. Ao longo desse artigo, você vai saber o que precisa para ter sua conta, como criar uma biografia que atraia novos seguidores, quais tipos de post pode fazer, como criar sua primeira publicação no feed ou nos Stories.

Mas não nos limitaremos a isso! Após saber como realizar seus primeiros passos no Instagram, mostraremos porque deve converter seu perfil pessoal para um perfil de negócios, as principais dicas para ganhar seguidores no Instagram e o que precisa para começar a vender pela rede social.

Como criar uma conta no Instagram?

Os passos para saber como criar Instagram são bem fáceis. Antes disso, recomendamos que já tenha também uma conta no Facebook. Se já possui um perfil, basta baixar o aplicativo oficial em seu smartphone Android ou no iPhone.

Após terminar de instalar o Instagram, abra o app e estará na tela de login. Se tiver um perfil no Facebook, basta tocar no botão Entrar como @[nomedeusuario]. Caso prefira usar o email e senha – um método mais seguro, inclusive -, clique em Não tem uma conta? Cadastre-se.

como criar instagram cadastro

Prossiga clicando em Cadastre-se com o email ou o número de telefone;

como criar instagram cadastroemail

Escolha se usará seu email ou número de telefone para criar a conta. Recomendamos que utilize o email, pois dificilmente ele irá mudar no futuro;

como criar instagram cadastroemail2

Na tela seguinte, coloque seu nome completo e defina qual será sua senha, clicando em Avançar e seguindo as instruções que o Instagram mostrará na tela;

como criar instagram criarsenha

Complete sua biografia do Instagram

Pode parecer uma burocracia extra, mas sua biografia no Instagram é essencial para atrair novos seguidores para seu perfil como influenciador digital ou para sua empresa. O primeiro passo é enviar uma foto de perfil. Caso você seja sua própria marca, assegure-se de tirar uma foto frontal de rosto, de maneira que você possa ser identificado.

como criar instagram perfil

Se estiver a criar um Instagram para sua empresa, use sua logo como foto da conta, como pode ver no exemplo abaixo.

como criar instagram perfilnegocio

A biografia do Instagram tem três pontos importantes que devem ser preenchidos:

  • Descrição: Nesse espaço, você deve dizer o que seu perfil ou marca oferece. Como o número de caracteres da biografia do Instagram é limitado, sua mensagem deve ser clara e concisa.
  • Hashtag: Lembre-se também de incluir uma hashtag que esteja de acordo com sua atividade. Na captura acima, a hashtag usada é #vendamodaonline, principal assunto do perfil @marketingdigitalparamoda;
  • Link: O Instagram é bastante limitado em relação a publicar links. Diferente do Facebook, contas iniciantes podem apenas colocar um link na bio. Coloque o link para sua página inicial ou para uma oferta especial.

Apesar desses três campos serem os principais, é necessário que preencha o máximo de campos possível, como telefone, email e localização, entre outros. Não deixe de ver também essas 7 dicas para sua biografia do Instagram.

Quais tipos de posts posso criar no Instagram

O Instagram possui três principais plataformas de posts, que se subdividem de acordo com a ferramenta escolhida. Conheça sobre cada uma delas logo abaixo:

  • Feed do Instagram: O primeiro formato desde o lançamento do Instagram. São publicações que aparecem na tela principal e podem ser visualizadas ao deslizar para baixo. Dentro do feed, você pode fazer três tipos de post.

Foto – Uma única foto, que pode ser acompanhada de uma legenda com até 2000 caracteres e 30 hashtags. As fotos podem estar no formato JPG ou PNG. Antes de publicar, você pode marcar outros usuários, localizações e produtos caso use o Instagram Shopping, que falaremos mais adiante.

como criar instagram postfoto

Carrossel – Múltiplas fotos, no qual o usuário deverá deslizar para os lados para ver todas as imagens. Assim como o exemplo acima, poderá incluir uma legenda de 2000 caracteres e 30 hashtags. As fotos deverão estar no mesmo formato e poderá fazer os mesmos tipos de marcação;

Vídeo – Também é possível publicar vídeos no feed do Instagram. Porém, os vídeos poderão ter apenas 60 segundos de duração e enviados no formato MP4. Poderá marcar outros usuários e localizações, mas não é possível utilizar o Instagram Shopping. A legenda também pode contar até 2000 caracteres e 30 hashtags como os outros posts. Conheça alguns aplicativos para criar conteúdo no Instagram.

  • Instagram Stories: Em popularidade crescente desde seu lançamento em 2016, o Stories do Instagram é uma plataforma que permite um conteúdo mais autêntico. As Stories permitem que crie conteúdo em texto, foto ou em vídeos curtos de 15 segundos.

Outra particularidade é sua duração: as Stories ficam disponíveis por apenas 24 horas. Por outro lado, elas ficam posicionadas em uma barra horizontal antes mesmo do feed. Além das Stories, você também pode usar a plataforma para fazer transmissões ao vivo, que também ficam localizadas na mesma barra.

como criar instagram stories

Para saber mais como usar as Stories em seu negócio e os diferentes tipos de post, não deixe de conferir nossos tutoriais para aprender como criar enquetes, pedir perguntas nas Stories e até como fazer repost de publicações do feed.

  • IGTV: O formato mais recente do Instagram rivaliza com o YouTube. Exclusivo para vídeos, é possível enviar vídeos mais longos para o IGTV. Contas não verificadas podem publicar vídeos com até 10 minutos de duração, enquanto as contas que conseguiram o selo azul podem agendar conteúdo de até 60 minutos. Aprenda mais sobre como usar o IGTV para negócios nesse artigo especial!

como criar instagram igtv

Como criar seu primeiro post no Instagram

Agora que já sabe os diferentes tipos de post que pode criar no Instagram, veja como publicar seu primeiro post no feed e sua primeira story!

Feed do Instagram:

1 – Abra o app do Instagram e clique no “+“, na barra inferior do aplicativo;

como criar instagram postfeed

2 – Como falamos anteriormente, você pode publicar fotos ou vídeo no Instagram. As fotos e vídeos podem ser da galeria do seu smartphone – opção que escolhemos nesse tutorial -, ou gravados direto da câmera;

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3 – Escolha a(s) foto(s) ou o vídeo que será publicado;

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4 – Escolha o filtro que deseja aplicar na foto;

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5 – Após criar a legenda, toque em Adicionar localização;

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6 – Escolha uma das opções de local;

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7 – Agora que já marcou uma localização, clique em Marcar pessoas caso tenha mais alguém com você no post ou se deseja marcar algum usuário específico para que ele receba uma notificação e veja seu post;

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8 – Toque em um canto da foto para abrir a busca de usuários do Instagram;

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9 – Digite o nome do usuário que deseja marcar;

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10 – Selecione-o na lista;

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11 – Escolha se deseja postar a publicação também no Facebook, Twitter ou Tumblr. Para publicar o post, toque em Compartilhar;

como criar instagram publicarfeed

Stories do Instagram:

1 – Retorne à tela principal do Instagram e toque no botão com seu nome na barra dos Stories ou deslize o dedo da esquerda para a direita;

como criar instagram story

2 – Sua câmera irá se abrir. O Stories permite criar diversos tipos de posts e efeitos mas, para a primeira publicação, recomendamos que continue no Normal. Tire a foto com um toque no botão ou segure para gravar um vídeo, lembrando que ele deve durar até 15 segundos;

3 – Após tirar a foto ou gravar o vídeo, você estará na tela de edição da story. O primeiro ícone da barra superior esquerda é uma das mais usadas, já que é onde pode incluir adesivos como o das enquetes, perguntas e GIFs. Toque nela;

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4 – Escolha quais adesivos irá colocar na story;

como criar instagram adesivos

5 –  Nesse exemplo, colocaremos apenas uma hashtag do blog. O ícone do meio permite criar desenhos no meio da foto, como se fosse uma caneta. Na barra inferior, você pode escolher a cor da caneta;

como criar instagram desenhar

6 – Assim como nos adesivos, você pode fazer quantos desenhos quiser. O último ícone serve para inserir texto na sua story. Toque nele e o editor de texto irá aparecer. Vale lembrar que também pode alterar a cor do texto através da barra inferior que aparecerá assim que tocar no ícone;

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7 – Após fazer todas as edições para tornar sua story incrível, toque no botão Salvar para ter uma cópia no armazenamento de seu celular e clique em Meu Story para publicar sua primeira story!

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Por que deve converter seu perfil pessoal para o comercial?

Agora que você já sabe como criar Instagram e suas primeiras postagens, já deve imaginar que está pronto para bombar na rede social. Mas essa é apenas a ponta do iceberg!

Mesmo que não tenha grandes ambições ao criar seu Instagram, recomendamos fortemente que converta seu perfil pessoal para o de negócios no Instagram. Para fazer isso, é necessário apenas que tenha uma Fan Page no Facebook e faça a ligação com o Instagram.

Mas por que fazer essa conversão? Pois existem funções essenciais que estão disponíveis apenas no perfil para negócios!

A primeira delas é o analytics do Instagram, que permite visualizar diversos relatórios sobre a performance do perfil, crescimento no número de seguidores e quais são os posts que geraram mais interações e em quais horários elas aconteceram com mais frequência. Aprenda como usar o Analytics do Instagram para negócios nesse artigo especial que criamos!

como criar instagram analytics

O segundo benefício é a possibilidade de criar anúncios patrocinados no Instagram. Apesar da necessidade do investimento, saber como criar anúncios para Instagram de maneira estratégica fará com que acelere consideravelmente a presença de sua marca na rede social. Aprenda como criar anúncios do Instagram direto do aplicativo no blog Marketex e veja também o tutorial completo para converter seu perfil pessoal para o profissional!

5 dicas para ganhar seguidores no Instagram

1. Escolha um tema: Embora seja tentador publicar tudo sobre sua vida, tente se ater a poucos temas. Diferente dos métodos tradicionais de marketing, o objetivo aqui não é atingir a todos, mas sim a nichos potencialmente lucrativos;

2. Tenha consistência: Não é recomendável publicar a todo momento, já que seus posts ficarão obsoletos antes mesmo de poderem ter visualizações. Por outro lado, isso não significa que deve abandonar seu perfil ou publicar poucas vezes. Comece testando com um post por dia e vá aumentando ou diminuindo conforme a resposta de seus seguidores;

3. Estude as hashtags: As hashtags são as principais maneiras de ser encontrado no Instagram. Por isso, é essencial que estude e teste quais são as principais hashtags do seu nicho, de maneira que otimize suas publicações para que receba mais visualizações e interações;

como criar instagram hashtags

4. Não esqueça das Stories: Apesar de suas Stories aparecerem para seus seguidores, sua posição antes do próprio feed as tornam uma opção excelente para gerar engajamento e visualizações. Vale lembrar que as hashtags funcionam da mesma forma que um post comum e possibilita que sua story apareça na aba de Destaques.

Ou seja, mesmo que não seja o propósito inicial, você ainda pode ganhar novos seguidores através das Stories. Outra maneira de ganhar seguidores pelas Stories são através dos anúncios, que aparecem na barra de usuários que ainda não te seguem.

5. Interaja com seu público: Não seria uma rede social se não tivesse interação, correto? Por isso, não deixe de procurar posts e perfis para seguir e comentar, mas lembre-se de tecer comentários que tragam algo para a discussão, ao invés de comentários genéricos.

Uma alternativa é a de usar aplicativos de interação automática, que procura posts e perfis de acordo com hashtags, perfis e localizações escolhidos por você, seguindo e curtindo esses usuários e suas publicações.

O Gerenciagram é um desses aplicativos e pode testá-lo GRATUITAMENTE por 5 dias, podendo também agendar posts no Instagram e programar mensagens automáticas para novos seguidores. Clique no link e cadastre-se para aprender a usá-lo!

como criar instagram gerenciagram

Instagram Shopping: venda seus produtos no Instagram

Se você já tem uma loja virtual, então precisa conhecer o Instagram Shopping. Através dele, você pode marcar os produtos de sua ecommerce nos posts, da mesma maneira que aprender a marcar pessoas nesse tutorial.

Para poder usar o Instagram Shopping, deverá criar uma loja no Facebook com um catálogo. Apenas os produtos em sua loja do Facebook poderá ser marcado pelo Instagram.

como criar instagram shopping

O Bagy é uma das melhores alternativas para facilitar o processo de marcar produtos pelo Instagram Shopping. Uma plataforma para criar lojas virtuais, o Bagy pode se integrar ao seu perfil, atualizando o catálogo e possibilitando marcar seus produtos no Instagram automaticamente. Conheça o Bagy através do link e entenda como ele pode ajudar sua loja virtual!

Aprendeu como criar Instagram? Agora veja como transformá-lo em um negócio!

Agora que já viu nosso tutorial completo de como criar Instagram, ganhar mais seguidores e até mesmo como vender através do Instagram Shopping, chegou a hora de aprofundar seus conhecimentos!

Com o curso online Mais Seguidores, você aprenderá com a Ana Tex como transformar seu perfil do Instagram em uma vitrine, assim como ter um perfil com crescimento constante em engajamento e número de seguidores reais. Conheça o conteúdo completo acessando o link e inscreva-se para fazer seu negócio bombar na rede social!

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